“O árbitro não tem autoridade nenhuma porque não quer”, diz Jesus

Rodrigo Antunes / Lusa

O treinador encarnado considerou, esta quinta-feira, que os árbitros têm de ter mais autoridade e assumi-la para evitar as cenas de contestação que se têm verificado nos jogos da I Liga.

Questionado, em conferência de imprensa, sobre o que é preciso fazer para mudar o futebol português, Jorge Jesus defendeu que todos os agentes do futebol têm de melhorar, incluindo os treinadores, mas virou também o foco para a contestação às equipas de arbitragem.

Os árbitros têm de ter mais autoridade no jogo“, atirou o técnico, antes de concluir que “têm autoridade, mas têm de assumir-se mais” para controlarem as incidências da partida.

Ato contínuo, o técnico lembrou que no passado, no banco, “só o treinador é que podia falar”, enquanto hoje “toda a gente tem opinião e acha que deve interferir”, o mesmo que acontece no jogo, onde “só o capitão se podia dirigir ao árbitro e hoje todos os jogadores” o fazem.

“Ou seja, o árbitro, hoje, não tem autoridade nenhuma, porque não quer. Porque ele tem autoridade, mas não se quer assumir. Tem de se assumir, tem de se fazer uma reciclagem com quem de direito na arbitragem para dizer: vocês têm autoridade para impor as regras do jogo. E quem não quer, vai para a rua. Tão fácil como isto”, atirou.

O discurso de Jorge Jesus acontecia, também, no seguimento do seu comentário aos acontecimentos de domingo, após o encontro entre Moreirense e FC Porto, onde o técnico defendeu que “treinadores, árbitros e jogadores” têm de “olhar para o produto” que é o futebol e começar a pensar que este “é muito mais importante do que os interesses individuais”.

“E todos temos de abraçar essa causa, senão andamos sempre com estas situações que acontecem no futebol português. E eu, particularmente, gostava de contribuir para que isso não acontecesse”, frisou.

Mais tarde, em resposta a outra pergunta, o técnico voltaria ao tema para defender que é preciso “melhorar o produto, que é o futebol”, considerando que “é tão bem jogado em Portugal”, onde há “dos melhores jogadores e treinadores do mundo”.

“Estas situações fazem-me um bocadinho lembrar antigamente, quando víamos aqueles jogos do futebol sul-americano que acabava tudo à porrada e isso já não existe. E nós temos de começar a pensar e a caminhar todos com uma ideia em defesa do futebol, porque no fundo é isto que nos alimenta e faz com que cada um tenha a sua atividade profissional”, concluiu.

Recorde-se que, depois dos incidentes com a equipa de arbitragem no final do jogo em Moreira de Cónegos, Sérgio Conceição foi castigado com uma suspensão de 21 dias. Os dragões já anunciaram que vão recorrer.

Também esta quinta-feira, o Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol instaurou um processo disciplinar ao empresário Pedro Pinho por “alegadas agressões praticadas contra um jornalista” e suspendeu preventivamente o agente por 20 dias.

Depois, e após insistência do técnico, o encontro com o Tondela passou a dominar a conferência de imprensa, na qual Jesus revelou que ainda não poderá contar com os lesionados Taarabt e Jardel, além do castigado Otamendi.

No entanto, o técnico sugeriu que pode voltar a utilizar um esquema tático com três defesas centrais, uma vez que tem “toda a confiança para lançar no jogo” Morato, defesa central que trabalha diariamente às suas ordens, mas tem alinhado pela equipa B, na II Liga.

O Benfica visita esta sexta-feira o Tondela, em partida da 30.ª jornada, com início marcado para as 19h00, onde vai tentar vencer para colocar pressão sobre o FC Porto, segundo classificado, que só entra em campo, frente ao Famalicão, às 21h15.

Os encarnados seguem a quatro pontos dos dragões, quando faltam disputar cinco encontros, mas Jesus frisou que a sua equipa ainda acredita que tem “todas as possibilidades de recuperar”, apesar de reconhecer que “não tem mais crédito” e que, por isso, “com o Tondela, só os três pontos interessam“.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Covid-19: Portugal com uma morte e 324 novos casos nas últimas 24 horas

Portugal registou hoje uma morte atribuída à covid-19, 324 novos casos de infeção pelo novo coronavírus e uma ligeira subida no número de internamentos em enfermaria, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o …

Roma já tem uma máquina de venda automática de pizza

A capital italiana tem agora uma máquina de venda automática que faz pizzas em apenas três minutos. Os preços variam de 4,50 aos seis euros (e as opiniões sobre esta ideia também). Raffaele Esposito, o napolitano …

Morreu Bo, o cão de água português de Barack Obama

Bo, o cão de água português que o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, adotou em 2009 morreu este domingo com 13 anos, em consequência de um cancro, anunciou o político nas redes sociais. O cão …

Futuro pós-vacinação entre reforço de dose, controlo de variantes e medicamentos

A incerteza sobre a duração da imunidade das vacinas contra a covid-19 deixa o futuro do combate à doença entre o reforço da vacinação, a monitorização de novas variantes e o desenvolvimento de terapêuticas alternativas, …

Presidente da República promulga Carta de Direitos Humanos na Era Digital

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou este sábado a Carta de Direitos Humanos na Era Digital, aprovada em abril na Assembleia da República, segundo uma nota divulgada no site da Presidência. A lei, …

Depois de 17 anos no subsolo, biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos

Biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos. O aviso é de um grupo de cientistas que alerta que, dentro de alguns dias ou semanas, as cigarras da Ninhada X vão surgir depois de 17 …

Foguetão chinês regressou à Terra (e a maior parte desintegrou-se)

Um importante segmento do foguetão chinês desintegrou-se este domingo ao reentrar na atmosfera terrestre e caiu no oceano Índico, perto das Maldivas, anunciou a agência espacial da China. "De acordo com o percurso e análise, pelas …

"Se eu encaixar, eu sento-me." Os gatos adoram caixas ilusórias

Qualquer amante de gatos sabe que estes animais têm uma predileção inata por se sentarem em espaços fechados, mesmo que o espaço seja apenas um contorno bidimensional de um quadrado no chão.  Os cientistas analisaram esta …

Jet pack da Marinha britânica. Fuzileiros navais testam macacão Gravity em exercício de embarque

Quem melhor do que as organizações militares para testar e usufruir dos jet packs? A Marinha Real Britânica e os Fuzileiros Navais reais testaram um macacão a jato, desenvolvido pela empresa Gravity Industries. Esta semana, a …

Marés de Júpiter podem ajudar a perceber a história do Sistema Solar

Uma equipa de investigadores detetou uma pequena perturbação gravitacional em Júpiter. A descoberta pode ajudar a investigar o interior do planeta e perceber melhor a história do Sistema Solar. "Se você tentasse mergulhar em Júpiter, nunca …