Jazz marciano? Sonda da NASA deteta “sons peculiares” em Marte

A sonda InSight, projetada pela NASA para estudar o interior de Marte, detetou uma série de “sons peculiares” em solo marciano, revelou a agência espacial norte-americana esta semana. 

Os sons, que podem ser ouvidos numa gravação disponibilizada pela NASA, foram capturados graças ao sismógrafo do rover e correspondem a sinais sísmicos e outros ruídos registados no Planeta Vermelho.

Depois de captados, explica a NASA, estes mesmo sons foram adaptados para que pudessem ser ouvidos pelo ouvido humano.

O sismógrafo em causa é capaz de registar ondas sonoras como as que são produzidas por rajadas de vento ou mesmo pelos movimentos do braço robótica da sonda e outras ferramentas mecânicas.

“Como soam para vocês? (…) Como um conjunto de jazz marciano?”, questionou a NASA, na sua página oficial, aos seus leitores.

Desde que pousou em Marte, em novembro passado, a InSight detetou mais de 100 eventos no Planeta Vermelho, 21 dos quais considerados terramotos.

A sonda aterrou em Marte ao fim de uma viagem de seis meses e meio, depois de ter sido lançada para o espaço a 5 de maio deste ano. A InSight representa o regresso das sondas à superfície de Marte depois de um interregno de seis anos, desde que a sonda Curiosity chegou à superfície do planeta em 2012.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Se Eles usassem todos esses recursos para resolver os problemas da terra e de seus ocupantes,certamente não precisariam buscar uma via de escape em outro mundo.O que muda para nós se existe vida lá?estou mais preocupada com minha qualidade de vida aqui e também com todos aqueles que ocupam o planeta azulzinho comigo.Fica-a-dica.

  2. Não tenho interesse nos sons de Marte só a curiosidade em saber como eles como eles conseguiram a seguinte façanha que foi terem “aterrado “em Marte. Será que o solo de Marte se chama terra? Desculpem a minha ignorância, pensava que eles tinham só conseguido pousar em Marte.

RESPONDER

Mario Gómez: "O futebol é como a roupa, é de modas"

Comentário do antigo internacional alemão sobre as funções do ponta-de-lança atual. Mario não tem saudades dos relvados. Mario Gómez García, o homem que veio de Riedlingen, na República Federal da Alemanha, para marcar muitos golos. Figura …

A um mês dos Jogos Olímpicos, Tóquio pondera levantar estado de emergência

Os Jogos Olímpicos, que foram adiados no ano passado devido à pandemia, vão começar no dia 23 de julho. O Governo japonês está a ponderar levantar o estado de emergência em Tóquio. Tóquio está em estado …

Militares birmaneses acusados de incendiar uma aldeia

Uma aldeia foi destruída pelo Exército birmanês depois de confrontos entre militares e opositores da junta ditatorial. Dois idosos, que não conseguiram fugir, acabaram por morrer queimados. A aldeia de Kin Ma, na região de Magway, …

Ucrânia 2-1 Macedónia N. | “Synio-zhovti” relançam aspirações

A Ucrânia conquistou esta quinta-feira a sua segunda vitória em Europeus, depois de seis derrotas consecutivas, ao bater a estreante Macedónia do Norte por 2-1, em encontro disputado em Bucareste, com arbitragem pelo argentino Fernando …

Mais 1.233 casos de covid-19 em Portugal. Morreram duas pessoas

Esta quinta-feira, Portugal registou 1.233 novos casos e duas mortes na sequência da infeção por covid-19. Segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), foram registados, nas últimas 24 horas, mais 1.233 casos e …

Proibida circulação de e para a Área Metropolitana de Lisboa ao fim de semana

A situação epidemiológica em Portugal é agora "mais preocupante", pelo que "dificilmente" o país deverá desconfinar na próxima semana como estava previsto, anunciou esta quinta-feira a ministra Mariana Vieira da Silva. A ministra da Presidência, Mariana …

Lisboa alarga horários de vacinação para atingir as 65 mil pessoas por semana

Já a partir da próxima segunda-feira, os centros de vacinação em Lisboa vão ter horário acrescido. O objetivo é aumentar o número de doses de vacinas administradas por semana para cerca de 65 mil. A partir …

PS diz que portugueses não esquecem que Passos cortou a dobrar no SNS

Pedro Passos Coelho acusou a esquerda de "desqualificar" o Serviço Nacional de Saúde (SNS) e a deputada socialista Sónia Fertuzinhos respondeu que os portugueses não esquecem que o Governo PSD/CDS cortou o dobro no SNS …

Escassez de matérias-primas deverá aumentar preço dos alimentos entre 5% e 10%

As matérias-primas agrícolas sobem com a conjugação do maior consumo e menor oferta por força das más colheitas em países como o Brasil e França, atingidos pelo mau tempo. Desta forma, prevê-se que, nos …

Portugal é o país da União Europeia com mais confiança nas vacinas

Portugal é o país da União Europeia (UE) onde a população tem mais confiança nas vacinas contra a covid-19, com 95% dos inquiridos a considerarem as vacinas seguras, segundo um Eurobarómetro publicado esta quinta-feira pela …