Joacine lamenta não poder votar à distância (mas o requerimento chegou à AR “já após o início” da sessão)

TIago Petinga / Lusa

A deputada não inscrita Joacine Katar Moreira lamentou na sua conta pessoal do Facebook o facto de não poder votar esta quinta-feira contra o fim do financiamento público às atividades tauromáquicas.

Numa publicação na sua página oficial do Facebook, Joacine Katar Moreira, que se encontra quarentena voluntária depois de ter contactado com uma pessoa infetada pela covid-19, lamenta que não lhe tenha sido permitido votar por videoconferência.

“Votaria favoravelmente todas [as propostas em causada] se me tivesse sido permitido a votação por videoconferência, embora, a meu ver, devêssemos ir para além do fim do financiamento legislando para o fim das touradas”, escreveu na rede social.

A deputada já tinha criticado o facto de o presidente da Assembleia da República (AR), Eduardo Ferro Rodrigues, lhe ter recusado votar à distância por estar em quarentena após ter tido contacto com um infetado com covid-19.

“Dado que vivemos tempos excecionais, venho solicitar a V. Exa. que me seja permitido marcar presença à distância, bem como votar nessas condições, tal como já acontece nas Reuniões Ordinárias”, podia ler-se no requerimento, citado pelo Expresso.

Contactado pelo semanário, fonte do gabinete de Ferro Rodrigues afirma que Joacine Katar Moreira apresentou o requerimento “já após o início da reunião plenária”.

Além disso, recordou a mesma fonte, foi decidido em Conferência de Líderes na reunião de 13 de maio que era apenas permitida a votação presencial com exceção dos deputados eleitos pela Regiões Autónomas e pelos Círculos da Europa e Fora da Europa.

“Nesse contexto, não era possível abrir uma exceção às regras estabelecidas que permitisse acomodar o propósito da deputada Não Inscrita Joacine Katar Moreira, que, além do mais, não intervinha nas avocações do Orçamento Suplementar”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.