João Almeida testou positivo à covid-19 e está fora da Volta à Itália. Acabou, assim, o sonho do ciclista português que, a quatro dias do fim da prova, ocupava o quarto lugar da classificação geral.
Depois de nas duas passadas edições ter ficado em quarto e sexto lugar, João Almeida tinha agora o objetivo consolidado de atingir o pódio. Em 2020, o português das Caldas da Rainha esteve durante vários dias com a maglia rosa, mas acabou por a perder já nas últimas etapas.
A notícia da possível infeção pelo novo coronavírus já tinha sido avançada pelos jornais Marca e Tutto Bici, sendo entretanto confirmada pela sua equipa.
O médico da equipa Michele de Grandi disse que o atleta “acordou na noite passada com dores de garganta persistentes”, antes de realizar o teste e confirmar-se a infeção.
Unfortunately @JooAlmeida98 will not start today’s stage of the #Giro following a positive COVID-19 result.
“Almeida woke up last night from persistent pain in his throat and the test gave a positive result.”
📝 Full details : https://t.co/Ijb7WR64KG#WeAreUAE pic.twitter.com/NQW0QcmRJO
— @UAE-TeamEmirates (@TeamEmiratesUAE) May 26, 2022
“É verdade, é verdade, é covid. Não se estava a sentir muito bem na noite passada e esta manhã. Está fora da corrida”, lamentou o diretor da UAE-Emirates, Mauro Gianetti, em declarações à Velo News.
“É uma grande pena, ele ainda estava a lutar pelo pódio e tinha a camisola branca praticamente garantida”, acrescentou. João Almeida vestia a camisola de juventude, que passará agora a ser envergada pelo espanhol Juan Pedro López, da Trek – Segafredo.
O ciclista da UAE-Emirates ocupava o quarto lugar, a 1:54 do líder, Richard Carapaz. Com a saída de João Almeida da prova, o italiano Vincenzo Nibali passa a ocupar o quarto posto.