Jogadores ameaçam sair. Bruno de Carvalho pode pedir baixa psiquiátrica

José Sena Goulão / Lusa

O presidente do Sporting, Bruno de Carvalho

Bruno de Carvalho está em “burnout” e “incapacitado para ser presidente do Sporting”. Este é o sentimento que cada vez mais se afirma no universo leonino, numa altura em que a empresa de Álvaro Sobrinho, accionista da SAD, pede uma Assembleia Geral de urgência.

A crise no Sporting continua com Bruno de Carvalho arredado dos holofotes, de baixa de paternidade após o nascimento da terceira filha, fruto do casamento com Joana Ornelas.

O presidente do Sporting deixou o Facebook, no qual publicou as críticas aos jogadores, após a derrota no reduto do Atlético de Madrid, que despoletaram a instabilidade presente. E ninguém sabe qual vai ser o seu próximo passo, numa altura em que muitos defendem que não tem condições para continuar no cargo.

A empresa do angolano Álvaro sobrinho, a Holdimo, que é detentora de quase 30% das acções da Sociedade Anónima Desportiva (SAD) do Sporting, anunciou que solicitou a convocação de uma Assembleia Geral (AG) urgente, para “debater e resolver os problemas internos” do clube. Uma decisão que justifica com as consequências financeiras e com o “potencial prejuízo” da actual divisão no clube “para os activos da sociedade”.

O accionista também frisa no comunicado que “se tem abstido de participar no debate público de assuntos internos, mesmo não estando de acordo com a suspensão de jogadores da Sporting SAD”. Um claro aviso a Bruno de Carvalho que procedeu à suspensão de grande parte do plantel, no meio do conflito com os atletas.

O alerta do accionista surge depois de o presidente da Mesa da AG do Sporting, Jaime Marta Soares, ter dito que deverá convocar uma assembleia-geral extraordinária para que os sócios se pronunciem sobre a revogação do mandato do Conselho Directivo. “Com Bruno de Carvalho não há paz no Sporting”, afirmou também.

Bruno de Carvalho “está doente”

Assim, o presidente do Sporting pode vir a ser afastado pelos sócios ou deixar o cargo por iniciativa própria. Mas há também o rumor de que Bruno de Carvalho pode estar “a ponderar apresentar baixa psiquiátrica para poder afastar-se do universo leonino, enquanto mantém o cargo e dois terços do vencimento”, aponta o Jornal de Notícias.

Para o escritor e político Francisco Moita Flores, que é adepto do Sporting, Bruno de Carvalho está “incapacitado para ser presidente”, refere ao jornal A Bola. “Julgo que ele está doente”, constata, notando o “olhar vago” e a “desconcentração na conferência de imprensa”, após o jogo com o Paços de Ferreira em que o dirigente foi recebido com lenços brancos e assobiado pelos adeptos.

Também o médico Eduardo Barroso, ex-presidente da Mesa da AG e apoiante de Bruno de Carvalho, lamenta que o dirigente está “em burnout, num stress brutal”, no seguimento do “problema” que ele próprio criou, afirma à SIC Notícias.

O médico defende, contudo, que o dirigente não pode ser afastado do cargo, uma vez que “está legitimado” pelo voto dos sócios. Apesar disso, nota que o que fez foi “grave”, mas também critica a reacção dos atletas e considera que o caso está a ser aproveitado pelos adversários do presidente que o querem “linchar” e “banir” do clube.

Já em declarações à Lusa, o médico critica a postura de Jaime Marta Soares, referindo que as suas declarações são uma “traição” a Bruno de Carvalho. “São declarações de alguém a quem subiu à cabeça o ser presidente da AG”, diz, concluindo que o “impressionam pela falta de lealdade e gratidão”.

Figo coloca-se à margem de corrida eleitoral

Entretanto, os adversários de Bruno de Carvalho já estarão a preparar a sucessão e vários nomes se perfilam como possíveis candidatos. Luís Figo é um deles. Segundo o JN e O Jogo, a empresa de Álvaro Sobrinho sondou “informalmente” o ex-futebolista leonino para saber da sua disponibilidade para uma eventual candidatura à presidência do Sporting.

Na primeira pessoa, Figo trata de colocar-se à parte da crise leonina, realçando que as notícias sobre a sua eventual candidatura não têm “qualquer fundamento”.

