Jogadores ameaçam sair. Bruno de Carvalho pode pedir baixa psiquiátrica

José Sena Goulão / Lusa

O presidente do Sporting, Bruno de Carvalho

Bruno de Carvalho está em “burnout” e “incapacitado para ser presidente do Sporting”. Este é o sentimento que cada vez mais se afirma no universo leonino, numa altura em que a empresa de Álvaro Sobrinho, accionista da SAD, pede uma Assembleia Geral de urgência.

A crise no Sporting continua com Bruno de Carvalho arredado dos holofotes, de baixa de paternidade após o nascimento da terceira filha, fruto do casamento com Joana Ornelas.

O presidente do Sporting deixou o Facebook, no qual publicou as críticas aos jogadores, após a derrota no reduto do Atlético de Madrid, que despoletaram a instabilidade presente. E ninguém sabe qual vai ser o seu próximo passo, numa altura em que muitos defendem que não tem condições para continuar no cargo.

A empresa do angolano Álvaro sobrinho, a Holdimo, que é detentora de quase 30% das acções da Sociedade Anónima Desportiva (SAD) do Sporting, anunciou que solicitou a convocação de uma Assembleia Geral (AG) urgente, para “debater e resolver os problemas internos” do clube. Uma decisão que justifica com as consequências financeiras e com o “potencial prejuízo” da actual divisão no clube “para os activos da sociedade”.

O accionista também frisa no comunicado que “se tem abstido de participar no debate público de assuntos internos, mesmo não estando de acordo com a suspensão de jogadores da Sporting SAD”. Um claro aviso a Bruno de Carvalho que procedeu à suspensão de grande parte do plantel, no meio do conflito com os atletas.

O alerta do accionista surge depois de o presidente da Mesa da AG do Sporting, Jaime Marta Soares, ter dito que deverá convocar uma assembleia-geral extraordinária para que os sócios se pronunciem sobre a revogação do mandato do Conselho Directivo. “Com Bruno de Carvalho não há paz no Sporting”, afirmou também.

Bruno de Carvalho “está doente”

Assim, o presidente do Sporting pode vir a ser afastado pelos sócios ou deixar o cargo por iniciativa própria. Mas há também o rumor de que Bruno de Carvalho pode estar “a ponderar apresentar baixa psiquiátrica para poder afastar-se do universo leonino, enquanto mantém o cargo e dois terços do vencimento”, aponta o Jornal de Notícias.

Para o escritor e político Francisco Moita Flores, que é adepto do Sporting, Bruno de Carvalho está “incapacitado para ser presidente”, refere ao jornal A Bola. “Julgo que ele está doente”, constata, notando o “olhar vago” e a “desconcentração na conferência de imprensa”, após o jogo com o Paços de Ferreira em que o dirigente foi recebido com lenços brancos e assobiado pelos adeptos.

Também o médico Eduardo Barroso, ex-presidente da Mesa da AG e apoiante de Bruno de Carvalho, lamenta que o dirigente está “em burnout, num stress brutal”, no seguimento do “problema” que ele próprio criou, afirma à SIC Notícias.

O médico defende, contudo, que o dirigente não pode ser afastado do cargo, uma vez que “está legitimado” pelo voto dos sócios. Apesar disso, nota que o que fez foi “grave”, mas também critica a reacção dos atletas e considera que o caso está a ser aproveitado pelos adversários do presidente que o querem “linchar” e “banir” do clube.

Já em declarações à Lusa, o médico critica a postura de Jaime Marta Soares, referindo que as suas declarações são uma “traição” a Bruno de Carvalho. “São declarações de alguém a quem subiu à cabeça o ser presidente da AG”, diz, concluindo que o “impressionam pela falta de lealdade e gratidão”.

Figo coloca-se à margem de corrida eleitoral

Entretanto, os adversários de Bruno de Carvalho já estarão a preparar a sucessão e vários nomes se perfilam como possíveis candidatos. Luís Figo é um deles. Segundo o JN e O Jogo, a empresa de Álvaro Sobrinho sondou “informalmente” o ex-futebolista leonino para saber da sua disponibilidade para uma eventual candidatura à presidência do Sporting.

Na primeira pessoa, Figo trata de colocar-se à parte da crise leonina, realçando que as notícias sobre a sua eventual candidatura não têm “qualquer fundamento”.

