/

Jazz marciano? Sonda da NASA deteta “sons peculiares” em Marte

4

A sonda InSight, projetada pela NASA para estudar o interior de Marte, detetou uma série de “sons peculiares” em solo marciano, revelou a agência espacial norte-americana esta semana. 

Os sons, que podem ser ouvidos numa gravação disponibilizada pela NASA, foram capturados graças ao sismógrafo do rover e correspondem a sinais sísmicos e outros ruídos registados no Planeta Vermelho.

Depois de captados, explica a NASA, estes mesmo sons foram adaptados para que pudessem ser ouvidos pelo ouvido humano.

O sismógrafo em causa é capaz de registar ondas sonoras como as que são produzidas por rajadas de vento ou mesmo pelos movimentos do braço robótica da sonda e outras ferramentas mecânicas.

“Como soam para vocês? (…) Como um conjunto de jazz marciano?”, questionou a NASA, na sua página oficial, aos seus leitores.

Desde que pousou em Marte, em novembro passado, a InSight detetou mais de 100 eventos no Planeta Vermelho, 21 dos quais considerados terramotos.

A sonda aterrou em Marte ao fim de uma viagem de seis meses e meio, depois de ter sido lançada para o espaço a 5 de maio deste ano. A InSight representa o regresso das sondas à superfície de Marte depois de um interregno de seis anos, desde que a sonda Curiosity chegou à superfície do planeta em 2012.

  ZAP //

4 Comments

  1. Se Eles usassem todos esses recursos para resolver os problemas da terra e de seus ocupantes,certamente não precisariam buscar uma via de escape em outro mundo.O que muda para nós se existe vida lá?estou mais preocupada com minha qualidade de vida aqui e também com todos aqueles que ocupam o planeta azulzinho comigo.Fica-a-dica.

  2. Não tenho interesse nos sons de Marte só a curiosidade em saber como eles como eles conseguiram a seguinte façanha que foi terem “aterrado “em Marte. Será que o solo de Marte se chama terra? Desculpem a minha ignorância, pensava que eles tinham só conseguido pousar em Marte.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE