Je Suis Francisco: não podemos insultar a fé dos outros

Mazur/catholicnews.org.uk / Flickr

-

O papa Francisco defendeu hoje que a liberdade de expressão é um direito fundamental mas que não permite “insultos à fé dos outros”, acrescentando que “matar em nome de Deus” é “uma aberração”.

Comentando as caricaturas do Charlie Hebdo, o papa afirmou que a liberdade de expressão deve exercer-se sem ofender, sublinhando que matar em nome de Deus é “uma aberração”.

Não podemos provocar, não podemos insultar a fé dos outros, não podemos ridicularizá-la“, disse aos jornalistas a bordo do avião, que levou o papa de Colombo para Manila, quando questionado sobre as caricaturas do semanário satírico francês Charlie Hebdo, alvo de um atentado que causou 12 mortos, na semana passada, em Paris.

A liberdade de expressão deve “exercer-se sem ofender”, disse, sublinhando que expressar-se era um “direito fundamental”.

“Todos têm não apenas a liberdade, o direito, como também a obrigação de dizer o que pensam para ajudar o bem comum. É legítimo usar esta liberdade, mas sem ofender”, insistiu, pedindo verdade, principalmente na atividade política.

“Se o meu bom amigo Dr. Gasparri ofender a minha mãe, deve preparar-se para levar um soco. É normal, é normal. Não se pode provocar. Não se pode insultar a fé dos outros. Não se pode ridicularizar a fé dos outros”, disse ainda o papa, referindo-se a Alberto Gasparri, responsável pela organização das visitas papais, que se encontrava ao seu lado.

O papa sublinhou que a liberdade de religião e a liberdade de expressão era “ambas direitos humanos fundamentais“.

Francisco condenou também os assassínios cometidos em nome da religião.

Não podemos ofender, ou fazer a guerra, ou matar em nome da própria religião, em nome de Deus”, afirmou. Matar em nome de Deus “é uma aberração” e “é preciso ter fé com liberdade, sem ofender, sem impor, nem matar”, frisou.

“O que se passa atualmente (com os atentados islamitas) choca-nos, mas pensemos na nossa Igreja: quantas guerras religiosas tivemos, pensemos na noite de São Bartolomeu, nomassacre desencadeado pelos católicos contra os protestantes franceses que marcou o início, no século XVII, das guerras religiosas. Também fomos pecadores“, lembrou.

O papa condenou já, em várias ocasiões, os atentados de Paris, que causaram 20 mortos, na semana passada.

Francisco chegou hoje às Filipinas, único país asiático de maioria católica, para uma visita de cinco dias, depois de uma deslocação ao Sri Lanka, de maioria budista.

Os sinos das igrejas saudaram a chegada do papa a Manila, onde centenas de milhares de pessoas se concentraram ao longo do percurso que Francisco realizou entre o aeroporto e a representação do Vaticano, onde vai pernoitar.

O ponto alto da visita será a missa final, no parque Rizal, em Manila, no domingo, para a qual os organizadores esperam seis milhões de fiéis.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Eu não sou de religiões, nem preciso se-lo para estar de acordo com este homem, não se pode confundir liberdade com falta de respeito.
    Mas cuidado Francisco, ainda te vão acusar de terrorista por não apoiares a libertinagem

  2. sic ” francisco”…
    – “Não podemos provocar, não podemos insultar a fé dos outros, não podemos ridicularizá-la“,
    – Todos têm não apenas a liberdade, o direito, como também a obrigação de dizer o que pensam para ajudar o bem comum. É legítimo usar esta liberdade, mas sem ofender
    -Se o meu bom amigo Dr. Gasparri ofender a minha mãe, deve preparar-se para levar um soco. É normal.
    Na verdade é o que penso também. A liberdade de cada um tem que terminar onde começa a liberdade dos outros. Eu sou livre de seguir a religião que quero, mas não sou livre para criticar a religião dos outros…Por isso não tive pena desses jornalistas que morreram em França, tive pena das pessoas que sem mais nada morreram por estarem no caminho dos assassinos…tem que existir leis…já não digo censura… mas cada jornalista ao emitir opinião deve ter um propósito educacional e moral para a sociedade e não emitir opinião exacerbando os ânimos, como aconteceu no dia seguinte. Eu pretendo a sociedade nobre moralmente que existia no tempo dos meus pais em que existia respeito pelo seu semelhante e mesmo criticando por desacordo, havia sentido de critica construtiva e não critica por criticar indiscriminadamente o seu semelhante. Criticas gratuitas…não devem ser toleradas pela nossa sociedade. Esses jornalistas tiveram o que mereceram.

