Javalis no Parlamento: CDS quer problema tratado com “urgência”

Jorge Cadete / Facebook

Javalis na Praia da Arrábida, Setúbal

No início desta semana, o grupo parlamentar do CDS-PP propôs ao Governo um conjunto de recomendações sobre o controlo da população de javalis em Portugal.

O CDS sugere que sejam implementadas as medidas necessárias – legislativas ou outras – para, “com urgência, delinear estratégias para a elaboração de um plano ágil de redução e controlo a longo prazo da população de javalis em território nacional, de acordo com a legislação ambiental nacional e da União Europeia, incluindo os requisitos de proteção da natureza”.

Além disso, os deputados centristas querem que seja realizado um estudo sobre a densidade, dimensão e distribuição territorial da população de javalis em Portugal. Para tal, o CDS propõe que o Governo recorra ao recém-criado Centro de Competências para o Estudo, Gestão e Sustentabilidade das Espécies Cinegéticas e Biodiversidade.

Segundo o Expresso, no que diz respeito ao financiamento destas ações, o partido considera que deve ser feito através de um reforço das verbas afetadas ao Fundo Florestal Permanente, com base nas receitas em licenciamento de caça.

No mesmo documento, o CDS lembra que a receita gerada pelo setor da caça ascende anualmente a mais de 10,7 milhões de euros, tendo em conta as licenças pagas pelos caçadores (6 milhões) e as taxas pagas pelas concessões de caça (4,7 milhões).

Agricultores e caçadores ouvidos pelo matutino denunciaram a existência de uma praga de javalis no país, e alertaram que esta espécie selvagem é um meio fácil de transmissão de doenças, como a tuberculose, a triquinose ou a peste suína africana.

A prevenção é, por isso, urgente e fundamental, tanto mais que caso venha a entrar em Portugal, a peste suína africana poderá traduzir-se numa calamidade para a fileira da carne de porco e da montanheira, para além de dizimar as populações de suínos selvagens”, rematam os centristas.

Em Portugal, o último foco desta doença registou-se a 15 de novembro de 1999, em Almodôvar. Todavia, há recentemente registos de casos na Bélgica, em setembro de 2018.

Além disso, segundo os dados da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária, entre 2011 e 2016, foram notificados casos positivos de carcaças de javalis contagiadas com tuberculose em 28% das jornadas de caça na região Centro e 12% no Alentejo.

Os mesmo dados adiantam ainda que cerca de 7% dos javalis abatidos eram portadores de doença após as respetivas confirmações laboratoriais.

ZAP //

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

  1. Só mesmo o CDS para salvar o pais dos Javalis…
    Toda a existência do CDS se resume a isto, não servem para mais nada!
    É pena que persigam os seus congéneres animais!

    • Tem a noção dos inúmeros acidentes de viação que estes animais causaram? Não, pois não? Nota-se! Talvez um dia um lhe apareça à frente e Deus queira que consiga desviar-se dele ou travar a tempo! Não são só as grandes causas que são importantes!!!!!!!!!!!

      • Conduza mais devagar… Há um sinal de trânsito nessas estradas a alertar para a possibilidade de animais na estrada. Claro que se for a 120 numa estrada nacional e lhe aparecer um, bem pode rezar à vontade.

    • Ó Ana… bem sei que para si será mais importante o cartão de cidadania, a mudança de sexo aos 16 anos e por aí fora. Mas se desconhece a realidade do país, como o seu comentário bem ilustra, dedique-se por favor a outros temas que lhe sejam mais familiares e não faça figuras tristes. Poupe-se a isso.

  2. Deixai vos disso javalis sois vós IDE meter na cadeia mas é aqueles que roubam milhões a nos os contribuintes vergonha deixai os animais em paz vergonha pra vos cds abrei mas é a caça ao currupto ou aos que levam bancos a falencia ….. Agora ocupar o parlamento com assuntos desses …. Tadinhos ja estão cheios de trabalho..,..

