João Lourenço avança com proposta de revisão constitucional (mas UNITA desconfia das intenções)

paulkagame / Flickr

O Presidente de Angola, João Lourenço

O Presidente angolano, João Lourenço, quer rever pontualmente a Constituição, mas a UNITA, maior partido da oposição em Angola, reagiu com ceticismo ao anúncio.

O Presidente angolano anunciou, esta terça-feira, uma revisão pontual da Constituição com o objetivo, entre outros, de clarificar os mecanismos de fiscalização política, dar direito de voto a residentes no estrangeiro e eliminar o princípio de gradualismo nas autarquias.

João Lourenço, que falava no arranque dos trabalhos da segunda sessão ordinária do Conselho de Ministros, sublinhou que os detalhes das propostas, o seu sentido, alcance e fundamento serão apresentados publicamente.

“Com esta proposta de revisão pontual da Constituição pretende-se preservar a estabilidade dos seus princípios fundamentais, adaptar algumas das suas normas à realidade vigente, mantendo ajustada ao contexto político, social e económico, clarificar os mecanismos de fiscalização política e melhorar o relacionamento entre os órgãos de soberania, bem como corrigir algumas insuficiências”, detalhou.

A iniciativa do governante apanhou de surpresa a oposição, tendo sido considerada pela UNITA “uma evolução inédita no pensamento de João Lourenço”.

Segundo o Expresso, Adalberto da Costa Júnior, líder da UNITA, defende que a proposta falha por não incluir questões como “eleição direta do Presidente, redução dos poderes excessivos do Presidente, retomada da soberania pelo Parlamento, reorganização do poder judicial e consuetudinário e composição paritária da Comissão Nacional Eleitoral [CNE]”.

Segundo o opositor, esta revisão pode configurar um “verdadeiro golpe constitucional” destinado a manter o MPLA no poder.

Ao Público, Costa Júnior disse que só se compreendia a revisão constituciona se esta visasse “desencadear um amplo consenso nacional” em Angola “sobre questões que preocupam a sociedade em geral”. Mas “não existe nenhum diálogo constitucional que o confirme, bem pelo contrário”.

O ativista social Walter Ferreira, em declarações ao semanário, referiu que, “tendo em conta que poderá assistir-se a uma redução da margem de ganho do MPLA nas próximas eleições e a maioria que ainda possui, a maior parte das propostas da UNITA não passará no Parlamento”.

Pelo contrário, o jurista Benja Satula vê na iniciativa “uma excelente oportunidade para corrigir os erros megalómanos que no passado isolaram José Eduardo dos Santos, fizeram de Angola refém de José Eduardo dos Santos e este refém de um grupo”.

Não é comum que o Presidente angolano discurse publicamente antes das reuniões do Conselho de Ministros, e o próprio João Lourenço referiu isso mesmo na sua intervenção: “Embora não seja hábito, decidi abrir esta sessão do Conselho de Ministros com uma intervenção pública”.

Ao longo do último mês, o chefe de Estado manteve-se em silêncio perante as críticas e a tensão que se faziam sentir em Angola. Para quebrar esse silêncio, Lourenço comentou os assuntos que têm merecido mais críticas, nomeadamente o das mortes do Cafunfo, na Lunda Norte.

O Presidente angolano condenou “veementemente” os agentes “que terão praticado atos considerados desumanos, desonrando a farda que envergam” e disse estar à espera das “conclusões do inquérito em curso e a responsabilização criminal dos agentes da Polícia Nacional”.

Liliana Malainho Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas sugerem que os gorilas não batem no peito apenas para se exibir

Os cientistas sugerem que o ato de bater no peito permite aos gorilas machos sinalizar o seu tamanho e assim evitar brigas desnecessárias. De acordo com o jornal The Guardian, cientistas que estudam gorilas-das-montanhas (Gorilla beringei …

Médicos alertam que Navalny pode sofrer paragem cardíaca "a qualquer momento"

Alexei Navalny está cada vez mais em risco de insuficiência renal. Médicos próximos do opositor russo alertam que pode sofrer uma paragem cardíaca "a qualquer momento". Médicos próximos do opositor russo Alexei Navalny, detido e em …

Perto de sequenciar 1 milhão de genomas, cientistas querem desvendar segredos genéticos

O projeto All of Us está a recolher informações genéticas, registos médicos e hábitos de saúde de mais de um milhão de pessoas. Os dados podem ser usados para desvendar segredos genéticos. O primeiro esboço do …

"Besta dos cinco dentes". Descoberta nova espécie de mamífero na Patagónia

Paleontólogos descobriram uma nova espécie de mamífero, com dentes peculiares, que viveu na Patagónia durante o período Cretáceo. De acordo com a agência Europa Press, os fósseis foram encontrados em Cerro Guido, na província chilena de …

Com os zoos fechados, tudo serve para entreter uma família de lontras. Até um simples galho de bambu

O confinamento serviu como um lembrete indesejado de que ficar preso dentro de casa sem muito o que fazer pode ser desgastante. O mesmo é verdade para os animais, por isso os jardins zoológicos tiveram …

Uma ilha, cinco géneros. Os Bugis têm palavras para as "cinco maneiras de estar no mundo"

Uma ilha, cinco géneros. O povo Bugis é um poderoso grupo étnico que se destaca pelo reconhecimento de cinco géneros distintos. Na Indonésia, a ilha Sulawesi é a casa de um povo que reconhece cinco …

O "aeroporto do amanhã" está abandonado no meio de um pântano dos Estados Unidos

Era para ser o "aeroporto do amanhã", um centro intercontinental para aviões supersónicos com seis pistas e conexões ferroviárias de alta velocidade para as cidades vizinhas. Hoje, é pouco mais do que uma pista no …

Facebook remove (acidentalmente) página oficial de Ville de Bitche, uma remota cidade francesa

O Facebook apagou a página de Ville de Bitche, uma remota cidade francesa. O município passou um mês a apelar à rede social para repor a página. "Recebemos uma mensagem no Facebook e também percebemos que …

NASA escolheu SpaceX de Elon Musk para a próxima missão tripulada à Lua

Elon Musk fecha contrato de 2,9 mil milhões de dólares para levar o Homem novamente à Lua. O contrato é a mais importante vitória da SpaceX e reforça a posição da empresa como parceira …

Benfica 1-2 Gil Vicente | Galo canta e silencia águia na Luz

STOP. O Gil Vicente visitou na tarde deste sábado o Benfica e saiu do palco da Luz com os três pontos na bagagem e a “cantar de galo”, ao vencer por 2-1, num duelo relativo …