“É triste que na situação actual lancem notícias possivelmente com terceiras intenções”, lamentou o ex-jogador, citado pela Lusa. “A equipa do Sporting necessita, neste momento, de tranquilidade, paz e confiança“, acrescenta.

Ricciardi e Relvas procuram “soluções para a crise”

O Record anuncia, entretanto, que o advogado Rogério Alves, ex-presidente da Mesa da AG do Sporting, está a ser “pressionado a candidatar-se”, mas que estará na dúvida por razões profissionais.

Já o nome do ex-atleta do Sporting, João Benedito, que foi guarda-redes de futsal no clube, é apontado como uma hipótese pela TSF.

Quem já manifestou a intenção de ser candidato é Bruno Conceição, sobrinho-neto do ex-futebolista leonino Travassos, um dos lendários “Cinco Violinos”.

O Correio da Manhã adianta que o banqueiro José Maria Ricciardi, Álvaro Sobrinho e Miguel Relvas, ex-ministro do Governo de Passos Coelho, estão à procura de “soluções para ultrapassar a crise”.

Jogadores ameaçam deixar o plantel

No meio da instabilidade directiva, surge o receio de uma debandada no plantel leonino, no fim da época. O CM avança que os “principais jogadores do Sporting ameaçam abandonar o plantel”, citando os nomes de Bas Dost, Battaglia, Coates e Mathieu que já terão manifestado a intenção de sair de Alvalade, caso Bruno de Carvalho continue como presidente.

O Jogo acrescenta a esta lista os nomes dos capitães Rui Patrício e William Carvalho e ainda de Gelson Martins.

SV, ZAP // Lusa

PARTILHAR

13 COMENTÁRIOS

  1. POem loucos a gerir clubes, instituições, governos etc e é no que dá ASNEIRA.
    Desde o inicio que ouvir esse sr. que vi logo que ele não bate bem da cabeça- sugestão INTERNAMENTO

  2. Amigo asder,
    Concordo absolutamente 100% consigo, desde o inicio que não me inspirou credibilidade, sempre o vi como um para-quedista que tinha caído no futebol. Depois confirmou-se ser um falido e um falhado nas áreas de negócios em que esteve envolvido, quando assim é, esses indivíduos tornam-se maníacos e mentirosos compulsivos.
    Este homem merece apoio psiquiátrico, a sociedade deve responder de imediato.
    Força Bruno de Carvalho! Ainda podes ir a tempo de te curar!

  3. “…O Correio da Manhã adianta que o banqueiro José Maria Ricciardi, Álvaro Sobrinho e Miguel Relvas, ex-ministro do Governo de Passos Coelho, estão à procura de “soluções para ultrapassar a crise”…”.
    Já viram que equipa… não podia ser melhor!

  4. Não… por favor, não o tirem de lá… deixem-no em paz.
    Por favor, BC é o meu presidente para o scp.
    Fica Bruno. Contrato vitalício para o BC.
    Viva BC.

  5. Que Bruno de Carvalho não é uma pessoa que esteja bem mentalmente, já deu para ver e não é só de agora, basta ver tudo o que este homem já tem feito e dito ao longo dos 5 anos de mandato claro que agora se encontra num estado critico, por isso a meu ver deve ser retirado da presidência do Sporting, mas tbm acho que pensarem em José Relvas que conhecemos por falsear documentos académicos, Ricciardi e Álvaro Sobrinho que tbm está com processos na justiça, não são pessoas muito crediveis para resolverem a situação.
    resumindo o Sporting parece um manicómio

  6. Por mim punha lá o Relvas. Até o nome tem um cunho futebolístico. E ele até metia golos… ou seriam auto-golos?

  7. Pensando bem, talvez pudessem ajudar o Bruno de Carvalho!
    Prque o homem necessita muito de ajuda. E de ajuda rápida, obviamente…
    Estou a pensar em especial na figura do internamento compulsivo. Porque ele pode efetivamente tornar-se perigoso.
    Viram o que ele fez ao sobrinho do outro?! Aquele tal de Barroso? Lavou-lhe a cachimónia a fundo e integralmente! Isto é lavagem cerebral integral e completa…

  8. Claramente BC tem nuances de problemas psicóticos, e parece que só ao próprio é que isso não se revela óbvio.. De qualquer modo uma instituição como o Sporting merece credibilidade, estabilidade, e um presidente alheio ao que vem de fora.. Um presidente aziado, que faz rebelião com tudo o que le e ouve, não é claramente presidente para o Sporting nem para o mija na escada.. Se ao BC ainda lhe restar alguma consciência, (o que duvido) o melhor é seguir outro trilho e deixar o Sporting em paz..

