Há jogadores a passar fome no Campeonato de Portugal

Há futebolistas que jogam no Campeonato de Portugal que estão a passar fome devido aos problemas económicos gerados pela pandemia de covid-19. Alguns clubes não têm possibilidades para pagar os salários.

Esta temporada do Campeonato de Portugal, o terceiro escalão do futebol português, foi cancelada devido à pandemia de covid-19. Esta quarta-feira, o jornal Record faz manchete com as dificuldades económicas que alguns jogadores estão a passar.

Em causa está a dificuldade de clubes em pagar os salários ao seus jogadores, que em alguns casos são profissionais e dependem totalmente do futebol. Noutros casos, os jogadores têm neste vencimento a sua principal fonte de rendimento. O jornal desportivo realça que há já quem passe fome devido aos problemas económicos.

A situação é alertada por Ibraime Cassamá, médio guineense de 34 anos do Real Massamá. “Há companheiros que já passaram a fase de aflição, já há muitos jogadores em situação de fome”, revelou o futebolista.

Face a isto, Cassamá aliou-se a três colegas de profissão (Paulinho, Daniel Almeida e Hugo Machado) e criou um grupo de WhatsApp para recolherem bens de primeira necessidade para os colegas mais carenciados neste momento difícil.

“Decidimos que tínhamos de fazer alguma coisa, por isso criámos um grupo no WhatsApp para ver quem podia ajudar. Não queremos dinheiro, apenas bens de primeira necessidade. Felizmente, rapidamente apareceram jogadores e até empresas dispostas a ajudar. Em pouco tempo, e apenas de boca em boca, já éramos 250 pessoas e tínhamos uma boa quantia”, explicou Cassamá.

A ideia é criar três armazéns, digamos assim, para guardar os alimentos e nós arranjamos maneira de os entregar a quem precisa. Até podemos ir nos nossos carros entregar a casa dos que precisarem, basta entrarem em contacto connosco”, acrescentou.

Os clubes das competições não profissionais de futebol vão ter um reforço de mais de 7.000 euros no fundo de apoio da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e um aumento de 8% em fundo perdido, devido à ajuda da atual seleção campeã europeia.

Fonte oficial da FPF revelou que o teto de ajuda por emblema que disputa o Campeonato de Portugal e o Campeonato Nacional de futebol feminino subiu 7.310 euros, passando de 27.940 para 35.250 euros, com parcelas de 17.625 a serem disponibilizadas em maio e em junho.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Diário de oficial nazi revela localização de tesouro escondido na Polónia durante a 2.ª Guerra Mundial

Um diário que esteve na posse de uma sociedade secreta durante décadas contém um mapa que descreve a localização de mais de 30 toneladas de ouro escondidas pelos nazis durante a Segunda Guerra Mundial. Escrito há …

"Pés de café" ajudam robôs a andar mais rápido (e sem tropeçar)

Uma das principais aplicações para robôs com pernas é a exploração de locais de desastre. No entanto, para atravessar os escombros, estas máquinas precisam de ter "pés" firmes. Uma equipa de investigadores da Universidade da Califórnia, …

Famalicão 2-1 FC Porto | Dragões falham reentrada

O FC Porto ficou hoje com a liderança da I Liga portuguesa de futebol em risco, ao perder em casa do Famalicão, por 2-1, na 25.ª jornada, que marca o regresso após a paragem devido …

Empresas chinesas compram soja dos EUA apesar de suspensão imposta pelo Governo

Empresas estatais chinesas terão comprado pelo menos três carregamentos de soja aos Estados Unidos (EUA), mesmo após o Governo ter levantado uma suspensão. Esta surgiu depois de Washington afirmar que terminaria com o acordo comercial …

Musk quer bombardear Marte. Pode ser só um "pretexto" para enviar armas nucleares para o Espaço

O plano de Elon Musk de bombardear Marte é apenas um pretexto para o lançamento de armas nucleares para o Espaço, disse o diretor da agência espacial russa Roscosmos, Dmitry Rogozin. Bombardear Marte para tornar o …

Quase 20 mil toneladas de combustível derramadas em rio na Rússia

https://cache-igi.cdnvideo.ru/igi/video/2020/6/2/%D0%BD%D0%BE%D1%80%D0%B8%D0%BB%D1%8C%D1%81%D0%BA.mp4 Quase 20 mil toneladas de combustível foram acidentalmente derramadas num rio no extremo norte da Rússia, levando as autoridades a declarar uma situação de "emergência" e levantando preocupações entre ambientalistas e residentes. Em comunicado, a associação …

Mais verde e mais barato. Suécia segue a Alemanha e instala a primeira turbina eólica de madeira

A Suécia instalou uma nova e interessante turbina eólica: uma torre construída em madeira. A Alemanha também já tem esta nova tecnologia. Construída a partir de materiais de fontes sustentáveis e que oferecem desempenho comparável às …

Já não mostra só as filas do supermercado. App "Posso ir?" também diz se pode ir à praia

A aplicação móvel que permite aos utilizadores consultar as filas e as afluências aos supermercados também mostra como está a praia. Agora, a aplicação "Posso ir?" vai também dizer-lhe se é ou não prudente ir dar …

Discurso xenófobo. Na Áustria, "a islamofobia tornou-se uma forma dominante de racismo"

A Áustria regista um aumento preocupante do discurso xenofóbico, em particular em relação aos muçulmanos e refugiados, alerta um relatório do Conselho da Europa. A Comissão do Conselho da Europa contra o Racismo e a Intolerância …

Um em cada quatro russos acredita que a pandemia é uma invenção

Um em cada quatro russos acredita que a pandemia de coronavírus é uma invenção, de acordo com uma pesquisa realizada pela Escola Superior de Economia de Moscou (HSE). Segundo avançou o site de notícias RBC, citado …