/

Joacine não está inscrita no congresso do Livre

Rodrigo Antunes

De acordo com o semanário Expresso, a deputada única do Livre não se inscreveu na reunião magna do partido, que se realiza este fim de semana, em Lisboa.

A deputada do Livre, Joacine Katar Moreira, e o seu assessor, Rafael Martins, não estão inscritos no IX Congresso do partido que se realiza este fim de semana, no Centro Cívico Edmundo Pedro, em Lisboa.

Tanto Joacine como Rafael Martins integram os órgãos do partido, pelo que poderão aparecer no sábado na reunião magna e inscreverem-se na hora, avança o Expresso. No entanto, ainda há dúvidas se a deputada estará presente no Congresso, onde será votada uma deliberação da Assembleia para lhe retirar a confiança política.

O órgão máximo do Livre entre congressos reconhece as “consequências gravosas” da medida, mas garante que não é possível manter a confiança política “em quem, por opção própria, reiteradamente prescindiu” de representar o partido e manteve uma postura de oposição face aos órgãos internos.

“A Assembleia manifesta-se consternada pelos factos que conduziram a esta decisão e que tanto têm custado aos portugueses e portuguesas, sobretudo a eleitores, membros e apoiantes do Livre. No entanto, a relação da deputada com os órgãos do partido tem sido de antagonismo e polarização, ao adotar a partir de São Bento, uma postura de constante e reiterado confronto com estes órgãos”, refere o documento.

Joacine Katar Moreira integra o Grupo de Contacto, o órgão executivo do partido, enquanto Rafael Esteves Martins faz parte do Conselho de Jurisdição, responsável pela interpretação e aplicação da lei, dos estatutos e regulamento. Contudo, nenhum dos dois são candidatos aos novos órgãos internos do Livre.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.