Um ano após o divórcio com o Livre, Joacine faz balanço positivo

Joacine Katar Moreira deixou o Livre sem qualquer representação política na Assembleia da República há um ano, depois de ter perdido a confiança política do partido. Em declarações ao Público, assumiu que foi um ano “desafiante”, mas que o balanço é positivo.

Na ótica de Joacine Katar Moreira, o balanço do último ano é positivo. Ainda assim, a deputada não inscrita aponta algumas dificuldades, como as alterações ao Regimento da Assembleia da República, uma “obra de PS e PSD”.

Ao jornal Público, Joacine disse que, agora, tem “liberdade para tornar mais audíveis as vozes e preocupações” dos movimentos sociais e da sociedade civil em geral que a contacta em audiências e que houve uma “redução de interferências negativas e contratempos” e da “perseguição mediática feroz”.

A sua grande aposta foi a agenda pela igualdade, afirmando-se como “a voz do movimento antirracista” no Parlamento. O seu contributo fica também marcado pelos projetos relacionados com a ferrovia, a mineração e as alterações climáticas.

Além disso, destacou as 11 medidas que conseguiu incluir no último Orçamento do Estado, através da sua abstenção, e que obrigaram o Governo a comprometer-se com o aumento de verbas para a saúde mental, o alargamento dos benefícios fiscais do mecenato cultural e a criação de um Observatório Independente do discurso de ódio.

Ao diário, a deputada queixou-se da “falta de verbas” para assessoria, dizendo que “isso condiciona o tanto que ainda poderia fazer mais”, depois de ter perdido o seu chefe de gabinete, em dezembro.

Joacine considera também injusto que tenha sido financeiramente penalizada quando ficou sem partido, enquanto o Livre ficou com toda a subvenção que recebeu nas eleições legislativas apesar de não ter “de prestar contas nem sequer aos eleitores”.

Pedro Mendonça, membro do grupo de contacto [direção], disse ao Público que o Livre “não se arrepende” de ter retirado a confiança política à sua única deputada eleita. “Um partido que tem coragem de retirar a confiança política ao seu único deputado é porque leva as coisas a sério.”

De acordo com o diário, o Livre continua a trabalhar no seu modelo de eleições primárias. Nas autárquicas serão esperadas mais mudanças”, quer através do reforço do compromisso entre os candidatos e os ideais do partido e da defesa do “programa eleitoral à eleição respetiva”, quer através do aumento de debates para aumentar a exposição de ideias, vincou.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Rio Ave 0 - 2 Sporting | Leão invicto com uma garra no “caneco”

O Sporting registou o 31º jogo consecutivo sem perder na Liga NOS. Na visita ao Rio Ave, os “leões” venceram o Rio Ave por 2-0 e estão muito perto de conquistar o ceptro de campeões …

Taylor's lança vinho do Porto produzido na vindima de 1896 (e custa uma pequena fortuna)

A Taylor's vai lançar um "raro" vinho do Porto produzido na vindima de 1896, na Região Demarcada do Douro, e que tem uma edição limitada de 1.700 decantadores de cristal, embalados numa luxuosa caixa de …

"Este calendário pode ser muito mais perigoso do que finalizar o campeonato"

Dois treinadores de equipas femininas de andebol analisaram a sucessão de jornadas duplas em fins-de-semana consecutivos. Diogo Guerra avisa: "Este calendário é uma irresponsabilidade enorme. Só espero que ninguém se aleije". A primeira divisão nacional feminina …

Mulher dá à luz nove bebés, mais dois do que mostraram as ecografias

Uma mulher de 25 anos deu à luz nove bebés, mais dois do que mostraram as várias ecografias realizadas ao longo da gravidez. O caso aconteceu no Mali. Este está a ser considerado um recorde mundial …

Andrea Bocelli dá dois concertos em Coimbra em 25 e 26 de junho

O tenor italiano Andrea Bocelli vai atuar no Estádio Cidade de Coimbra em 25 e 26 de junho, em dois concertos que contam com a participação da fadista Mariza. "Em cumprimento das normas de segurança e …

Califórnia vai ter o maior sistema de armazenamento de energia não hidrelétrica do mundo

A empresa canadiana Hydrostor, que fornece soluções de armazenamento de energia de longa duração, revelou esta semana que irá desenvolver 1.000 MW de CAES na Califórnia, de acordo com um comunicado. O CAES é um tipo …

Seis anos e mil milhões de links depois, cientistas concluem que a Internet está a crescer (e a encolher)

Uma equipa de investigadores analisou mil milhões de links ao longo de seis anos e concluiu que a Internet está tanto a crescer como a encolher. O mundo online está em constante expansão — sempre agregando …

Há estranhas rádios-fantasma na Rússia (e exploradores entraram numa delas)

Aos 14 anos, um jovem comprou um rádio de ondas curtas e estava a testá-lo quando encontrou a transmissão errada - uma rádio fantasma. Imagine que é um entusiasta da rádio, sozinho à noite, a trabalhar …

Dinheiro e refeições grátis. A Sérvia vai recompensar os cidadãos que forem vacinados

O Presidente da Sérvia, Aleksandar Vucic, anunciou esta quarta-feira que serão pagos 25 euros aos cidadãos já vacinados contra a covid-19 e aos que se vão vacinar até final de maio, uma iniciativa original no …

Ivã, o (não tão) Terrível. Aliado de Putin reescreve história para reabilitar reputação do primeiro czar da Rússia

Segundo um alto funcionário russo, Ivã, o Terrível, não era terrível e a sua reputação de tirano cruel é o resultado de uma campanha de difamação realizada pelo Ocidente no século XVI. Nikolai Patrushev, o poderoso …