“Insubstituível.” Jerónimo demarcou candidatura de João Ferreira das outras de esquerda

José Sena Goulão / Lusa

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa

Este domingo, o Coliseu do Porto abriu portas para receber o arranque oficial da campanha de João Ferreira. Jerónimo de Sousa marcou presença com uma missão: demarcar a candidatura do comunista das outras de esquerda.

Jerónimo de Sousa, secretário-geral do PCP, afirmou, este domingo, que a candidatura presidencial de João Ferreira “é distinta” e “não se confunde” com as outras, por mais de esquerda que se autoafirmem ou por mais preocupações sociais que proclamem.

“Uma candidatura diferente, que não se confunde com nenhuma das outras candidaturas, por mais de esquerda que se autoafirmem ou por mais preocupações sociais que proclamem, porque esta é distinta de qualquer delas“, declarou Jerónimo de Sousa, que falava no comício, no Porto, que deu o arranque oficial da campanha das presidenciais.

O secretário-geral comunista centrou grande parte do seu discurso no elogio ao candidato apoiado pelo PCP e no apelo ao voto nas eleições de 24 de janeiro, frisando que esta é uma fase em que é preciso convocar “todas as energias” para alcançar o “grande objetivo de garantir uma grande votação na candidatura de João Ferreira”.

“Sim, esta é uma candidatura única, uma candidatura singular e a campanha eleitoral aí está a confirmá-lo”, sublinhou Jerónimo de Sousa

A falar para uma sala cheia a três terços da ocupação total de 3.000 pessoas, por causa das regras impostas pela pandemia de covid-19, o líder comunista frisou que esta é uma candidatura “necessária, indispensável e insubstituível”.

“A candidatura de João Ferreira valoriza o órgão de soberania Presidente da República, seja pelo seu percurso de seriedade, integridade, de entrega à causa da democracia, da soberania e da paz, seja pelos valores que procurará imprimir a toda a batalha eleitoral e que assumirá sendo eleito na Presidência da República”, salientou.

Nesta fase de campanha, segundo Jerónimo, “alguns procuraram afirmar que esta força que apoia esta candidatura é inimiga da liberdade”.

“Como pode ser inimiga da liberdade quem durante tantas décadas, em que o empenhamento de milhares de homens e mulheres e jovens, alguns sacrificando a sua própria vida, como é que nós poderíamos querer destruir a liberdade se tanto e tanto lutámos por ela e queremos continuar a lutar”, salientou.

Para o líder comunista, o candidato presidencial apoiado pelo PCP apresenta-se “com um genuíno projeto político, capaz de lançar a patriótica tarefa de construir um Portugal com futuro”.

“Não basta proclamar, em tempo de epidemia, a necessidade de tirar lições das desastrosas políticas do passado nem afirmar, como faz Marcelo Rebelo de Sousa, que não podemos esperar que as soluções de ontem sejam as soluções de amanhã e, depois, fechar os olhos e deixar passar falsas soluções do passado e que são pretexto para centralizar e concentrar mais capital e riqueza nas mãos de uns poucos à custa da regressão dos salários, dos direitos e da vida da maioria”.

E continuou: “Sim, esse é o caminho que dá aval e tudo promulga quando se trata de ir ao encontro das pretensões do grande capital como fez em relação às propostas de alteração da legislação laboral, que precarizam ainda mais o trabalho”.

“É preciso romper com as políticas que servem apenas os grandes interesses, os grupos económicos dos senhores do dinheiro e da alta finança, daquelas que mesmo numa situação de pandemia continuam a pagar impostos na Holanda e que nunca encontraram da parte de quem devia exercer o seu presidencial magistério de influência uma chamada de atenção e uma palavra de condenação”, acrescentou.

Portugal precisa de “novas soluções”.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Pizza para Itália e salmão para a Noruega. Emissora pede desculpa por imagens usadas nos Jogos Olímpicos

O canal de televisão sul-coreano MBC pediu desculpa publicamente após usar imagens para representar países durante a cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Fotos de pizza para a comitiva italiana, de salmão para a …

"Quanto mais cedo, melhor". A dona da Marlboro apoia a proibição dos cigarros até 2030

O CEO da Philip Morris Internacional, dona da Marlboro, apoia a proibição da venda de cigarros, mas os activistas anti-tabaco já acusaram a empresa de hipocrisia por tentar comprar uma farmacêutica enquanto lucra com o …

Bezos e Branson não são astronautas, clarifica Administração da Aviação norte-americana

Dúvida instalou-se depois dos voos que levaram os dois bilionários ao espaço. Novas diretrizes da Administração Federal de Aviação vêm esclarecer.  Após os voos que os tornaram nos primeiros turistas espaciais, Jeff Bezos e Richard Branson …

Soldados afegãos buscam refúgio no Paquistão após perderem postos na fronteira

Quase meia centena de soldados afegãos buscaram asilo no Paquistão após perderem para os Talibãs o controle das posições militares na fronteira, informou o exército paquistanês esta segunda-feira. Centenas de soldados do exército afegão e oficiais …

Portugal ultrapassa Estados Unidos em população com vacinação completa

EUA vivem atualmente um planalto no seu processo de vacinação, com pouco mais de meio milhão de cidadãos a serem vacinados diariamente. Desaceleração no ritmo de inoculações é atribuída a motivações pessoais da população e …

Mulher que vestia camisola com capa do Charlie Hebdo ferida em Londres

Uma mulher que vestia uma camisola estampada com uma capa da revista satírica francesa Charlie Hebdo foi ferida levemente com arma branca no domingo em Hyde Park, em Londres, informou a polícia, que pediu colaboração …

Novo Banco. Comissão de inquérito aprova que resolução do BES foi "fraude política"

A comissão de inquérito ao Novo Banco aprovou uma proposta do PCP de alteração ao relatório referindo que a resolução do BES e a sua capitalização inicial, de 4.900 milhões de euros, foi "uma fraude …

BCP prevê saída de mais de 800 trabalhadores e admite despedimento coletivo

O presidente do BCP disse esta segunda-feira que deverão sair do banco mais de 800 trabalhadores, abaixo da meta inicial de 1.000, mas que depende dos funcionários que aceitarem rescindir e mantém a possibilidade de …

Jogos Olímpicos. Ouro e prata para atletas de...13 anos

Pódio muito jovem na estreia do skate feminino. A espreitar o pódio ficou uma norte-americana com quase o triplo da idade. O skate está a "viver" os seus primeiros dias na história dos Jogos Olímpicos. Inserido …

SEF e PSP reforçam fiscalização às regras aplicáveis nas viagens de avião

O SEF e a PSP reforçaram a fiscalização nos aeroportos às regras do tráfego aéreo devido às variantes de covid-19 e ao aumento do número de voos previsto para as próximas semanas, segundo um despacho …