Joacine lamenta não poder votar à distância (mas o requerimento chegou à AR “já após o início” da sessão)

TIago Petinga / Lusa

A deputada não inscrita Joacine Katar Moreira lamentou na sua conta pessoal do Facebook o facto de não poder votar esta quinta-feira contra o fim do financiamento público às atividades tauromáquicas.

Numa publicação na sua página oficial do Facebook, Joacine Katar Moreira, que se encontra quarentena voluntária depois de ter contactado com uma pessoa infetada pela covid-19, lamenta que não lhe tenha sido permitido votar por videoconferência.

“Votaria favoravelmente todas [as propostas em causada] se me tivesse sido permitido a votação por videoconferência, embora, a meu ver, devêssemos ir para além do fim do financiamento legislando para o fim das touradas”, escreveu na rede social.

A deputada já tinha criticado o facto de o presidente da Assembleia da República (AR), Eduardo Ferro Rodrigues, lhe ter recusado votar à distância por estar em quarentena após ter tido contacto com um infetado com covid-19.

“Dado que vivemos tempos excecionais, venho solicitar a V. Exa. que me seja permitido marcar presença à distância, bem como votar nessas condições, tal como já acontece nas Reuniões Ordinárias”, podia ler-se no requerimento, citado pelo Expresso.

Contactado pelo semanário, fonte do gabinete de Ferro Rodrigues afirma que Joacine Katar Moreira apresentou o requerimento “já após o início da reunião plenária”.

Além disso, recordou a mesma fonte, foi decidido em Conferência de Líderes na reunião de 13 de maio que era apenas permitida a votação presencial com exceção dos deputados eleitos pela Regiões Autónomas e pelos Círculos da Europa e Fora da Europa.

“Nesse contexto, não era possível abrir uma exceção às regras estabelecidas que permitisse acomodar o propósito da deputada Não Inscrita Joacine Katar Moreira, que, além do mais, não intervinha nas avocações do Orçamento Suplementar”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Bolsonaro diz estar de "consciência tranquila". Brasil com quase 100 mil mortos

O Presidente do Brasil afirmou, esta quinta-feira, que está de "consciência tranquila", num momento em que o país sul-americano está quase a chegar aos 100 mil mortos por causa da pandemia de covid-19. "Estamos de consciência …

PSP já apanhou mais de três mil pessoas a conduzir sem carta este ano

O número de pessoas detetadas a conduzir sem carta aumentou 22% nos sete primeiros meses deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. "De 1 de janeiro a 31 de julho de 2020, …

"Vacina deve ser um bem global de saúde pública". OMS critica "nacionalismo de vacinas"

A Organização Mundial de Saúde (OMS) criticou na quinta-feira o "nacionalismo de vacinas" para a covid-19, afirmando que qualquer país terá benefícios económicos e de saúde se o resto do mundo recuperar da pandemia. "O nacionalismo …

Depois da explosão, os protestos em Beirute. Manifestantes anti-Governo pedem mudança política urgente

Esta quinta-feira, dezenas de manifestantes foram dispersos com gás lacrimogéneo quando protestavam na sequência da explosão em Beirute, capital do Líbano, que provocou pelo menos 149 mortos, cinco mil feridos e a destruição de casas …

Em vez de flores, família de Fernanda Lapa pede donativos por Bruno Candé

A família da atriz, que faleceu esta quinta-feira, apela a que quem queira oferecer flores para o funeral faça antes um donativo para os herdeiros do ator Bruno Candé, que foi assassinado, em Lisboa. "A Família …

Orbán diz que todos os migrantes ilegais são potenciais "bombas biológicas"

O primeiro-ministro da Hungria, o ultranacionalista Viktor Orbán, defendeu esta sexta-feira que se deve impedir a chegada de imigrantes ilegais ao país porque estes são potenciais "bombas biológicas" devido à covid-19. Conhecido pelos seus discursos contra …

Donald Trump proíbe transações com empresa chinesa detentora do TikTok

Donald Trump assinou uma ordem executiva que proíbe as transações com a ByteDance no prazo de 45 dias e o Senado já aprovou o projeto de lei que proíbe o descarregamento e utilização da aplicação. …

Preocupado com os incêndios, Marcelo admite interromper férias. Ontem foi o pior dia

O Presidente da Repúblic disse esta quinta-feira que está a acompanhar a vaga de incêndios que assola o território continental e admitiu a possibilidade de interromper as férias no Porto Santo se a situação piorar. "É …

Portugal foi o "patinho feio", mas volta a estar em contraciclo com a Europa (por bons motivos)

Portugal destaca-se agora por apresentar uma tendência de redução de novos casos de infeção pelo novo coronavírus, ao contrário de outros países europeus. Quando o novo coronavírus começou a ganhar terreno no continente europeu, Portugal foi …

Kim Jong-un insiste que a Coreia do Norte travou o vírus, mas intensifica combate à covid-19

Kim Jong-un tem repetido várias vezes que a Coreia do norte "travou o vírus maligno", mas o reforço das medidas de combate à covid-19 e a canalização urgente de material médico e alimentos para Kaesong …