“É triste que na situação actual lancem notícias possivelmente com terceiras intenções”, lamentou o ex-jogador, citado pela Lusa. “A equipa do Sporting necessita, neste momento, de tranquilidade, paz e confiança“, acrescenta.

Ricciardi e Relvas procuram “soluções para a crise”

O Record anuncia, entretanto, que o advogado Rogério Alves, ex-presidente da Mesa da AG do Sporting, está a ser “pressionado a candidatar-se”, mas que estará na dúvida por razões profissionais.

Já o nome do ex-atleta do Sporting, João Benedito, que foi guarda-redes de futsal no clube, é apontado como uma hipótese pela TSF.

Quem já manifestou a intenção de ser candidato é Bruno Conceição, sobrinho-neto do ex-futebolista leonino Travassos, um dos lendários “Cinco Violinos”.

O Correio da Manhã adianta que o banqueiro José Maria Ricciardi, Álvaro Sobrinho e Miguel Relvas, ex-ministro do Governo de Passos Coelho, estão à procura de “soluções para ultrapassar a crise”.

Jogadores ameaçam deixar o plantel

No meio da instabilidade directiva, surge o receio de uma debandada no plantel leonino, no fim da época. O CM avança que os “principais jogadores do Sporting ameaçam abandonar o plantel”, citando os nomes de Bas Dost, Battaglia, Coates e Mathieu que já terão manifestado a intenção de sair de Alvalade, caso Bruno de Carvalho continue como presidente.

O Jogo acrescenta a esta lista os nomes dos capitães Rui Patrício e William Carvalho e ainda de Gelson Martins.

SV, ZAP // Lusa

PARTILHAR

13 COMENTÁRIOS

  1. POem loucos a gerir clubes, instituições, governos etc e é no que dá ASNEIRA.
    Desde o inicio que ouvir esse sr. que vi logo que ele não bate bem da cabeça- sugestão INTERNAMENTO

  2. Amigo asder,
    Concordo absolutamente 100% consigo, desde o inicio que não me inspirou credibilidade, sempre o vi como um para-quedista que tinha caído no futebol. Depois confirmou-se ser um falido e um falhado nas áreas de negócios em que esteve envolvido, quando assim é, esses indivíduos tornam-se maníacos e mentirosos compulsivos.
    Este homem merece apoio psiquiátrico, a sociedade deve responder de imediato.
    Força Bruno de Carvalho! Ainda podes ir a tempo de te curar!

  3. “…O Correio da Manhã adianta que o banqueiro José Maria Ricciardi, Álvaro Sobrinho e Miguel Relvas, ex-ministro do Governo de Passos Coelho, estão à procura de “soluções para ultrapassar a crise”…”.
    Já viram que equipa… não podia ser melhor!

  4. Não… por favor, não o tirem de lá… deixem-no em paz.
    Por favor, BC é o meu presidente para o scp.
    Fica Bruno. Contrato vitalício para o BC.
    Viva BC.

  5. Que Bruno de Carvalho não é uma pessoa que esteja bem mentalmente, já deu para ver e não é só de agora, basta ver tudo o que este homem já tem feito e dito ao longo dos 5 anos de mandato claro que agora se encontra num estado critico, por isso a meu ver deve ser retirado da presidência do Sporting, mas tbm acho que pensarem em José Relvas que conhecemos por falsear documentos académicos, Ricciardi e Álvaro Sobrinho que tbm está com processos na justiça, não são pessoas muito crediveis para resolverem a situação.
    resumindo o Sporting parece um manicómio

  6. Por mim punha lá o Relvas. Até o nome tem um cunho futebolístico. E ele até metia golos… ou seriam auto-golos?

  7. Pensando bem, talvez pudessem ajudar o Bruno de Carvalho!
    Prque o homem necessita muito de ajuda. E de ajuda rápida, obviamente…
    Estou a pensar em especial na figura do internamento compulsivo. Porque ele pode efetivamente tornar-se perigoso.
    Viram o que ele fez ao sobrinho do outro?! Aquele tal de Barroso? Lavou-lhe a cachimónia a fundo e integralmente! Isto é lavagem cerebral integral e completa…

  8. Claramente BC tem nuances de problemas psicóticos, e parece que só ao próprio é que isso não se revela óbvio.. De qualquer modo uma instituição como o Sporting merece credibilidade, estabilidade, e um presidente alheio ao que vem de fora.. Um presidente aziado, que faz rebelião com tudo o que le e ouve, não é claramente presidente para o Sporting nem para o mija na escada.. Se ao BC ainda lhe restar alguma consciência, (o que duvido) o melhor é seguir outro trilho e deixar o Sporting em paz..

