Joan Laporta eleito presidente do Barcelona (e já falou sobre o futuro de Messi)

Marta Perez / EPA

Joan Laporta, o novo presidente do FC Barcelona

Joan Laporta foi eleito presidente do FC Barcelona, este domingo, sucedendo ao contestado Josep Maria Bartomeu, ao recolher 30.184 votos (54,28% do total), nas eleições para os órgãos sociais do clube espanhol.

Joan Laporta, que já presidiu o Barcelona entre 2003 e 2010, bateu na corrida eleitoral os outros dois candidatos à liderança do clube catalão, Víctor Font e Toni Freixa, que recolheram 16.679 (29,99%) e 4769 votos (8,58%), respetivamente, tendo alcançado 54,28% dos votos.

Um total de 55.611 sócios, correspondente a 50,42% do universo de associados do Barcelona, participaram no ato eleitoral, apesar das fortes restrições impostas pelas autoridades sanitárias devido à pandemia de covid-19.

“Estas eleições fazem de nós mais do que um clube. São as eleições mais importantes da história do clube e que se realizaram em condições com as máximas dificuldades devido à pandemia. Estamos muito agradecidos aos sócios, à Comissão de Gestão e à organização das eleições, a todos aqueles que permitiram esta festa da democracia, esta festa barcelonista”, começou por dizer Laporta no seu discurso de vitória, citado pelo jornal online Observador.

Cerca de quatro meses depois da demissão de Josep Maria Bartomeu, a 27 de outubro de 2020, Laporta foi eleito presidente do Barça, um dos maiores símbolos da Catalunha, e tem como tarefa prioritária assegurar a continuidade do futebolista argentino Lionel Messi, cujo contrato termina no dia 30 de junho.

“Fazem hoje 20 anos desde que um miúdo chamado Leo Messi fez a estreia como infantil B do Barça. Ver que se tornou o melhor do mundo, o melhor da história e que veio aqui votar hoje com o seu filho é mais uma mostra daquilo que sempre dissemos: o Leo ama o Barça. Essa é a reflexão, o melhor do mundo ama o Barça. Oxalá isso sirva para que possa continuar no Barça, é isso que queremos”, continuou Laporta.

“A nossa grande família culé vai superar as dificuldades e vamos conseguir os nossos objetivos. Que ninguém esteja a sofrer, os sócios continuarão a ser os proprietários do clube. Uma última reflexão: quando digo que temos de estar todos juntos, falo dos candidatos e dos adversários que tive. Peço a todos os que sejam do Barcelona que não pensem só no que o clube pode fazer por vocês mas também o que vocês podem fazer pelo clube. O melhor que podemos fazer é querer”, disse ainda.

Segundo o jornal desportivo O Jogo, que cita o espanhol AS, o novo presidente já elegeu o seu primeiro alvo e prepara-se para apresentar uma proposta por Alaba, médio que vai abandonar o Bayern de Munique.

Recorde-se que Bartomeu, que está a ser investigado no processo ‘Barçagate’ (uma alegada campanha difamatória contra opositores), liderou o clube entre 2014 e 2020, com Carles Tusquets a sucedê-lo, de forma interina, a partir de outubro do ano passado, após muita pressão de adeptos e até de atletas, como Messi, que ameaçou sair no verão de 2020.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

O "aeroporto do amanhã" está abandonado no meio de um pântano dos Estados Unidos

Era para ser o "aeroporto do amanhã", um centro intercontinental para aviões supersónicos com seis pistas e conexões ferroviárias de alta velocidade para as cidades vizinhas. Hoje, é pouco mais do que uma pista no …

Facebook remove (acidentalmente) página oficial de Ville de Bitche, uma remota cidade francesa

O Facebook apagou a página de Ville de Bitche, uma remota cidade francesa. O município passou um mês a apelar à rede social para repor a página. "Recebemos uma mensagem no Facebook e também percebemos que …

NASA escolheu SpaceX de Elon Musk para a próxima missão tripulada à Lua

Elon Musk fecha contrato de 2,9 mil milhões de dólares para levar o Homem novamente à Lua. O contrato é a mais importante vitória da SpaceX e reforça a posição da empresa como parceira …

Benfica 1-2 Gil Vicente | Galo canta e silencia águia na Luz

STOP. O Gil Vicente visitou na tarde deste sábado o Benfica e saiu do palco da Luz com os três pontos na bagagem e a “cantar de galo”, ao vencer por 2-1, num duelo relativo …

"Longa vida à monarquia." Realeza britânica tende a viver mais três décadas do que a população geral

As diferenças na longevidade de alguns membros da família real em comparação com a população em geral são extremamente grandes, mas não incomuns. O príncipe Filipe, marido da rainha Isabel II e o consorte mais antigo …

Abominável (e falso) Homem das Neves. Líder russo usou Yeti para atrair turistas para a Sibéria

Um dos líderes regionais mais antigos de Vladimir Putin confessou ter encenado avistamentos falsos de Yetis numa tentativa de encorajar o turismo na Sibéria. Aman Tuleev, um dos líderes regionais de longa data do Presidente russo …

Irão já está a enriquecer urânio a 60%

O Irão avisou e já está a cumprir. Menos de uma semana depois de ter acusado Israel de um ataque contra a sua principal central nuclear, o país diz estar a enriquecer urânio com uma …

Salvini vai a julgamento em Itália por bloqueio de migrantes em navio

Matteo Salvini, líder do partido de extrema-direita italiano Liga, vai ser julgado por acusações de sequestro pela sua decisão de impedir o desembarque de 147 migrantes resgatados no Mediterrâneo pela Open Arms, em agosto de …

Maldivas ponderam oferecer vacinas aos turistas

As Maldivas estão a ponderar dar aos turistas a vacina contra covid-19 quando chegarem para férias, de modo a incentivar o turismo. As Maldivas estão prontas para enfrentar a concorrência acessa assim que o turismo reabrir …

SOS Racismo diz que SEF atentava contra direitos dos imigrantes e aplaude extinção

O Governo decidiu extinguir o SEF e substituí-lo pelo novo Serviço de Estrangeiros e Asilo, com diferentes moldes de funcionamento. A associação SOS Racismo congratulou-se este sábado com a extinção do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras …