Jardim fora da corrida à liderança do PSD-Madeira

PSD Madeira / Flickr

Alberto João Jardim

Alberto João Jardim

O presidente do Governo e do PSD-Madeira, Alberto João Jardim, assegurou hoje estar fora da corrida à liderança do partido no arquipélago, adiantando que o seu plano é “dotar a região” de um novo chefe do executivo a partir de janeiro de 2015.

“Eu vou estar fora disso completamente, os senhores podem ter isso garantido”, declarou Jardim aos jornalistas no Aeroporto da Madeira à chegada, depois de uma semana de reuniões em Estrasburgo.

E acrescentou: “Apenas tenho o plano para dotar a região de um novo presidente, apoiado na maioria parlamentar que temos a partir o inicio de janeiro de 2015, até para a opinião pública ver como governa o novo líder”.

Instado a comentar o anúncio do ex-eurodeputado Sérgio Marques de que vai candidatar-se à presidência do PSD-Madeira, o responsável insular declarou que “quantos mais melhor”, adiantando que este “teve a delicadeza” de informá-lo sobre a sua decisão.

“Felicitei-o pela iniciativa, poderia não estar de acordo com algumas ideias deles, por exemplo o ‘jackpot’ da Assembleia. Mas como tem alguma experiencia empresarial, o dr. Sérgio Marques deve saber arranjar dinheiro de uma maneira diferente, vamos ver o que propõe como formas de financiar os partidos. Há aqui uma riqueza de ideias, é é preciso que tenham sumo e fundamento”, opinou

Na opinião de Alberto João Jardim, que preside ao PSD-Madeira há cerca de 30 anos, “todos os filiados têm o legitimo direito de ser candidatos à liderança”

“Com tanto candidato, quem sou eu para me meter nisso”, sublinhou.

Até ao momento são publicamente conhecidas as intenções de candidatura à liderança do PSD-M também do ex-presidente da câmara municipal do Funchal Miguel Albuquerque, do vice-presidente da Assembleia Legislativa da Madeira Miguel Sousa e do secretário regional do Ambiente e Recursos Naturais Manuel António Correia..

Instado a comentar as críticas tecidas ao Governo Regional por ter faltado a algumas das tomadas de posse dos novos órgãos autárquicos, depois do PSD ter perdido sete das onze câmaras que detinha na região, Jardim realçou que o executivo madeirense apenas não esteve presente em duas

“O governo foi a quase todas as posses, só não foi a duas de câmaras [São Vicente e Porto Santo] formadas por indivíduos que eram do PSD e traíram o partido”, argumentou o líder madeirense.

Jardim considerou que “num país em que os políticos perderam a vergonha, pelo menos haverá um partido que mantém certas regras éticas, que é o PSD”.

“Com gente que traiu, Roma não paga a traidores”, concluiu.

Esta semana Jardim esteve ausente da Madeira participando, em Estrasburgo, em reuniões da 25.ª Sessão do Congresso dos Poderes Locais e Regionais do Conselho da Europa, nos trabalhos da “Comissão Governança” do Congresso, nos encontros do Partido Popular Europeu no Congresso dos Poderes Locais e Regionais da Europa e da Assembleia das Regiões da Europa, da Comissão 3, “Cultura, Educação, Juventude e Cooperação Internacional”.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

De norte a sul do país, autarcas pressionam Governo para fechar escolas

Os diretores escolares esclarecem que não têm qualquer autonomia para encerrar escolas, dependendo essa decisão de um parecer da entidade de saúde pública local e da confirmação por parte dos serviços do Ministério da Educação. …

Muito mais do que tabaco. Cientistas identificam drogas tomadas pelos maias em recipientes antigos

Uma equipa de cientistas da Washington State University identificou a presença de planta que não é do tabaco em recipientes de drogas dos antigos maias. Os investigadores detetaram "marigold mexicana" (Tagetes lucida) em resíduos retirados de …

Pico na primeira semana de fevereiro. Mesmo confinando, modelo prevê 1154 doentes em UCI

Portugal deverá ter 1.154 doentes internados em cuidados intensivos num pico na primeira semana de fevereiro, mesmo com um confinamento igual ao de março, avança um modelo da NOVA Information Management School. Portugal deverá duplicar o …

Biden assume leme dos EUA. Trump concede 140 perdões (e pede que se "reze" pelo sucessor)

Joe Biden assume esta quarta-feira o leme dos Estados Unidos. Porém, antes de sair, o Presidente cessante, Donald Trump, perdoou e comutou penas a mais de 140 pessoas. Nas horas finais da sua presidência, Donald Trump …

Ouvir música clássica enquanto faz exercício? A Ciência sugere que sim

Estudos sugerem que, ao contrário daquilo que pensa, ouvir música clássica enquanto se pratica exercício físico pode ajudá-lo no seu treino. Para muitas pessoas, uma parte essencial de qualquer regime de exercício é a música que …

“Não queiram fazer mistérios onde não existem”. UE encerrou caso do procurador europeu

A União Europeia (UE) deu por "encerrado" o caso do procurador europeu José Guerra e dos lapsos no seu currículo enviado pelo Governo. “A reunião dos membros do Conselho da UE decorreu na segunda-feira e …

Jack Ma reaparece após estar "desaparecido" quase três meses

O bilionário fundador do gigante do comércio eletrónico chinês Alibaba reapareceu, esta quarta-feira, numa reunião virtual com professores rurais, após meses de incerteza sobre o seu paradeiro. No vídeo, publicado no site do jornal chinês Tianmu …

Jesus voltou a testar negativo. Benfica confirma presença na Taça da Liga

O treinador do Benfica voltou a testar negativo ao novo coronavírus, num segundo teste realizado esta terça-feira, dia em que o clube anunciou ter 17 casos de infeção na sua estrutura profissional de futebol. "O Benfica …

Novas regras do confinamento entram em vigor esta quarta-feira (mas há exceções nos horários)

As novas medidas de restrição para travar a pandemia de covid-19 em Portugal entraram em vigor às 0h desta quarta-feira no âmbito do estado de emergência em vigor no país.  O primeiro-ministro anunciou esta segunda-feira que …

Ratos paraplégicos voltam a caminhar graças a proteína inovadora

Cientistas criaram e injetaram uma proteína no cérebro de ratos paraplégicos. Após um par de semanas, os ratos recuperaram a capacidade de caminhar. Não, não é milagre. Uma equipa de investigadores alemães conseguiu restaurar a capacidade …