  9. É claro que o BRUNO DE CARVALHO anda mal psicologicamente!
    Parece-me que sendo um rassabiado e um mentiroso compulsivo dele tudo é possível, mas chegar ao ponte de atacar os jogadores no facebook, só falta mesmo começar a criticar-se a si mesmo.
    Internem o homenzinho.

  10. Olá sportinguistas amigos.
    Concluí que o nosso Bruno de Carvalho deve ser apoiado por um psiquiatra que lhe recomende o internamento, este homem é perigoso (não tem noção do certo e do errado) e pode destruir o nosso Sporting. Ele é um mentiroso compulsivo que arranja inimigos em todo o lado, já viram que neste momento o único que o deixar falar sozinho é o Pinto da Costa, e porquê, porque lhe dá jeito ele estar em guerra com todo o mundo. Como os tiros do nosso Bruno de Carvalho o Pinto da Costa vai passando entre os pingos da chuva e está a ganhar.
    Saudações Sportinguistas.

RESPONDER

Sob suspeita, Juan Carlos exila-se na República Dominicana (via Porto)

O rei emérito de Espanha, Juan Carlos, viajou este fim-de-semana para a República Dominicana, depois de decidir viver noutro país face à repercussão pública das investigações sobre os seus alegados fundos em paraísos fiscais. O destino …

É possível inativar o novo coronavírus no leite materno. Basta pasteurizá-lo

Uma equipa de cientistas da Universidade de Toronto e da Sinai Health, no Canadá, realizou uma pesquisa que comprovou que pasteurizar o leite materno inativa o vírus Sars-CoV-2. Uma nova investigação, cujo artigo científico foi recentemente …

Cientistas tornam a luz invisível visível pela primeira vez

Uma equipa de cientistas da Vrije Universiteit Brussel e de Harvard conseguiu, pela primeira vez, tornar visível a luz de campo próximo. Existem vários tipos de luz, alguns visíveis e outros invisíveis ao olho humano. Os …

Estrela morta emite cocktail de radiação nunca antes visto

Um grupo internacional de cientistas explorou o potencial do telescópio espacial de raios gama da Agência Espacial Europeia (ESA) - e outros telescópios e instrumentos - para detetar um cocktail de radiação inédita de uma …

Ator francês Dieudonné banido do Facebook por comentários antissemitas

O ator francês foi banido definitivamente do Facebook e do Instagram por causa dos comentários sobre as vítimas do Holocausto marcados por termos e expressões "desumanizantes contra os judeus". O anúncio do afastamento permanente de Dieudonné …

Última temporada de "La Casa de Papel" terá filmagens em Portugal

A rodagem da quinta temporada da série espanhola "La Casa de Papel", de Álex Pina, começa esta segunda-feira e terá filmagens em Portugal, revelou a plataforma Netflix. Em comunicado, na última sexta-feira, a Netflix explica que …

Janelas com vista para o Espaço. Virgin Galactic revela interior de nave espacial para turistas

A Virgin Galactic acaba de revelar o luxuoso design do interior da cabine do primeiro veículo SpaceshipTwo - o VSS Unity - que permitirá a astronautas e entusiastas explorar o Espaço com conforto. A Virgin Galactic, …

Irão garante ter detido líder de "grupo terrorista" dos EUA

Este sábado, o Irão anunciou a detenção do líder de um "grupo terrorista" norte-americano alegadamente responsável por um bombardeamento mortal, em 2008, numa mesquita da cidade de Shiraz, entre outros ataques. "Jamshid Sharmahd, líder do grupo …

Engenheiro reconstrói máquina que decifrou os códigos alemães Enigma na II Guerra Mundial

Hal Evans construiu a primeira réplica funcional de um ciclómetro: uma máquina construída no início da década de 1930 (e usada na II Guerra Mundial) por matemáticos polacos para ajudar a decifrar as mensagens secretas …

Governo britânico paga metade da conta para atrair clientes aos restaurantes

A medida para fazer os britânicos regressar aos restaurantes e, assim, ajudar o setor, que foi um dos mais afetados pela pandemia de covid-19, começa esta segunda-feira e vai prolongar-se até ao fim de agosto. De …