Giro: João Almeida desce; mas camisola azul vem para Portugal

Luca Zennaro / EPA

Mais de duas semanas depois, a camisola rosa tem novo dono: Wilco Kelderman. Duo de fugitivos controlou etapa rainha, João Almeida ficou para trás. Rúben Guerreiro vai ficar com a camisola azul até ao final.

João Almeida já não é o líder da Volta a Itália em bicicleta. A três dias do final da prova, o ciclista português passou por dificuldades, já esperadas, na “etapa rainha” do Giro. Foram mais de 200 quilómetros, com quatro subidas pelo meio e uma delas, a Passo dello Stelvio, contou com quase 25 quilómetros e uma inclinação média de 7,4%.

Foi precisamente no Stelvio que João Almeida ficou para trás. Quando essa subida terminou, o português estava já a quase quatro minutos da frente da corrida; e todos os outros candidatos estavam à sua frente, já nessa altura.

Na última subida, na chegada a Laghi di Cancano, a diferença aumentou pouco, enquanto um duo de fugitivos se destacou na frente: Jai Hindley e Tao Geoghegan Hart, que eram terceiro e quarto classificados na geral, antes desta quinta-feira. Hindley ganhou a etapa, com Geoghegan Hart logo a seguir.

O novo líder é, no entanto, Wilco Kelderman, que estava no segundo posto antes desta etapa. O holandês, que ficou no quinto lugar em Laghi di Cancano, assume a camisola rosa mas tem apenas 12 segundos de vantagem sobre Jai Hindley e 15 segundos sobre Tao Geoghegan Hart. Faltam apenas três tiradas.

João Almeida foi sétimo na etapa e desceu para o quinto lugar na classificação geral, atrás de Kelderman, Hindley, Geoghegan Hart e Pello Bilbao. João está a 2m16s do novo líder da geral. Recorde-se que João Almeida bateu recordes no ciclismo português, ao liderar a Volta a Itália logo desde o terceiro dia da prova até à 18.ª etapa.

Histórico: camisola azul vai ser portuguesa

Rúben Guerreiro merece também destaque: voltou a somar pontos na montanha e segurou a camisola azul, símbolo da liderança entre os trepadores.

Ruben acumula agora 234 pontos na classificação da montanha, mais 112 do que Thomas de Gendt. Uma diferença matematicamente irrecuperável nas etapas que faltam.

É a primeira vez, numa das três grandes voltas (França, Itália, Espanha), que uma das classificações principais vai ser ganha por um ciclista português.

NMT, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Tribunal condena corticeira da Feira por despedir trabalhadora que denunciou assédio

A corticeira Fernando Couto foi condenada pelo Tribunal da Feira a pagar uma coima de cerca de 11 mil euros por ter despedido a operária Cristina Tavares, após esta ter denunciado ser vítima de assédio …

Dupla de cientistas apresenta uma nova abordagem para reciclar plástico

Um novo estudo oferece uma abordagem totalmente nova para reciclar plástico, tendo sido inspirada na forma como a natureza naturalmente "recicla" os componentes dos polímeros orgânicos presentes no ambiente. As proteínas são um dos principais compostos …

Edição de 2021 da Web Summit recebe 40 mil participantes. Moedas como presidente não será problema

Evento, que se realiza entre 1 e 4 de Novembro, volta a decorrer em formato presencial depois de em 2020 a pandemia ter transferido as atividades para o ambiente digital. O presidente executivo da Web Summit, …

Alunos carenciados com desempenho inferior aos dos mais favorecidos

Mesmo tendo acesso a meios digitais, o desempenho dos alunos carenciados foi sempre “inferior” aos dos seus colegas oriundos de meios mais favorecidos.  Segundo noticia o Público, esta é uma das principais conclusões a que chegou …

José Rendeiro condenado a três anos e seis meses de prisão efetiva

Embaixador jubilado Júlio Mascarenhas acusa o BPP de o ter convencido a investir num produto com juros e capital garantido num momento em que o banco já atravessava sérias dificuldades. O antigo presidente do Banco Privado …

Cantor R. Kelly declarado culpado por crime organizado e tráfico sexual

O cantor norte-americano R. Kelly foi esta segunda-feira declarado culpado por crime organizado e tráfico sexual, após um julgamento em Nova Iorque, nos Estados Unidos da América (EUA), que decorreu durante seis semanas, no qual …

"A FIFA engloba 211 países e 133 nunca estiveram num Mundial"

Arsène Wenger apresenta argumentos para defender a realização de um campeonato do mundo de dois em dois anos. O novo calendário FIFA continua a originar reacções e entrevistas. Arsène Wenger falou sobre as propostas - a …

Responsáveis do Lar do Comércio acusados por 67 crimes de maus tratos

O Ministério Público (MP) imputou 67 crimes de maus tratos, 17 deles agravados por resultarem em morte, a um ex-presidente e a uma diretora de serviços do Lar do Comércio, em Matosinhos. Num processo em que …

Sporting: espanhóis analisam o "maior" Haaland

Avançado do Borussia Dortmund apresenta recordes que, nem Messi, nem Cristiano, tinham. O Sporting entra em campo para a segunda jornada da Liga dos Campeões, diante de um Borussia Dortmund que tem no seu plantel uma …

Escola proíbe alunos de levarem almoço de casa. Ministério da Educação fala em “recomendação”

Interpretações distintas das normas emitidas pelo Ministério da Educação e a inexistência de equipamentos para aquecer as refeições em linha com as recomendações de segurança motivadas pela covid-19 podem estar na origem da decisão. Os alunos …