Jazz marciano? Sonda da NASA deteta “sons peculiares” em Marte

A sonda InSight, projetada pela NASA para estudar o interior de Marte, detetou uma série de “sons peculiares” em solo marciano, revelou a agência espacial norte-americana esta semana. 

Os sons, que podem ser ouvidos numa gravação disponibilizada pela NASA, foram capturados graças ao sismógrafo do rover e correspondem a sinais sísmicos e outros ruídos registados no Planeta Vermelho.

Depois de captados, explica a NASA, estes mesmo sons foram adaptados para que pudessem ser ouvidos pelo ouvido humano.

O sismógrafo em causa é capaz de registar ondas sonoras como as que são produzidas por rajadas de vento ou mesmo pelos movimentos do braço robótica da sonda e outras ferramentas mecânicas.

“Como soam para vocês? (…) Como um conjunto de jazz marciano?”, questionou a NASA, na sua página oficial, aos seus leitores.

Desde que pousou em Marte, em novembro passado, a InSight detetou mais de 100 eventos no Planeta Vermelho, 21 dos quais considerados terramotos.

A sonda aterrou em Marte ao fim de uma viagem de seis meses e meio, depois de ter sido lançada para o espaço a 5 de maio deste ano. A InSight representa o regresso das sondas à superfície de Marte depois de um interregno de seis anos, desde que a sonda Curiosity chegou à superfície do planeta em 2012.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Se Eles usassem todos esses recursos para resolver os problemas da terra e de seus ocupantes,certamente não precisariam buscar uma via de escape em outro mundo.O que muda para nós se existe vida lá?estou mais preocupada com minha qualidade de vida aqui e também com todos aqueles que ocupam o planeta azulzinho comigo.Fica-a-dica.

  2. Não tenho interesse nos sons de Marte só a curiosidade em saber como eles como eles conseguiram a seguinte façanha que foi terem “aterrado “em Marte. Será que o solo de Marte se chama terra? Desculpem a minha ignorância, pensava que eles tinham só conseguido pousar em Marte.

RESPONDER

João Almeida segura camisola rosa (e ganha tempo à concorrência)

O português João Almeida (Deceuninck-QuickStep) reforçou esta terça-feira a camisola rosa, numa 16.ª etapa da Volta a Itália em bicicleta ganha pelo esloveno Jan Tratnik (Bahrain-McLaren), resistente da fuga do dia. Tratnik, de 30 anos, cortou …

Trump refere-se a Fauci como "um desastre" e acusa-o de ser "idiota"

O presidente dos EUA, Donald Trump, disse nesta segunda-feira que o principal rosto do combate à pandemia no governo, o imunologista Anthony Fauci, é um "desastre" e possivelmente um "idiota", numa altura em que o …

Estado condenado a indemnizar cidadão romeno por tratamento desumano

O Tribunal Europeu dos Direitos Humanos (TEDH) condenou o Estado português ao pagamento de 14 mil euros por tratamento desumano do cidadão romeno Lonuţ-Marian Bădulescu, durante a detenção deste na cadeia do Porto. Numa decisão esta …

Panama Papers. Alemanha com ordens de detenção para Mossack e Fonseca

Um tribunal de Colónia emitiu ordens de detenção contra Jürgen Mossack e Ramón Fonseca por fraude fiscal e associação criminal no caso dos Papéis do Panamá, uma investigação internacional por branqueamento de dinheiro, anunciaram esta …

Depressão Bárbara. Registadas 654 ocorrências, mau tempo volta a agrava-se hoje

A Proteção Civil registou até ao final da manhã desta terça-feira 654 ocorrências devido ao mau tempo, sobretudo nas zonas urbanas a norte do rio Tejo, e colocou em alerta especial laranja mais três distritos …

Bolsonaro diz que vacina será gratuita mas não obrigatória

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, disse esta segunda-feira que a vacina contra a Covid-19 será gratuita mas não será obrigatória para a população do país, o segundo com mais mortes no mundo devido à …

Estudantes indicaram professor que foi decapitado a jihadista (em troca de dinheiro)

Investigadores acreditam que vários estudantes indicaram por dinheiro quem era o professor Samuel Paty ao jihadista que o decapitou na sexta-feira ao lado da escola onde trabalhava na região de Paris. O ministro da Educação, Jean-Michel …

Portugal regista mais 15 óbitos, 1.876 novos casos e 1.932 recuperados

Portugal contabiliza esta terça-feira mais 15 mortos relacionados com a covid-19 e 1.876 casos confirmados de infeção com o novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim, …

Há ratos e répteis no Centro Hospitalar de Viseu. Ala psiquiátrica está em "péssimas condições"

O alerta partiu do bastonário da Ordem dos Médicos que denunciou a "péssima condição" a que os utentes estão sujeitos. Miguel Guimarães desafiou esta segunda-feira a ministra da Saúde a visitar o departamento de Psiquiatria do …

Portugal é pouco poupador, tem condições de trabalho precárias e pouca escolaridade

Portugal é um país envelhecido, com idosos a viverem sozinhos, pouco poupador e onde o trabalho é precário, os patrões e empregados têm baixa escolaridade e há poucas mulheres na polícia, revela uma publicação da …