  9. É claro que o BRUNO DE CARVALHO anda mal psicologicamente!
    Parece-me que sendo um rassabiado e um mentiroso compulsivo dele tudo é possível, mas chegar ao ponte de atacar os jogadores no facebook, só falta mesmo começar a criticar-se a si mesmo.
    Internem o homenzinho.

  10. Olá sportinguistas amigos.
    Concluí que o nosso Bruno de Carvalho deve ser apoiado por um psiquiatra que lhe recomende o internamento, este homem é perigoso (não tem noção do certo e do errado) e pode destruir o nosso Sporting. Ele é um mentiroso compulsivo que arranja inimigos em todo o lado, já viram que neste momento o único que o deixar falar sozinho é o Pinto da Costa, e porquê, porque lhe dá jeito ele estar em guerra com todo o mundo. Como os tiros do nosso Bruno de Carvalho o Pinto da Costa vai passando entre os pingos da chuva e está a ganhar.
    Saudações Sportinguistas.

RESPONDER

Facebook lança o seu próprio MB Way

O Facebook lançou nos Estados Unidos uma nova funcionalidade para facilitar pagamentos através das quatro principais aplicações do grupo, que é semelhante ao funcionamento das transações com o MB Way. Em comunicado, Deborah Liu, responsável do …

O dilema dos chumbos, o "engano" de Ventura e o "falso liberal". O primeiro debate aqueceu

O primeiro debate quinzenal da legislatura arrancou esta quarta-feira e ficou marcado pelas retenções até ao 9.º ano - Chumba ou não chumba?, quis saber a direita, bem como pelo aumento do salário mínimo nacional …

Sondagem europeia defende tratado internacional que proíba "robôs assassinos"

Quase três em cada quatro pessoas querem que o seu governo colabore com outros países para proibir sistemas letais de armas autónomas. A organização não-governamental Human Rights Watch (HRW) divulgou esta quarta-feira os resultados de uma …

Pentágono está a criar bactérias que detetam explosivos no subsolo

O Pentágono, em conjunto com a empresa de defesa Raytheon, está a desenvolver um sistema capaz de produzir bactérias geneticamente modificadas no subsolo, com o objetivo de detetar explosivos no subsolo. Neste projeto, iniciado pela Agência …

Hospitais voltam a não poder aumentar número de trabalhadores sem visto da tutela em 2020

Os hospitais vão continuar em 2020 impedidos de aumentar o número de trabalhadores sem a autorização prévia do Ministério da Saúde, segundo um despacho a que a agência Lusa teve acesso. O despacho assinado pelo secretário …

Onda crescente de ataques com explosivos alarma Suécia

A Suécia tem visto um aumento sem precedentes de ataques com explosivos. Em outubro, Estocolmo foi alvo de três ataques em apenas uma noite.  Se pensarmos num país com guerras de gangues constantes, o último nome …

Ruben foi libertado depois de passar 11 anos na prisão por crimes que não cometeu

Ruben Martinez Jr. saiu em liberdade do Supremo Tribunal de Los Angeles após ter passado 11 anos na prisão por uma série de assaltos à mão armada que não cometeu. Um homem que passou 11 anos …

Um em cada três portugueses não vai ao dentista ou só vai em caso de emergência

Mais de 30% dos portugueses não vão ao dentista ou só o fazem em caso de urgência e quase 10% não tem qualquer dente, segundo o Barómetro da Saúde Oral de 2019. De acordo com os …

Pintura de Monet rende 25 milhões de euros em leilão

A Sotheby's vendeu por 27,6 milhões de dólares (25 milhões de euros) uma pintura de Claude Monet, "Charing Cross Bridge", na terça-feira à noite em Nova Iorque num leilão de arte impressionista e moderna. O trabalho …

Bruno de Carvalho quer reconstituição do ataque a Alcochete (e chama Pinto da Costa)

O antigo presidente do Sporting Bruno de Carvalho pediu ao tribunal a reconstituição da invasão à Academia do clube, em Alcochete, e arrolou 22 testemunhas, incluindo Pinto da Costa, Sousa Cintra, atletas das modalidades do …