Jeff Bezos denuncia que foi alvo de extorsão e chantagem por tablóide pró-Trump

secdef / Flickr

Jeff Bezos, CEO da Amazon

Jeff Bezos afirmou esta quinta-feira que foi alvo de “extorsão e chantagem” por parte do editor do National Enquirer que ameaçou divulgar fotografias íntimas do CEO da Amazon.

O homem mais rico do mundo, Jeff Bezos, revelou esta quinta-feira que foi alvo de “extorsão e chantagem” por parte da empresa detentora do National Enquirer, um jornal sensacionalista norte-americano conhecido por publicitar escândalos e boatos.

Bezos, também proprietário do Washington Post, fez a revelação num texto publicado no site Medium, no qual explica que lhe foi dito que seriam divulgadas fotografias íntimas suas caso não pusesse termo a uma investigação que tinha como alvo o National Enquirer.

“Algo invulgar aconteceu-me ontem. Na verdade, não foi apenas invulgar – para mim foi a primeira vez. Fizeram-me uma oferta que não podia recusar. Ou pelo menos foi isso que a liderança do National Enquirer pensou. Ainda bem que pensaram assim, porque os levou a fazê-lo por escrito”, escreveu Bezos.

Segundo o Público, em janeiro, o tablóide publicou uma peça sobre a relação extraconjugal que estará na origem do divórcio de Jeff com MacKenzie Bezos. No artigo são referidas mensagens privadas trocadas entre o CEO da Amazon e Laura Sanchez, antiga apresentadora de televisão e amiga do casal.

Depois da publicação do artigo, Bezos instruiu um especialista em segurança para investigar como as suas mensagens privadas acabaram nas páginas do jornal, dando início a um conflito público entre o homem mais rico do mundo e uma das publicações mais lidas nos Estados Unidos.

Em paralelo, decorrerá também uma investigação jornalística do Washington Post às práticas do National Enquirer, às suas possíveis motivações políticas e a eventuais ligações ao regime saudita.

De um lado, temos o Washington Post, um dos jornais norte-americanos que mais tem escrutinado Donald Trump. Do outro, o National Enquirer e o seu publisher, David Pecker, que contam com um longo historial de proximidade com o Presidente, que tem recorrido àquela publicação para lavar a sua imagem.

Esta quinta-feira, Bezos revelou que a American Media Inc. (AMI), detentora do National Enquirer, o terá abordado no sentido de Bezos suspender a investigação em curso e de declarar publicamente que a cobertura do tablóide não é “motivada ou influenciada por forças políticas”.

Se Bezos não cumprisse, a empresa ameaçava publicar várias imagens que são descritas em detalhe nos emails tornados públicos pelo homem mais rico do mundo.

“Em vez de capitular à extorsão e à chantagem, decidi publicar exatamente o que me enviaram, apesar do preço pessoal e do embaraço que isso comporta”, escreve Bezos antes de divulgar o conteúdo das mensagens enviadas por executivos da AMI, onde se refere, por exemplo, “uma selfie abaixo da cintura – também conhecida coloquialmente como dick pic“.

“É claro que não quero que fotos pessoais sejam publicadas, mas também não quero participar nas suas bem conhecidas práticas de chantagem, favorecimento político, ataque político e corrupção. Prefiro erguer-me, dar um pontapé neste tronco e ver o que sai lá de baixo”, afirmou.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

"Toupeira" do Insight está a mover-se novamente

O módulo Insight da agência espacial norte-americana (NASA) usou o seu braço robótico para ajudar a sua sonda de calor, conhecida como "toupeira", a cavar quase 2 centímetros na semana passada. Embora modesto, este movimento …

A maioria das bruxas eram mulheres, porque a caça às bruxas servia para perseguir os fracos

Ao longo da história, "caça às bruxas" sempre foi um termo usado para ridicularizar tudo, desde investigações de agressões sexual a alegações de corrupção. Quando nos referimos a bruxas, geralmente não estamos a falar de mulheres …

Benfica 2 vs 1 Lyon | Merci beaucoup, monsieur Lopes!

O Benfica somou os primeiros três pontos na Liga dos Campeões 19/20, ao bater o Lyon por 2-1 em casa. Os “encarnados” entraram a vencer bem cedo, ameaçaram sucumbir à reacção visitante, mas, a cinco minutos …

Um ano depois do colapso, a ponte de Génova começa a ganhar uma nova vida

Génova está a reconstruir a ponte que, no ano passado, desabou e provocou 43 mortos. O novo projeto vai ter um caminho pedonal e um parque memorial para homenagear as vítimas deste desastre. No dia 14 …

"Capa de invisibilidade". Novo material permite ocultar objetos

A empresa canadiana fabricante de uniformes de camuflagem para militares, HyperStealth Biotechnology, anunciou quatro pedidos de patente, todos relacionados com o Quantum Stealth. O material também é chamado de "capa de invisibilidade". O inventor dos quatro …

Jovem português quer ser o primeiro a dar a volta ao mundo numa moto de 125cc

O jovem português com o recorde de primeiro do mundo a percorrer a América do Sul numa moto de 125 centímetros cúbicos (cc) anunciou hoje que em 2020 tentará registar a mais longa volta ao …

Um grupo de manifestantes cantou o Baby Shark para acalmar um bebé durante um protesto no Líbano

No meio de uma das maiores manifestações do Líbano dos últimos cinco anos, uma mãe avisou os participantes do protesto que o seu filho estava assustado. A reação do grupo de manifestantes foi inesperada. Robin, de …

Tame Impala preparam lançamento de novo álbum

Ao que tudo indica, os Tame Impala preparam-se para lançar um novo álbum ainda este ano. As suspeitas surgem após a banda ter partilhado uma espécie de teaser no seu site oficial. Os Tame Impala divulgaram …

União Europeia favorável a nova extensão do Brexit mas ainda sem resposta para Londres

Os 27 Estados-membros da União Europeia são favoráveis a um novo adiamento do ‘Brexit’, solicitado pelo governo britânico, mas ainda discutem a sua extensão e as conversações prosseguirão no final da semana, revelaram fontes europeias. O …

A maior família do Reino Unido vai crescer. Vem aí o 22º filho

A família Radford, conhecida como a maior do Reino Unido, anunciou através de um vídeo no YouTube que estão à espera do 22.º filho. A família Radford vive em Morecambe, Inglaterra, e anunciou através do seu …