Na etapa rainha do Giro, João Almeida perdeu a camisola rosa ao fim de 15 dias. O português mereceu o respeito do mundo ciclismo, chovendo elogios à sua prestação.

João Almeida já não é o líder da Volta a Itália em bicicleta. Após mais de duas semanas a envergar a ‘maglia rosa’, o ciclista português sentiu dificuldades no Stelvio, a etapa rainha do Giro. João Almeida foi sétimo na etapa e desceu para o quinto lugar na classificação geral, atrás de Kelderman, Hindley, Geoghegan Hart e Pello Bilbao. Está agora a 2m16s do novo líder.

A Deceuninck-QuickStep, equipa de João Almeida, mostrou-se grata pelo trabalho do português até ao momento. “Nada a não ser respeito interminável e admiração por este jovem rapaz, que durante 15 dias honrou a icónica camisola rosa do Giro”, lê-se numa publicação na rede social Twitter.

Já o colega de equipa Fausto Masnada pediu desculpa a João Almeida por não ter conseguido ajudar mais o português a manter a camisola rosa.

“Sinto muito por ter perdido a camisola rosa do João Almeida mas gastei todas as minhas energias ao tentar manter-me com ele o máximo de tempo possível. Amanhã é outro dia e Milão está cada vez mais perto”, escreveu o italiano no Twitter, acompanhando a publicação com uma imagem a abraçar o português.

https://twitter.com/masnada_fausto/status/1319340080734130176

João Almeida não tardou a responder, agradecendo a Masnada e ao resta da equipa da Deceuninck-QuickStep: “Obrigado, foste fantástico. Tu e toda a equipa! Isto não seria possível se eu não tivesse tido toda a ‘matilha’ comigo”.

O ciclista das Caldas da Rainha admitiu que esta foi uma etapa muito difícil, mas que a sua equipa “esteve muito bem”.

“As minhas sensações não eram assim tão más. Sentia fadiga, o que é normal, mas os adversários estavam muito fortes. Estou contente com a minha prestação, foi sólida. Não se pode ser ‘super’ todos os dias, e hoje eles estavam mesmo muito fortes”, disse Almeida.

O jovem de 22 anos confessa que chorou na chegada ao topo do Stelvio, após ter visto a família e alguns portugueses a torcer por si.

“Estava no limite e sabia que não podia seguir ao mesmo ritmo até ao topo, por isso levei o meu ritmo para não perder muito tempo”, acrescentou.

João Almeida surpreendeu tudo e todos ao agarrar-se à camisola rosa com unhas e dentes durante 15 dias. O feito do português mereceu a atenção e o respeito de várias figuras do ciclismo mundial, que não perderam a oportunidade para enaltecer a atuação do ciclista luso.

O italiano Vincenzo Nibali, da Trek-Segafredo, cruzou a meta da etapa desta quinta-feira logo atrás de João Almeida. No fim, fez uma publicação no Instagram onde direcionou uma palavra de carinho e admiração pela ‘pantera’.

“Hoje certamente não foi um dia bom para mim nem para o camisola rosa. Mas o importante foi termos dado tudo. Boa sorte, João Almeida“, escreveu Nibali, que segue na 8.ª posição da geral.

Remco Evenepoel, uma das maiores promessa do ciclismo mundial, também deixou elogios ao seu colega de equipa.

“Chapeau João Almeida e Deceuninck. Tiro o chapéu pela vossa coragem e determinação, campeões! Boa sorte para os próximos dias”, disse o ciclista que falhou o Giro por lesão.

DC, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Feira do Livro do Porto partilha recandidatura de Moreira. "Foi erro de funcionária"

A câmara do Porto explicou que a partilha do ‘post’ sobre a recandidatura de Rui Moreira feita este domingo na página de Facebook da “Feira do Livro do Porto” se deveu a “erro de uma …

Emma, uma pequena rinoceronte, viajou para o Japão para encontrar o amor

Uma pequena rinoceronte branca de cinco anos viajou de Taiwan para o Japão. Tudo para encontrar o amor. Tal como muitos humanos, os planos de viagem de Emma acabaram por ter de ser adiados devido ao …

Países Baixos 3-2 Ucrânia | Futebol espectáculo em Amesterdão

Os Países Baixos, campeões em 1988, derrotaram hoje a Ucrânia, por 3-2, em jogo da primeira jornada do Grupo C do Euro2020 de futebol, disputado em Amesterdão. Os Países Baixos estiveram a ganhar por 2-0, com …

Esta pequena ilha nas Caraíbas já não tem restrições (e está a oferecer noites em hotéis)

A ilha de Curaçao está a suspender todas as restrições que foram implementadas no âmbito da pandemia de covid-19 e para comemorar está a oferecer estadias em hotéis para os turistas. Curaçao, um território holandês que …

10 estrangeiros do Benfica já jogaram em Europeus (duas estreias na mesma tarde)

Num espaço de seis horas, Seferović e Vertonghen juntaram-se à lista restrita. É um pouco extensa a lista de futebolistas portugueses que jogaram a fase final de um Europeu enquanto tinham contrato com o Benfica. Portugal participou …

"Clara desconexão". Empresas ganham milhões com o consumo de álcool por menores

Os jovens menores de idade consumiram 8,6% das bebidas alcoólicas vendidas em 2016, o que representa lucros de cerca de 17,5 mil milhões de dólares para as empresas. Os produtos das empresas AB Inbev, MillerCoors e …

Após 12 anos de Netanyahu no poder, Israel tem um novo primeiro-ministro

O Parlamento de Israel aprovou, este domingo, o Governo de coligação do novo primeiro-ministro Naftali Bennett, que sucede a Benjamin Netanyahu, que esteve no poder cerca de 12 anos. Dos 119 deputados presentes, de um Parlamento …

Áustria 3-1 Macedónia do Norte | Banco austríaco vale triunfo inédito

A Áustria estreou-se, este domingo, com um triunfo sobre a Macedónia do Norte, por 3-1, no Euro2020, no primeiro jogo do Grupo C da competição, disputado em Bucareste. Stefan Lainer (18 minutos), Michael Gregoritsch (78) e …

Facebook restringe conta de André Ventura

A rede social decidiu restringir, durante 24 horas, a conta do presidente e deputado único do Chega, após terem sido denunciadas duas publicações. De acordo com o Correio da Manhã, denúncias em duas publicações feitas por …

Com parecer desfavorável, arraial da IL juntou centenas (e fez mira a adversários)

A Iniciativa Liberal organizou, este sábado, apesar do parecer desfavorável das autoridades de saúde, um arraial comício, onde se juntaram centenas de pessoas, para dar "esperança" a Lisboa e mostrar que "não há impossíveis". No seu …