Jeff Bezos denuncia que foi alvo de extorsão e chantagem por tablóide pró-Trump

secdef / Flickr

Jeff Bezos, CEO da Amazon

Jeff Bezos afirmou esta quinta-feira que foi alvo de “extorsão e chantagem” por parte do editor do National Enquirer que ameaçou divulgar fotografias íntimas do CEO da Amazon.

O homem mais rico do mundo, Jeff Bezos, revelou esta quinta-feira que foi alvo de “extorsão e chantagem” por parte da empresa detentora do National Enquirer, um jornal sensacionalista norte-americano conhecido por publicitar escândalos e boatos.

Bezos, também proprietário do Washington Post, fez a revelação num texto publicado no site Medium, no qual explica que lhe foi dito que seriam divulgadas fotografias íntimas suas caso não pusesse termo a uma investigação que tinha como alvo o National Enquirer.

“Algo invulgar aconteceu-me ontem. Na verdade, não foi apenas invulgar – para mim foi a primeira vez. Fizeram-me uma oferta que não podia recusar. Ou pelo menos foi isso que a liderança do National Enquirer pensou. Ainda bem que pensaram assim, porque os levou a fazê-lo por escrito”, escreveu Bezos.

Segundo o Público, em janeiro, o tablóide publicou uma peça sobre a relação extraconjugal que estará na origem do divórcio de Jeff com MacKenzie Bezos. No artigo são referidas mensagens privadas trocadas entre o CEO da Amazon e Laura Sanchez, antiga apresentadora de televisão e amiga do casal.

Depois da publicação do artigo, Bezos instruiu um especialista em segurança para investigar como as suas mensagens privadas acabaram nas páginas do jornal, dando início a um conflito público entre o homem mais rico do mundo e uma das publicações mais lidas nos Estados Unidos.

Em paralelo, decorrerá também uma investigação jornalística do Washington Post às práticas do National Enquirer, às suas possíveis motivações políticas e a eventuais ligações ao regime saudita.

De um lado, temos o Washington Post, um dos jornais norte-americanos que mais tem escrutinado Donald Trump. Do outro, o National Enquirer e o seu publisher, David Pecker, que contam com um longo historial de proximidade com o Presidente, que tem recorrido àquela publicação para lavar a sua imagem.

Esta quinta-feira, Bezos revelou que a American Media Inc. (AMI), detentora do National Enquirer, o terá abordado no sentido de Bezos suspender a investigação em curso e de declarar publicamente que a cobertura do tablóide não é “motivada ou influenciada por forças políticas”.

Se Bezos não cumprisse, a empresa ameaçava publicar várias imagens que são descritas em detalhe nos emails tornados públicos pelo homem mais rico do mundo.

“Em vez de capitular à extorsão e à chantagem, decidi publicar exatamente o que me enviaram, apesar do preço pessoal e do embaraço que isso comporta”, escreve Bezos antes de divulgar o conteúdo das mensagens enviadas por executivos da AMI, onde se refere, por exemplo, “uma selfie abaixo da cintura – também conhecida coloquialmente como dick pic“.

“É claro que não quero que fotos pessoais sejam publicadas, mas também não quero participar nas suas bem conhecidas práticas de chantagem, favorecimento político, ataque político e corrupção. Prefiro erguer-me, dar um pontapé neste tronco e ver o que sai lá de baixo”, afirmou.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Obama critica de Trump. "Cada um de nós deve exigir mais dos nossos líderes"

O ex-Presidente norte-americano, Barack Obama, considerou esta terça-feira que o seu sucessor, Donald Trump, ignorou os avisos sobre os riscos de uma pandemia do novo coronavírus, e recordou o mesmo comportamento quanto às alterações climáticas, …

Covid-19. Hotel cinco estrelas na Austrália vai acolher sem-abrigo

A Austrália vai levar a cabo um projeto piloto que visa retirar das ruas alguns sem-abrigo e transferi-los para hotéis de luxo, protegendo-os assim do novo coronavírus oriundo da China (Covid-19).  O projeto, Hotels With Heart, …

Red Bull equacionou infeção voluntária dos seus pilotos

Um responsável da Red Bull admitiu que propôs aos pilotos da marca austríaca, que participa no Mundial de Fórmula 1, uma estratégia de infeção voluntária de covid-19, visando ficarem imunes no início da temporada. Helmut Marko …

TAP avança com lay-off para 90% dos trabalhadores (e reduz atividade para cinco voos semanais)

Numa mensagem enviada aos seus funcionários, a TAP revelou que vai mesmo avançar com um processo de 'lay-off' para 90% dos trabalhadores e com a redução do período normal de trabalho em 20% para os …

Estado vai devolver 3 mil milhões em reembolsos do IRS

O Estado vai devolver 3 mil milhões de euros aos contribuintes em reembolsos do IRS, cuja entrega arranca esta quarta-feira e se estende até 30 de junho. A informação foi avançada pelo ministro de Estado, …

Há quatro infetados no sistema prisional. Estão todos em isolamento domiciliário

O Ministério da Justiça revelou esta terça-feira que aumentou para quatro o número de infetados com covid-19 no sistema prisional e que estão todos em isolamento domiciliário segundo indicação da saúde pública. Em comunicado, o Ministério …

Sousa Cintra diz que Rafael Leão "não ficou no Sporting porque foi apertado"

Sousa Cintra, ex-líder da SAD do Sporting no tempo da Comissão de Gestão, lamenta a rescisão do jogador Rafael Leão, considerando que "ele não continuou porque foi apertado". O jovem jogador foi, recentemente, condenado a …

Portugal tem há cinco dias os mesmos 43 recuperados. DGS e especialistas explicam porquê

Portugal regista, desde o passado dia 27 de abril, os mesmos 43 recuperados da Covid-19, segundo os boletins epidemiológicos diários da Direção-Geral da Saúde. Questionado pela agência Lusa sobre a estagnação no número de altas hospitalares …

Morreu o coronel Andrade de Moura, um dos capitães de Abril

A Câmara Municipal de Estremoz, no distrito de Évora, prestou esta terça-feira homenagem ao coronel Andrade de Moura, um dos capitães de Abril de 1974, que morreu no passado dia 23 de março aos 86 …

À boleia da pandemia, Parlamento da Hungria reforça poderes de Viktor Orbán

O Parlamento húngaro aprovou, esta segunda-feira, uma série de medidas para fazer face à pandemia de covid-19, entre as quais um projeto de lei que permite o estado de emergência por tempo indeterminado. De acordo com …