/

João Vieira vice-campeão mundial de 50 km marcha

1

Noushad Thekkayil / EPA

O marchador João Vieira

A medalha de prata conquistada, este domingo, em Doha, por João Vieira, nos 50 km marcha, corresponde à 22.ª presença de Portugal no pódio de Campeonatos do Mundo de atletismo.

Dois anos depois de Inês Henriques se ter sagrado campeã na mesma distância, o marchador João Vieira tornou-se, aos 43 anos, o mais velho atleta medalhado em Mundiais, ao terminar a prova em 4:04.59 horas, 39 segundos depois do vencedor, o japonês Yosuke Suzuki, recordista mundial dos 20 km marcha. Em terceiro lugar ficou o canadiano Evan Dunfee com o tempo de 4:05.2.

A prova foi realizada durante a noite, para minimizar os efeitos do calor, no entanto, estavam na mesma temperaturas superiores a 30 graus. “Foi um inferno, muito, muito quente. Foi muito mau, precisei de muito gelo e água fria. São agora quatro horas da manhã, que é uma hora mais própria para estar a sair de uma discoteca. Eu normalmente vou para a cama às 22h00. No entanto, sinto-me muito bem. Não é todos os dias que ganhamos uma medalha, especialmente aos 43 anos”, afirmou o atleta à Reuters, citado pelo Diário de Notícias.

O francês Yohan Diniz, anterior campeão mundial, e o húngaro Matej Toth, campeão olímpico, bem como outros 12 atletas, acabaram por desistir devido às condições adversas.

Na capital do Qatar, o algarvio arrecadou a sua segunda medalha em Mundiais, depois de ter herdado o bronze dos 20 km marcha de 2013, devido à desclassificação de um dos medalhados por doping.

Aos 43 anos, o marchador vive uma das melhores épocas da carreira, pois já tinha conquistado a medalha de bronze nos 50 km marcha da Taça de Europa, em maio. Agora, com esta medalha de prata, João Vieira tornou-se ainda o atleta masculino mais velho da história a ganhar uma medalha em mundiais de atletismo.

João Vieira é o segundo português a subir ao pódio em Doha, já que Naide Gomes recebeu no sábado a medalha de bronze do salto em comprimento relativa aos Mundiais de 2009, também na sequência de uma desclassificação da russa Tatyana Lebedeva por doping.

Nelson Évora, que este ano foi eliminado nas qualificações do triplo salto, e Fernanda Ribeiro continuam a ser os portugueses mais medalhados em Mundiais, com quatro presença no pódio.

A seguir aparecem Manuela Machado, com três, Carla Sacramento e João Vieira, com duas, e Rosa Mota, Domingos Castro, Carlos Calado, Rui Silva, Susana Feitor, Naide Gomes e Inês Henriques, com uma.

ZAP // Lusa

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.