  3. E a senhora tem a noção da quantidade de acidentes provocados por sinalização e vias de circulação deficientes?! Talvez existam outros assuntos de maior prioridade a que os deputados se devam debruçar…

  4. Seja javalis, ou qualquer outro animal, será irrelevante. Parece, que haverá acréscimo de finanças, com mais caçadores, licenças, etc.. daqui a X anos, estaremos com programas de protecção de espécie. Porque não há quem pare a Malta, de caçar..

  5. Bom, já temos a porquinha “Cristas” agora também já temos os deputados “javalis” do CDS. Só visto….Não tem o que fazer….os “meninos” do CDS….vão limpar mas é as bermas das estradas seus oportunistas e queques de meia tigela.

  6. Os javalis têm originado não apenas uma série de acidentes rodoviários como destroem por todo o lado culturas agrícolas com prejuízos muito consideráveis para os agricultores nacionais. Os comentários deste post revelam bem uma turba de gentalha que nunca saiu da cidade e que pensa que o país é apenas a capital.

RESPONDER

Se quer um coração saudável, desligue a televisão e tome um bom pequeno-almoço

É conhecida como a refeição mais importante do dia e não é por acaso. Os hábitos de vida que seguimos diariamente têm um impacto direto na nossa saúde vascular. Numa investigação recentemente apresentada na reunião anual …

Determinada temperatura das bebidas que aumenta risco de cancro

Cientistas da Universidade de Ciências Médicas de Teerão publicaram novas provas sobre a relação entre o consumo de bebidas quentes e o cancro do esófago. De acordo com o estudo publicado na revista International Journal of …

Descobertos 83 buracos negros supermassivos no Universo inicial

Astrónomos do Japão, de Taiwan e dos EUA descobriram 83 quasares alimentados por buracos negros supermassivos no universo distante, numa época em que o Universo tinha menos de 10% da sua idade atual. "É notável que …

Joy Milne consegue cheirar a doença de Parkinson antes de ser diagnosticada

Atualmente, não existe nenhum teste diagnóstico definitivo para o Parkinson, mas isso pode mudar graças a Joy Milne, uma mulher que consegue detetar a doença antes que os sintomas apareçam. Parece demasiado bizarro para ser verdade, …

Filho de José Eduardo dos Santos libertado da prisão. Estava preso desde setembro de 2018

O antigo presidente do Fundo Soberano de Angola, José Filomeno dos Santos, que se encontrava em prisão preventiva desde 24 de setembro de 2018, encontra-se já em liberdade, disse hoje à agência Lusa fonte oficial. A …

Naufrágio no Nilo é a primeira prova de que Heródoto não estava a mentir sobre os barcos egípcios

Um navio naufragado encontrado no rio Nilo pode ter permanecido inalterado durante mais de 2.500 anos. Agora, está finalmente a revelar os seus segredos: cientistas pensam que este navio revelou uma estrutura cuja existência tem …

A gravidade influencia a maneira como tomamos decisões

Todo e qualquer organismo vivo na Terra evoluiu a longo de milhares de anos sob um campo gravitacional constante, com a gravidade desempenhando um papel fundamental no comportamento e na cognição humana. Um estudo recente publicado …

"Atentado" na Disneyland Paris era apenas uma avaria nas escadas rolantes

Por volta das 21h00 em Paris, produziu-se um movimento de pânico na Disney Village, no parque de diversões francês da Disney. Rapidamente se multiplicaram mensagens sobre um "atentado". Ao jornal belga DH, uma fonte afirmou que …

Cientistas alargam limites físicos do grafeno

Até onde vão os limites físicos do grafeno? Uma equipa de cientistas do Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL), em Braga, respondeu a esta questão e desafiou-os. Uma equipa de investigadores dos Departamentos de Materiais Quânticos …

Ilusionista britânico diz que vai travar o Brexit com o poder da mente

Uri Geller é um ilusionista israelista, com nacionalidade britânica, que se tornou famoso nos anos 1970 em programas de televisão em que realizava demonstrações dos seus alegados poderes paranormais. Agora, Geller deixa um aviso a Theresa …