  3. Simplesmente perfeitas, verdadeiras e corajosas estas declarações….Matar em nome da religião é claro que é uma aberração, mas ridicularizar as crenças religiosas de pessoas tambem é uma aberração. Liberdade de expressão não pode colidir com liberdade religiosas, nem com a propria liberdade de outras pessoas…Terrorismo envolvendo mortes de pessoas nunca será aceitavel, mas provocações gratuitas e desmedidas tambem não são aceitaveis. se insultarmos alguem não lhe podemos exigir que se cale e aceite em nome da liberdade de expressão….O que alguns jornalistas consideram liberdade de expressão são verdadeiros insultos para outras culturas e que não é aceitavel.

  4. Caro Luís, nunca foram criticas gratuitas, foram criticas à fé dos terroristas que por todo o mundo matam em nome do profeta. Os radicais extremistas. E não contra quem pratica o islão “normal”. E aberração é o senhor dizer que os jornalistas tiveram o que mereceram.

RESPONDER

"Não trocaria Ceni por Jesus"

Análise ao que fez diferença no Brasileirão 2020: o plantel do Flamengo, que é melhor do que o elenco de todos os outros clubes. O Brasileirão 2020 - que só terminou em 2021 - teve um …

Irão condena "firmemente" ataque na Síria. EUA quis enviar "mensagem clara"

O Irão, aliado do regime sírio de Bashar al-Assad, condenou "firmemente" os ataques norte-americanos a milícias pró-iranianas na Síria, considerando que podem "intensificar os conflitos" na região. Segundo o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Said …

Vieira segura Jesus apesar da pressão interna

O presidente do SL Benfica, Luís Filipe Vieira, descarta neste momento avançar para a demissão do treinador encarnado, Jorge Jesus, apesar da pressão interna para o fazer, avança este sábado o desportivo Record. Segundo a …

Os antigos egípcios tinham um segredo para fazer pão. Milénios depois, eis a receita

Ninguém sabia como é que os antigos egípcios faziam pão, até uma investigadora ter posto – literalmente – as mãos na massa e descoberto qual era o seu segredo. "A produção de pão no Egito faraónico …

Afinal, Messi pode mesmo ficar em Barcelona

O internacional argentino Lionel Messi, que no verão passado admitiu publicamente que queria deixar o FC Barcelona, poderá continuar no clube. A informação é avançada este sábado pelo jornal espanhol Marca, que dá conta que …

Governo vai começar a executar o PRR pela área da saúde e apoio aos idosos

O Governo quer começar a executar o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) pela área da saúde e combate às vulnerabilidades sociais. Em declarações ao jornal Público, a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira …

Testes alargados a todas as escolas e passam a contemplar amostras de saliva

Os testes ao novo coronavírus vão abranger todas as escolas de Portugal continental e contemplar a amostra de saliva para a realização dos rastreios laboratoriais, segundo a atualização da norma da Direção-Geral da Saúde (DGS) …

Poeira de asteróide encontrada na cratera Chicxulub encerra caso da extinção dos dinossauros

Uma equipa de investigadores acredita ter encerrado o caso da extinção dos dinossauros após ter encontrado poeira de asteróide na cratera que Chicxulub terá criado há 66 milhões de anos. Desde os anos 1980 que a …

CDS recebeu com "alegria e entusiasmo" candidatura de Moedas a Lisboa

O presidente do CDS-PP afirmou, esta sexta-feira, que o partido recebeu com "grande alegria e entusiasmo" a candidatura de Carlos Moedas à Câmara de Lisboa, considerando que é "um nome forte" e uma "ótima notícia" …

Nem Pote, nem Porro. As estatísticas mostram que Manafá tem sido o melhor em Portugal

O índice de desempenho de uma ferramenta de scouting usada por grandes clubes europeus aponta Wilson Manafá como o jogador em melhor forma da Liga NOS. Não é tecnicamente dotado, nem um favorito dos adeptos. O …