//

Japoneses vão construir elevador mais rápido do mundo na China

jadis_hsu / Flick

A torre 101, em Taipé, Taiwan, tem o mais rápido elevador do mundo - até agora.

A torre 101, em Taipé, Taiwan, tem o mais rápido elevador do mundo – até agora.

A empresa japonesa Hitachi anunciou que pretende construir num arranha-céus de Guangzhou, no sul da China, um elevador capaz de alcançar velocidades de até 72 quilómetros por hora.

O elevador, que seria o mais rápido do mundo, levaria 43 segundos para chegar do rés-do-chão ao 95° andar, no Centro Financeiro de Guangzhou.

Actualmente, o elevador mais rápido do planeta está em Taipé, a capital de Taiwan, no Edifício 101, que é capaz de alcançar velocidades de 60,6 quilómetros por hora. Vai do primeiro ao 89° andar em apenas 37 segundos.

A multinacional japonesa está a prometer uma “viagem confortável”, mesmo sob grandes acelerações, no novo elevador.

Desafio

Segundo Gina Barney, especialista em tecnologia de elevadores ouvida pela BBC, impedir que os passageiros de elevadores de alta velocidade sintam dores ou incómodos é um grande desafio.

“Ao viajar a esta velocidade, vai sentir a pressão a mudar em seus ouvidos. Isso é provavelmente o maior problema para quem se desloca a alta velocidade em edifícios – as pessoas sentirão alguma dor”, comenta Barney.

Segundo a Hitachi, a nova tecnologia conseguiria evitar a sensação de bloqueio de ouvido causada pela diferença de pressão por meio da alteração artificial da pressão aérea dentro do local.

A empresa afirma que, para manter a tranquilidade do passeio de elevador, foram instalados equipamentos de travagem e de prevenção de vibração lateral do aparelho.

Além disso, travões capazes de resistir ao calor extremo seriam activados no “improvável” caso de haver alguma falha no equipamento.

O edifício chinês, que deverá ser inaugurado em 2016, contará com um total de 95 elevadores, dois dos quais de alta velocidade.

O prédio terá ainda elevadores de “dois andares”. O Centro Financeiro de Guangzhou abrigará escritórios, um hotel e apartamentos residenciais.

ZAP / BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.