/

Não é um pássaro, nem um avião. É um “Jetman” a quebrar recordes no Dubai

São várias as empresas que trabalham atualmente nos seus próprios veículos voadores. Não admira que, no futuro, seja comum depararmo-nos com um jetman a rasgar os céus.

A Jetman Dubai fez história, assumindo o papel do que mais perto temos de um verdadeiro Iron Man. No dia 14 de fevereiro, o piloto Vince Reffet levantou voo na vertical, atingindo grandes altitudes muito mais rapidamente do que nos habitámos a ver com este tipo de jetpacks.

O veículo, controlado manualmente, conta com a ajuda de quatro pequenos motores que fizeram com que o piloto rasgasse os céus, atingindo um quilómetro de altitude em apenas 30 segundos. No comunicado da Jetman Dubai a empresa indica que Reffet atingiu os 240km/h.

Esta é a primeira vez que um piloto combina um voo em baixa altitude com acrobacias em alta altitude no mesmo voo.

“Estamos felizes por conseguirmos este voo incrível. É o resultado de um trabalho de equipa completo onde cada pequeno passo gerou grandes resultados. Foi tudo planeado ao pormenor e estava para lá de feliz pelo progresso alcançado. É outro passo neste projeto a longo-prazo”, lê-se no comunicado de Vince Reffet.

De acordo com os organizadores da Exposição Mundial 2020, o piloto de 34 anos atingiu os 100 metros de altura em 8 segundos, em 12 segundos estava nos 200 metros, aos 19 voava a 500 metros e atingiu os 1000 metros em apenas 30 segundos.

No final de um voo de 3 minutos, em que fez um loop a 1800 metros de altitude, Reffet abriu o paraquedas a 1500 metros antes de aterrar no Skydive Dubai.

Totalmente controlado pelo corpo humano, este equipamento permite que o Jetman atinja velocidades até 400 km/h, plane, mude de direção e faça loopings.

Mas a ambição ainda fala mais alto: o passo seguinte é conseguir alcançar a mesma façanha, mas sem a necessidade de um paraquedas para aterrar.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.