Jeff Bezos denuncia que foi alvo de extorsão e chantagem por tablóide pró-Trump

secdef / Flickr

Jeff Bezos, CEO da Amazon

Jeff Bezos afirmou esta quinta-feira que foi alvo de “extorsão e chantagem” por parte do editor do National Enquirer que ameaçou divulgar fotografias íntimas do CEO da Amazon.

O homem mais rico do mundo, Jeff Bezos, revelou esta quinta-feira que foi alvo de “extorsão e chantagem” por parte da empresa detentora do National Enquirer, um jornal sensacionalista norte-americano conhecido por publicitar escândalos e boatos.

Bezos, também proprietário do Washington Post, fez a revelação num texto publicado no site Medium, no qual explica que lhe foi dito que seriam divulgadas fotografias íntimas suas caso não pusesse termo a uma investigação que tinha como alvo o National Enquirer.

“Algo invulgar aconteceu-me ontem. Na verdade, não foi apenas invulgar – para mim foi a primeira vez. Fizeram-me uma oferta que não podia recusar. Ou pelo menos foi isso que a liderança do National Enquirer pensou. Ainda bem que pensaram assim, porque os levou a fazê-lo por escrito”, escreveu Bezos.

Segundo o Público, em janeiro, o tablóide publicou uma peça sobre a relação extraconjugal que estará na origem do divórcio de Jeff com MacKenzie Bezos. No artigo são referidas mensagens privadas trocadas entre o CEO da Amazon e Laura Sanchez, antiga apresentadora de televisão e amiga do casal.

Depois da publicação do artigo, Bezos instruiu um especialista em segurança para investigar como as suas mensagens privadas acabaram nas páginas do jornal, dando início a um conflito público entre o homem mais rico do mundo e uma das publicações mais lidas nos Estados Unidos.

Em paralelo, decorrerá também uma investigação jornalística do Washington Post às práticas do National Enquirer, às suas possíveis motivações políticas e a eventuais ligações ao regime saudita.

De um lado, temos o Washington Post, um dos jornais norte-americanos que mais tem escrutinado Donald Trump. Do outro, o National Enquirer e o seu publisher, David Pecker, que contam com um longo historial de proximidade com o Presidente, que tem recorrido àquela publicação para lavar a sua imagem.

Esta quinta-feira, Bezos revelou que a American Media Inc. (AMI), detentora do National Enquirer, o terá abordado no sentido de Bezos suspender a investigação em curso e de declarar publicamente que a cobertura do tablóide não é “motivada ou influenciada por forças políticas”.

Se Bezos não cumprisse, a empresa ameaçava publicar várias imagens que são descritas em detalhe nos emails tornados públicos pelo homem mais rico do mundo.

“Em vez de capitular à extorsão e à chantagem, decidi publicar exatamente o que me enviaram, apesar do preço pessoal e do embaraço que isso comporta”, escreve Bezos antes de divulgar o conteúdo das mensagens enviadas por executivos da AMI, onde se refere, por exemplo, “uma selfie abaixo da cintura – também conhecida coloquialmente como dick pic“.

“É claro que não quero que fotos pessoais sejam publicadas, mas também não quero participar nas suas bem conhecidas práticas de chantagem, favorecimento político, ataque político e corrupção. Prefiro erguer-me, dar um pontapé neste tronco e ver o que sai lá de baixo”, afirmou.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Juventus é campeã pela oitava vez consecutiva. E Ronaldo estava lá

A Juventus conquistou este sábado a Serie A pela oitava vez consecutiva, depois de vencer em casa a Fiorentina por 2-1, em jogo da 33ª jornada. Poucos dias após a eliminação nos quartos de final da …

Coletes Amarelos: novo sábado de violência em Paris

Mobilizados há mais de cinco meses, os "coletes amarelos" voltaram este sábado às ruas para o seu "acto XXIII" marcado por uma nova escalada da tensão entre manifestantes e forças de autoridade. Tiros de gás lacrimogéneo, …

Porto vs Santa Clara | Dragão suficiente assume liderança

O FC Porto venceu hoje o Santa Clara por 1-0, em partida da 30.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, que permite aos ‘dragões' regressarem, à condição, ao comando do campeonato. O FC Porto cumpriu …

Notre-Dame pode não ser a única. Vários monumentos em todo o mundo estão em risco

O incêndio na catedral de Notre-Dame, em Paris, levantou questões sobre a forma como os órgãos responsáveis pelo património cultural realizam políticas de conservação e detetam possíveis problemas. Além disso, a Unesco indicou que vários locais de …

Hubble espreita aglomerado cósmico azul

Os enxames globulares são objetos inerentemente belos, mas o alvo desta imagem do Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA, Messier 3, é frequentemente reconhecido como um dos mais esplêndidos de todos. Contendo, incrivelmente, meio milhão de estrelas, …

Comer carne vermelha (mesmo moderadamente) aumenta risco de cancro do intestino

O maior estudo alguma vez realizado no Reino Unido sugere que devemos reduzir (ainda mais) o consumo de carne vermelha. Um estudo financiado pela Cancer Research UK e desenvolvido pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, …

Gémeas alemãs nascem com 3 meses de diferença (e em anos distintos)

Um hospital alemão anunciou na segunda-feira o caso de duas meninas que, apesar de serem gémeas, nasceram com três meses de diferença e em anos distintos. Com apenas 26 semanas de gravidez, a 17 de novembro …

Avião hospital da Luftwaffe levou doze feridos da Madeira para a Alemanha

Doze feridos do acidente com um autocarro turístico partiram hoje do Aeroporto da Madeira, cerca das 12:00, a bordo de um avião alemão equipado com meios hospitalares, com destino a Colónia, após operação de transferência …

Família desalojada e nove casas atingidas em queda de grua no Porto

Uma grua caiu hoje em cima de várias habitações na rua da Corticeira, na zona das Fontainhas, na cidade do Porto, mas não há feridos a registar, disse fonte dos Bombeiros Sapadores do Porto. A grua …

Mulheres são quase metade dos “100 mais influentes” da Time

Há 48 mulheres na lista das 100 personalidades mais influentes do mundo publicada esta quarta-feira pela revista norte-americana Time. A lista, publicada anualmente desde 2004, junta personalidades das mais diferentes áreas distribuídas por cinco categorias: “Pioneiros”, …