Giro: João Almeida desce; mas camisola azul vem para Portugal

Luca Zennaro / EPA

Mais de duas semanas depois, a camisola rosa tem novo dono: Wilco Kelderman. Duo de fugitivos controlou etapa rainha, João Almeida ficou para trás. Rúben Guerreiro vai ficar com a camisola azul até ao final.

João Almeida já não é o líder da Volta a Itália em bicicleta. A três dias do final da prova, o ciclista português passou por dificuldades, já esperadas, na “etapa rainha” do Giro. Foram mais de 200 quilómetros, com quatro subidas pelo meio e uma delas, a Passo dello Stelvio, contou com quase 25 quilómetros e uma inclinação média de 7,4%.

Foi precisamente no Stelvio que João Almeida ficou para trás. Quando essa subida terminou, o português estava já a quase quatro minutos da frente da corrida; e todos os outros candidatos estavam à sua frente, já nessa altura.

Na última subida, na chegada a Laghi di Cancano, a diferença aumentou pouco, enquanto um duo de fugitivos se destacou na frente: Jai Hindley e Tao Geoghegan Hart, que eram terceiro e quarto classificados na geral, antes desta quinta-feira. Hindley ganhou a etapa, com Geoghegan Hart logo a seguir.

O novo líder é, no entanto, Wilco Kelderman, que estava no segundo posto antes desta etapa. O holandês, que ficou no quinto lugar em Laghi di Cancano, assume a camisola rosa mas tem apenas 12 segundos de vantagem sobre Jai Hindley e 15 segundos sobre Tao Geoghegan Hart. Faltam apenas três tiradas.

João Almeida foi sétimo na etapa e desceu para o quinto lugar na classificação geral, atrás de Kelderman, Hindley, Geoghegan Hart e Pello Bilbao. João está a 2m16s do novo líder da geral. Recorde-se que João Almeida bateu recordes no ciclismo português, ao liderar a Volta a Itália logo desde o terceiro dia da prova até à 18.ª etapa.

Histórico: camisola azul vai ser portuguesa

Rúben Guerreiro merece também destaque: voltou a somar pontos na montanha e segurou a camisola azul, símbolo da liderança entre os trepadores.

Ruben acumula agora 234 pontos na classificação da montanha, mais 112 do que Thomas de Gendt. Uma diferença matematicamente irrecuperável nas etapas que faltam.

É a primeira vez, numa das três grandes voltas (França, Itália, Espanha), que uma das classificações principais vai ser ganha por um ciclista português.

NMT, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Encontrado cemitério perto do campo de concentração de Auschwitz

Um residente local descobriu cerca de 12 crânios humanos e vários ossos na margem do rio que atravessa a cidade vizinha de Oswiecim, perto de Auschwitz. As autoridades estão a investigar se os restos mortais …

Taiwan vai ter uma enfermaria hospitalar feita de lixo reciclado

O Hospital da Universidade Católica Fu Jen, em Taipei, capital de Taiwan, vai ter a primeira enfermaria hospitalar do mundo construída com materiais reciclados. Quando a pandemia da covid-19 apareceu, o arquiteto e engenheiro taiwanês Arthur Huang …

Turquia 0-3 Itália | Euro arranca com vitória italiana

A Itália, campeã europeia em 1968, venceu hoje a Turquia por 3-0, no encontro inaugural do Euro2020 de futebol, disputado no Estádio Olímpico de Roma, a contar para a primeira jornada do Grupo A. A 16.ª …

"Exército" de cabras ajuda a prevenir incêndios florestais na Califórnia

A Califórnia soltou um "exército" de cabras para mastigar arbustos e ervas demasiado grandes em todo o estado na esperança de reduzir o risco de incêndios florestais neste verão. Este tipo de vegetação inflamável contribui para …

Kim Jong-un perdeu peso (e isso pode ter consequências geopolíticas)

O líder norte-coreano parece ter perdido algum peso, o que já levou alguns analistas políticos a avançar com algumas teorias e possíveis consequências geopolíticas. Depois de não ser visto em público durante quase um mês, o …

Portugal Campeão Europeu em 2016

Campeões em 2016, ausentes do Euro 2020: onde estão esses 12 portugueses?

Mais de metade dos jogadores convocados por Fernando Santos para o histórico Europeu 2016 não vai estar nesta edição do torneio. Rui Patrício, Pepe, Raphaël Guerreiro, José Fonte, Cristiano Ronaldo, João Moutinho, Anthony Lopes, Danilo Pereira, …

Marrocos avisa a Europa que Ceuta “é uma cidade marroquina ocupada”

A Câmara dos Representantes de Marrocos condenou a moção aprovada pelo Parlamento Europeu (PE) a rejeitar a estratégia do Governo de Rabat na recente crise migratória em Ceuta e reforçou o estatuto do enclave espanhol …

Hong Kong vai censurar filmes em busca de “ameaças à segurança nacional”

As autoridades de Hong Kong vão começar a censurar todos os filmes nacionais e estrangeiros em busca de casos que possam ser interpretados como “violações da segurança nacional”, no mais recente exemplo do reforço do …

Reino Unido confirma que variante Delta é 60% mais transmissível

O Reino Unido registou 17 mortes e 8.125 casos de covid-19 nas últimas 24 horas, de acordo com os dados oficiais mais recentes, que hoje também confirmaram que a variante Delta é 60% mais transmissível. Um …

Médicos de Saúde Pública pedem "cautela" e alertam que a "pandemia ainda não acabou"

A Associação de Médicos de Saúde Pública apelou hoje à população para ter “algumas cautelas” em celebrações familiares e noutros contextos, lembrando que a vacina contra a covid-19 não é “100% eficaz” e que a …