Jerónimo Martins investigada na Polónia por suspeitas de práticas comerciais ilegais

Inácio Rosa / Lusa

O presidente do conselho de administração do grupo Jerónimo Martins, Pedro Soares dos Santos

A retalhista está a ser investigada na Polónia pelo regulador da concorrência UOKiK por suspeitas de práticas comerciais ilegais na relação com os seus fornecedores de fruta e vegetais.

De acordo com um documento hoje publicado pelo regulador, citado pela agência financeira Bloomberg, a empresa arrisca uma multa equivalente a 3% do volume de negócios anual.

Em causa, segundo o UOKiK, estão suspeitas de abuso de posição dominante da Biedronka, a retalhista polaca da Jerónimo Martins, na sua relação com os fornecedores relativamente a práticas de descontos pouco claras para o regulador.

A investigação foca-se em contratos com fornecedores, em particular de fruta e vegetais.

Segundo o Observador, a subsidiária da dona do Pingo Doce recebe dois tipos de descontos dos fornecedores: o primeiro constitui uma percentagem e aplica-se quando o volume de negócio ultrapassa um valor específico; quando estes limites são ultrapassados é aplicado um segundo desconto, sendo esse que está a preocupar o regulador.

De acordo com o UOKiK, o valor desse desconto não está especificado nos contratos e os fornecedores só dele têm conhecimento no final do mês, depois de as mercadorias serem entregues. “Se o fornecedor não aplicar este segundo desconto poderá ser alvo de uma penalidade contratual”, detalha o regulador, citado pelo jornal online.

No entender do regulador, a prática da Jerónimo Martins pode constituir um aproveitamento da parte mais fraca da relação, dado que a empresa “tem uma posição negocial mais forte”.

“Suspeitamos que esteja a usar essa posição de forma injusta. Como resultado destas atividades, o fornecedor de produtos alimentares, sobretudo de frutas e legumes, não têm certezas sobre se terão de conceder um desconto adicional ou qual será o seu valor. Assim, ao celebrar um contrato, o fornecedor não sabe quanto vai receber”, refere a entidade, acrescentando que pretende “melhorar a situação dos agricultores”.

Contactada pelo Observador, fonte da Jerónimo Martins confirma “que a Biedronka foi notificada pelo UOKiK e que irá analisar e esclarecer eventuais dúvidas, no tempo devido”.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. O poder económico dos grandes retalhistas, não olha a meios para atingir os fins. É pior que um tsunami. Destroem a vida familiar, os costumes, a distribuição tradicional, tudo… E com a complacência do Estado, porque criam emprego (ah ah ah). Ainda bem que a na Polónia os politicos não estão a dormir, pelo menos até lhes chegar uns “tostões” ao bolso, que é coisa muito utilizada por estes senhores poderosos, mas que também morrem, felizmente.

RESPONDER

O primeiro local funerário de compostagem humana do mundo abre em 2021

Prevê-se que a primeira instalação funerária de compostagem humana do mundo abra na primavera de 2021, depois de os legisladores do Estado de Washington terem legalizado o processo póstumo no início do ano. A empresa Recompose, …

Estado emprestou dois milhões à Cruz Vermelha para pagar salários

A Parpública SGPS emprestou dois milhões de euros ao Hospital da Cruz Vermelha, nomeadamente para fazer pagamento de salários. A Parpública SGPS, holding tutelada pelo Ministério das Finanças, libertou dois milhões de euros para permitir ao …

Ex-ministro francês François Bayrou acusado de cumplicidade na apropriação de fundos

O ex-ministro francês François Bayrou, dirigente centrista e próximo de Emmanuel Mácron, foi acusado na sexta-feira por "cumplicidade na apropriação indevida de fundos públicos" no caso dos assistentes parlamentares do seu partido. A acusação, "anunciada antecipadamente …

"Profundamente envergonhada", Merkel visitou Auschwitz pela primeira vez

A chanceler alemã, Angela Merkel, visitou esta sexta-feira pela primeira vez o campo de concentração e extermínio de Auschwitz-Birkenau num "sinal de reconciliação com os judeus e o estado de Israel", considera o historiador René …

Capital do Natal de Algés avança com queixa-crime contra promotores

A organização da Capital do Natal, evento que decorre em Algés, Oeiras, vai apresentar uma queixa-crime contra os promotores turísticos que "adulteraram a oferta do parque", o que defraudou "um conjunto alargado de pessoas". Em causa …

Menino de 5 anos convidou todos os colegas do infantário para assistir à sua adoção

Um menino de cinco anos de Michigan, nos Estados Unidos, convidou a sua turma do infantário para testemunhar à sua adoção legal. A criança, identificada como Michael, foi adotada formalmente pela sua nova família na passada …

TDT vai mudar de frequência (outra vez)

A frequência da Televisão Digital Terrestre (TDT) está a ser alterada de forma faseada, o que significa que os portugueses que usem este serviço gratuito de televisão têm de sintonizar novamente os seus recetores e/ou …

Ruas de Águeda entre as "mais bonitas do mundo" para a CNN

As ruas do centro de Águeda, no distrito de Aveiro, decoradas com guarda-chuvas estão entre as 21 mais bonitas de mundo para a emissora norte-americana CNN. A distinção é avançada pelo jornal Público, que dá …

Hospitais vão poder pagar mais a médicos para garantir urgências no Natal

Os hospitais vão poder contratar médicos prestadores de serviço, vulgo tarefeiros, por valores superiores aos de referência durante o Natal e o Ano Novo. De acordo com o presidente da Federação Nacional dos Médicos, Noel Carrilho, …

Jovem que abandonou bebé no lixo esteve 13 anos institucionalizada em Cabo Verde

A jovem que abandonou o filho recém-nascido no lixo, em Lisboa, esteve institucionalizada durante 13 anos em Cabo Verde. A sua mãe está agora a lutar pela guarda da criança. Numa entrevista ao programa Sexta às …