Jerónimo vota contra Orçamento Retificativo, BE impõe condições

CDU / Facebook

Jerónimo de Sousa

Jerónimo de Sousa

O Partido Comunista vai votar contra a proposta do Governo de Orçamento Retificativo para 2015, pois discorda do facto de transferir para os contribuintes uma parte dos encargos com o Banif.

O PCP não concorda com a proposta do Governo para o Orçamento Retificativo e, por isso, vai votar contra, segundo afirmou uma fonte do partido à agência Lusa, citada pelo Diário de Notícias.

O Partido Comunista não concorda com a solução encontrada pelo Governo para resolver o caso Banif, uma vez que passa por transferir uma parte dos encargos para os portugueses.

Já o Bloco de Esquerda revelou que vai impor duas condições para aprovar esta proposta, entre elas a criação de uma nova lei de intervenção no sistema financeiro, com a constituição de uma nova autoridade nacional e a retirada de poderes ao Banco de Portugal, e ainda a garantia de que o Novo Banco fica na esfera pública, com o Estado a assumir a direção do Fundo de Resolução e o fim da proteção aos chamados credores séniores.

“Tem que acabar já o tempo em que os bancos privados são limpos com os dinheiros públicos e depois ficam outra vez nas mãos dos privados. É preciso garantir que não haverá outros bancos a exigir cheques em branco”, afirmou Catarina Martins.

A bloquista repetiu ainda para a necessidade dee uma Comissão de Inquérito. “Quando alguém perde, alguém ganhou e é urgente saber quem ganhou com as perdas do Banif. Onde está o dinheiro?”, questionou.

Esta segunda-feira, depois do Conselho de Ministros, o ministro Mário Centeno disse que o Orçamento Retificativo para 2015 vai contar com uma injeção total de 2.255 milhões de euros para financiar a medida de resolução do Banif.

“Foi aprovado no Conselho de Ministros a alteração do Orçamento de Estado que inclui um pacote de ajuda estatal de 2,2 mil milhões de euros, que permitem injeções de capital no Banif no montante de 1.766 milhões de euros, e um empréstimo ao Fundo de Resolução de 489 milhões”, explicou.

O ministro das Finanças adiantou que esta situação vai refletir-se no défice de 2015 em mais de 1 ponto percentual, levando-o para “perto dos 4%”.

A proposta de alterar a lei orçamental será discutida e votada na próxima quarta-feira na Assembleia da República.

ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Parece-me que tanto PCP como BE têm razão no que afirmam e mais coerente e eficaz talvez a proposta do BE, o problema é que também eles não estão isentos de culpa porque logo à partida aceitaram apoiar este governo sabendo que este e outros problemas idênticos existiam e muitos outros hão-de surgir, por isso se estão no matrimónio com um pé dentro outro de fora não me parece lógico andarem a fazer teatro com coisas muito sérias e que tocam na vida de cada cidadão. Também não compreendo que depois de certas afirmações e atitudes do PS em relação à TAP por exemplo, não tenha optado pela nacionalização do Banif uma vez que o Estado já possuía mais de 60% do capital, afinal parece que entre o dizer e fazer a distância é abismal.

    • Segundo os dados tornados públicos, a opção de integrar o BANIF na CGD (íncluindo-o na esfera do Estado) foi rejeitada pela União Europeia.

RESPONDER

Há uma rua no Texas onde todas as casas foram impressas em 3D

Esta é a primeira comunidade de casas impressas em 3D nos EUA que está pronta a receber habitantes. A construção torna as habitações mais resistentes ao fogo e a inundações. Chama-se East 17th Street e fica …

A filha de Picasso doou nove obras do artista espanhol a França

A família de Pablo Picasso doou nove obras do artista ao Estado francês, que serão agora integradas no Museu Picasso, em Paris. Maya, a filha de Pablo Picasso, doou nove obras do artista como parte de …

Dormir bem? Depois da pandemia, não

O novo coronavírus criou uma "nação" de pessoas com insónias. Trabalhar menos horas pode ajudar. Insónias. Já eram um problema para muita gente até ao início de 2020 mas a pandemia que mudou o mundo também …

"Não posso ficar sentado a ver-nos voltar a 1972". Médico desafia a lei no Texas e admite que já fez um aborto

Um médico texano escreveu uma coluna de opinião no Washington Post a admitir que já fez um aborto no estado, depois da lei que proíbe interromper as gravidezes após seis semanas ter entrado em vigor. Em …

A cidade mais segura do mundo foi revelada (e é europeia)

Copenhaga foi eleita a cidade mais segura do mundo em 2021 pelo Índice de Cidades Seguras (SCI), da Economist Intelligence Unit. Quando se trata de escolher o destino a visitar, a segurança é um dos aspetos …

Benfica 3-1 Boavista | Águia evolui com Darwin para a vitória

Desde 1982/83 que o Benfica não vencia os primeiros seis jogos no Campeonato. Pois bem, na noite desta segunda-feira, os encarnados venceram o duelo ante o Boavista e fizeram xeque-mate graças ao bis de Darwin …

Milhões de pessoas em risco de tráfico e escravidão devido à crise climática, revela relatório

Milhões de pessoas forçadas a deixar as suas casas por causa da seca severa e ciclones correm o risco da escravidão moderna e de tráfico humano nas próximas décadas, alertou um novo relatório publicado esta …

Mercado teme corrida ao imobiliário com o fim dos vistos gold

A partir de janeiro, segundo as novas regras aplicáveis aos vistos gold, vão deixar de estar abrangidos os investimentos em imobiliário com destino a habitação em Lisboa, no Porto e no litoral. O regime que visa …

Desempregados inscritos no IEFP caem 10% em agosto

O número de desempregados inscritos no Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) voltou a cair, pelo quinto mês consecutivo. Agosto fechou com 368.404 desempregados inscritos nos serviços públicos de emprego De acordo com os dados …

Agora que a catedral de Notre-Dame está estabilizada, pode dar-se início à reconstrução

Dois anos e meio após o incêndio que devastou a catedral de Notre-Dame, o edifício encontra-se seguro para iniciar o processo de reconstrução, que se espera estar concluído em 2024. Os trabalhos de segurança e consolidação …