Não é um pássaro, nem um avião. É um “Jetman” a quebrar recordes no Dubai

São várias as empresas que trabalham atualmente nos seus próprios veículos voadores. Não admira que, no futuro, seja comum depararmo-nos com um jetman a rasgar os céus.

A Jetman Dubai fez história, assumindo o papel do que mais perto temos de um verdadeiro Iron Man. No dia 14 de fevereiro, o piloto Vince Reffet levantou voo na vertical, atingindo grandes altitudes muito mais rapidamente do que nos habitámos a ver com este tipo de jetpacks.

O veículo, controlado manualmente, conta com a ajuda de quatro pequenos motores que fizeram com que o piloto rasgasse os céus, atingindo um quilómetro de altitude em apenas 30 segundos. No comunicado da Jetman Dubai a empresa indica que Reffet atingiu os 240km/h.

Esta é a primeira vez que um piloto combina um voo em baixa altitude com acrobacias em alta altitude no mesmo voo.

“Estamos felizes por conseguirmos este voo incrível. É o resultado de um trabalho de equipa completo onde cada pequeno passo gerou grandes resultados. Foi tudo planeado ao pormenor e estava para lá de feliz pelo progresso alcançado. É outro passo neste projeto a longo-prazo”, lê-se no comunicado de Vince Reffet.

De acordo com os organizadores da Exposição Mundial 2020, o piloto de 34 anos atingiu os 100 metros de altura em 8 segundos, em 12 segundos estava nos 200 metros, aos 19 voava a 500 metros e atingiu os 1000 metros em apenas 30 segundos.

No final de um voo de 3 minutos, em que fez um loop a 1800 metros de altitude, Reffet abriu o paraquedas a 1500 metros antes de aterrar no Skydive Dubai.

Totalmente controlado pelo corpo humano, este equipamento permite que o Jetman atinja velocidades até 400 km/h, plane, mude de direção e faça loopings.

Mas a ambição ainda fala mais alto: o passo seguinte é conseguir alcançar a mesma façanha, mas sem a necessidade de um paraquedas para aterrar.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Carlos César acusa BE e PCP de terem preferido "jogos de poder"

O presidente do PS acusou, esta segunda-feira, os partidos de esquerda de terem preferido "os jogos de poder", no seguimento do anúncio de ambos do voto contra o Orçamento do Estado para 2022 (OE2022). "BE e …

O dirigente do PSD Paulo Mota Pinto

Mota Pinto aponta "irresponsabilidade" de marcar diretas. Rangel reforça importância de ter líder "fortemente legitimado"

O dirigente do PSD defendeu, esta segunda-feira, que o partido "está preparado" para legislativas antecipadas, defendendo que estas devem ocorrer "o mais rapidamente possível". Em declarações à agência Lusa, o presidente da Mesa do Congresso e …

EMA aprova terceira dose da vacina da Moderna a partir dos 18 anos

A Agência Europeia do Medicamento (EMA) deu luz verde, esta segunda-feira, à administração da terceira dose da vacina da Moderna a partir dos 18 anos. Em comunicado, a agência refere que os dados apontam que uma …

Câmara do Porto aprova sistema de videovigilância no centro histórico

Esta segunda-feira, na reunião do Executivo portuense, foi aprovado, com o voto contra da CDU e do BE, o protocolo a celebrar com a PSP para implementação da videovigilância na Baixa do Porto. O presidente da …

Conselho das Finanças Públicas alerta para riscos na TAP e falta de orçamentação para Novo Banco

O Conselho das Finanças Públicas (CFP) alertou esta segunda-feira, numa análise à proposta do Governo para o Orçamento do Estado de 2022 (OE2022), para a possibilidade de se injetar mais dinheiro na TAP e no …

O presidente executivo do Novo Banco, António Ramalho

Novo Banco apresenta nova imagem. "Agora é o renascimento", diz Ramalho

O presidente do Novo Banco disse, esta segunda-feira, que a nova imagem representa o "renascimento" da instituição financeira, que está numa "rota de lucro e rendibilidade". Na apresentação da nova imagem de marca do Novo Banco, …

Governo disponível para suspender caducidade de convenções coletivas "sem limite de tempo"

O Governo está disponível para avançar com a suspensão dos prazos da caducidade das convenções coletivas "sem limite de tempo", disse, esta segunda-feira, no Parlamento a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. A medida foi …

PEV também vota contra o Orçamento do Estado para 2022

O partido ecologista "Os Verdes" (PEV) anunciou, esta segunda-feira, que também vai votar contra o Orçamento do Estado para 2022. Em conferência de imprensa, na Assembleia da República, José Luís Ferreira disse que "o grupo parlamentar …

Governo lamenta decisão do PCP. "Nunca tínhamos ido tão longe como fomos este ano"

O secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares reagiu, esta segunda-feira à tarde, na Assembleia da República, ao anúncio de voto contra do PCP ao Orçamento do Estado para 2022 (OE2022). Na Assembleia da República, Duarte Cordeiro …

Vulcão Cumbre Vieja lança lava, cinzas e fumo em La Palma

Vulcão de La Palma "no auge da atividade". Derrocada parcial do cone revela grande fonte de lava

Uma derrocada parcial do cone do vulcão da ilha de La Palma, nas Canárias, deixou à vista uma grande fonte de lava, segundo o Instituto Vulcanológico das Ilhas Canárias (Involcan). "Estamos no auge da atividade" do …