Jesus voltou a testar negativo. Benfica confirma presença na Taça da Liga

1

José Coelho / Lusa

O treinador do Benfica voltou a testar negativo ao novo coronavírus, num segundo teste realizado esta terça-feira, dia em que o clube anunciou ter 17 casos de infeção na sua estrutura profissional de futebol.

“O Benfica esclarece que o seu treinador Jorge Jesus voltou hoje a testar negativo à covid-19, pelo que estará amanhã, quarta-feira, no banco a orientar a equipa do Benfica na meia-final da Taça da Liga, em Leiria”, indicou o clube em comunicado.

O treinador nunca foi identificado como um caso positivo, mas o facto de ter apresentado durante o dia “sintomas gripais” levou a que se realizasse um novo teste de despistagem ao vírus SARS-Cov-2.

“A insistência num segundo teste no espaço de 24 horas prendeu-se com aparentes sintomas gripais, sem consequências de maior”, acrescentou o Benfica na mesma nota.

Durante o dia o clube comunicou que 17 elementos testaram positivo, identificando os casos dos futebolistas Gilberto, Grimaldo, Vertonghen, Diogo Gonçalves e Luca Waldschmidt e do presidente Luís Filipe Vieira.

Um cenário que levou o clube a remeter, num primeiro momento, para a Direção-Geral da Saúde a decisão de se apresentar nos próximos 14 dias à competição, e, depois, a comunicar que estará na meia-final de quarta-feira.

“Após ter exposto publicamente, de forma cautelar e transparente, o aumento de casos de covid-19 na sua estrutura profissional, não recebeu por parte das autoridades competentes – DGS e Liga de Clubes – qualquer recomendação contrária às regras até agora vigentes nas competições nacionais. Ou seja, proceder ao isolamento dos jogadores que testaram positivo e incluir no lote de atletas à disposição da sua equipa técnica todos aqueles que testaram negativo, 48 horas antes da partida”, referiu o clube num outro comunicado.

“Nesse sentido, em mais um testemunho de inabalável espírito de grupo e tenacidade do seu plantel, o Benfica reafirma a intenção de marcar presença na meia-final da Taça da Liga, com o desígnio de vencer um troféu que já conquistou por sete vezes”, lê-se.

“O Benfica ressalta que ao longo da época realizou mais de sete mil testes SARS-CoV-2 a todos os elementos da sua estrutura profissional – em média, 82 por cada colaborador – num universo que se situa claramente acima das orientações da DGS e do que se encontra estipulado pela Liga de Clubes, sendo provavelmente a equipa que mais testou em Portugal.”

“Por fim, importa vincar que o comportamento do seu staff se tem pautado, desde sempre e sem exceções, pelo escrupuloso cumprimento das normas e das recomendações emanadas pelas autoridades competentes no que às equipas profissionais concerne em atual contexto pandémico”, conclui.

Além dos casos confirmados pelo clube, a imprensa avançou também que boa parte da equipa técnica está infetada, nomeadamente os treinadores adjuntos João de Deus, Pietra, Fernando Ferreira, Paulo Lopes, Márcio Sampaio ou Mário Monteiro, bem como o diretor e ex-jogador Luisão.

O Benfica defronta, esta quarta-feira, o Sporting de Braga, no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria, já depois de o Sporting ter garantido um lugar na final, ao vencer o FC Porto, por 2-1.

ZAP // Lusa

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.