Jardim fora da corrida à liderança do PSD-Madeira

PSD Madeira / Flickr

Alberto João Jardim

Alberto João Jardim

O presidente do Governo e do PSD-Madeira, Alberto João Jardim, assegurou hoje estar fora da corrida à liderança do partido no arquipélago, adiantando que o seu plano é “dotar a região” de um novo chefe do executivo a partir de janeiro de 2015.

“Eu vou estar fora disso completamente, os senhores podem ter isso garantido”, declarou Jardim aos jornalistas no Aeroporto da Madeira à chegada, depois de uma semana de reuniões em Estrasburgo.

E acrescentou: “Apenas tenho o plano para dotar a região de um novo presidente, apoiado na maioria parlamentar que temos a partir o inicio de janeiro de 2015, até para a opinião pública ver como governa o novo líder”.

Instado a comentar o anúncio do ex-eurodeputado Sérgio Marques de que vai candidatar-se à presidência do PSD-Madeira, o responsável insular declarou que “quantos mais melhor”, adiantando que este “teve a delicadeza” de informá-lo sobre a sua decisão.

“Felicitei-o pela iniciativa, poderia não estar de acordo com algumas ideias deles, por exemplo o ‘jackpot’ da Assembleia. Mas como tem alguma experiencia empresarial, o dr. Sérgio Marques deve saber arranjar dinheiro de uma maneira diferente, vamos ver o que propõe como formas de financiar os partidos. Há aqui uma riqueza de ideias, é é preciso que tenham sumo e fundamento”, opinou

Na opinião de Alberto João Jardim, que preside ao PSD-Madeira há cerca de 30 anos, “todos os filiados têm o legitimo direito de ser candidatos à liderança”

“Com tanto candidato, quem sou eu para me meter nisso”, sublinhou.

Até ao momento são publicamente conhecidas as intenções de candidatura à liderança do PSD-M também do ex-presidente da câmara municipal do Funchal Miguel Albuquerque, do vice-presidente da Assembleia Legislativa da Madeira Miguel Sousa e do secretário regional do Ambiente e Recursos Naturais Manuel António Correia..

Instado a comentar as críticas tecidas ao Governo Regional por ter faltado a algumas das tomadas de posse dos novos órgãos autárquicos, depois do PSD ter perdido sete das onze câmaras que detinha na região, Jardim realçou que o executivo madeirense apenas não esteve presente em duas

“O governo foi a quase todas as posses, só não foi a duas de câmaras [São Vicente e Porto Santo] formadas por indivíduos que eram do PSD e traíram o partido”, argumentou o líder madeirense.

Jardim considerou que “num país em que os políticos perderam a vergonha, pelo menos haverá um partido que mantém certas regras éticas, que é o PSD”.

“Com gente que traiu, Roma não paga a traidores”, concluiu.

Esta semana Jardim esteve ausente da Madeira participando, em Estrasburgo, em reuniões da 25.ª Sessão do Congresso dos Poderes Locais e Regionais do Conselho da Europa, nos trabalhos da “Comissão Governança” do Congresso, nos encontros do Partido Popular Europeu no Congresso dos Poderes Locais e Regionais da Europa e da Assembleia das Regiões da Europa, da Comissão 3, “Cultura, Educação, Juventude e Cooperação Internacional”.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

PSP já apanhou mais de três mil pessoas a conduzir sem carta este ano

O número de pessoas detetadas a conduzir sem carta aumentou 22% nos sete primeiros meses deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. "De 1 de janeiro a 31 de julho de 2020, …

"Vacina deve ser um bem global de saúde pública". OMS critica "nacionalismo de vacinas"

A Organização Mundial de Saúde (OMS) criticou na quinta-feira o "nacionalismo de vacinas" para a covid-19, afirmando que qualquer país terá benefícios económicos e de saúde se o resto do mundo recuperar da pandemia. "O nacionalismo …

Depois da explosão, os protestos em Beirute. Manifestantes anti-Governo pedem mudança política urgente

Esta quinta-feira, dezenas de manifestantes foram dispersos com gás lacrimogéneo quando protestavam na sequência da explosão em Beirute, capital do Líbano, que provocou pelo menos 149 mortos, cinco mil feridos e a destruição de casas …

Em vez de flores, família de Fernanda Lapa pede donativos por Bruno Candé

A família da atriz, que faleceu esta quinta-feira, apela a que quem queira oferecer flores para o funeral faça antes um donativo para os herdeiros do ator Bruno Candé, que foi assassinado, em Lisboa. "A Família …

Orbán diz que todos os migrantes ilegais são potenciais "bombas biológicas"

O primeiro-ministro da Hungria, o ultranacionalista Viktor Orbán, defendeu esta sexta-feira que se deve impedir a chegada de imigrantes ilegais ao país porque estes são potenciais "bombas biológicas" devido à covid-19. Conhecido pelos seus discursos contra …

Donald Trump proíbe transações com empresa chinesa detentora do TikTok

Donald Trump assinou uma ordem executiva que proíbe as transações com a ByteDance no prazo de 45 dias e o Senado já aprovou o projeto de lei que proíbe o descarregamento e utilização da aplicação. …

Preocupado com os incêndios, Marcelo admite interromper férias. Ontem foi o pior dia

O Presidente da Repúblic disse esta quinta-feira que está a acompanhar a vaga de incêndios que assola o território continental e admitiu a possibilidade de interromper as férias no Porto Santo se a situação piorar. "É …

Portugal foi o "patinho feio", mas volta a estar em contraciclo com a Europa (por bons motivos)

Portugal destaca-se agora por apresentar uma tendência de redução de novos casos de infeção pelo novo coronavírus, ao contrário de outros países europeus. Quando o novo coronavírus começou a ganhar terreno no continente europeu, Portugal foi …

Kim Jong-un insiste que a Coreia do Norte travou o vírus, mas intensifica combate à covid-19

Kim Jong-un tem repetido várias vezes que a Coreia do norte "travou o vírus maligno", mas o reforço das medidas de combate à covid-19 e a canalização urgente de material médico e alimentos para Kaesong …

Novo Banco tinha autorização de Bruxelas para financiar venda de imóveis

A DG Comp da Comissão Europeia autorizou o Novo Banco a conceder crédito aos compradores do imobiliário vendido pela instituição. Quando o Novo Banco foi constituído, o acordo assinado entre a Direção Geral da Concorrência europeia …