Japoneses criam robô humanoide que transpira

A mais nova engenhoca robótica desenvolvida no Japão é Kengoro, o robô humanoide que transpira.

Quando falamos em progressos da robótica, o Japão continua na vanguarda da indústria, com os robôs mais avançados do setor industrial.

A criação da equipa de investigadores do JSK Lab da Universidade de Tóquio foi projetada para solucionar, de uma forma mais barata, um dos maiores desafios com os robôs: o calor, que começa a afetar a performance se não for dissipado corretamente.

Existem diversos sistemas de arrefecimento ativo que podem resolver esse problema ao bombear um líquido frio através de veias e artérias artificiais, mas costumam ser muito caros, além de bastante pesados.

JSK Lab / Universidade de Tóquio

-

A transpiração (água desionizada) escorre pelos 108 motores do Kengoro, arrefecendo-os através da evaporação.

Embora não seja tão eficaz como os sistemas de arrefecimento ativos, o suor permite que o robô faça flexões duarnte 11 minutos sem superaquecer – e consegue funcionar durante metade de um dia apenas com um copo de água.

O Kengoro, é claro, não tem pele – e por isso sua através dos ossos. O robô tem um “esqueleto” feito por sinterização a laser, um processo similar à impressão 3D que permite moldar metais de várias densidades em formas complexas.

Os canais feitos de um alumínio menos denso são colocados na estrutura do robô e agem como uma esponja, retendo a água e certificando que o “suor” caia nos motores, em vez de cair ao chão.

JSK Lab / Universidade de Tóquio

-

O Kengoro foi apresentado esta semana na IEEE/RSJ International Conference on Intelligent Robots and Systems (IROS), em Daejeon, na Coreia do Sul.

Canal Tech

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Falta de meios dificulta marcação de testes à Covid-19

Os utentes do Norte referenciados pelas autoridades de saúde para fazerem o teste à Covid-19 estão a ter grandes dificuldades na marcação nos laboratórios recomendados, devido ao disparo na procura e ao facto de a …

"Impõe-se manter as medidas de contenção", diz Marcelo

O Presidente da República afirmou esta terça-feira que se impõe manter as medidas de contenção que vigoram em Portugal, referindo que essa foi uma opinião unânime na segunda reunião técnica sobre a situação da covid-19 …

Crise poderá levar a Juve a vender Ronaldo por 70 milhões

A crise financeira causada pela pandemia de covid-19 poderá "obrigar" a Juventus a vender Cristiano Ronaldo por 70 milhões de euros, avança a imprensa italiana, frisando que existem mais dois cenários em cima da mesa. O …

Pavilhão Rosa Mota transformado em "Hospital de Missão" com 300 camas

O Pavilhão Rosa Mota, no Porto, entrará, na próxima semana, em funcionamento como “Hospital de Missão” e, com 300 camas, servirá para acolher doentes com poucos sintomas de covid-19 ou até assintomáticos sem “retaguarda familiar”. “Trata-se …

Maduro acusa EUA de provocarem "perigoso momento de tensão" no continente

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, enviou na segunda-feira uma carta aos governantes internacionais, alertando que os Estados Unidos (EUA), ao oferecerem uma recompensa por informações que levem à sua detenção, conduzem a "um perigoso …

Prestações ao banco vão subir para quem recorrer à moratória

As prestações dos créditos à habitação vão subir para empresas e clientes particulares que pedirem a sua suspensão no âmbito da moratória criada pelo Governo. Os juros vencidos durante os seis meses da moratória serão …

BE e PCP querem isenção do pagamento de propinas durante estado de emergência

O Bloco de Esquerda e o Partido Comunista Português consideram que os alunos do Ensino Superior devem ficar isentos do pagamento de propinas durante o estado de emergência. Tanto o BE como o PCP sempre defenderam …

Menina de 12 anos morre na Bélgica vítima da covid-19

Uma menina de 12 anos morreu esta segunda-feira na Bélgica devido à pandemia de covid-19, anunciaram esta terça-feira as autoridades de saúde deste país. "É um caso muito raro, mas que nos afeta muito, é um …

"Bomba" de Graça Freitas rebentou-lhe nas mãos. Governo rejeita cerco sanitário ao Porto

O Secretário de Estado da Saúde, António Sales, rejeitou, nesta terça-feira, a possibilidade de impor um cerco sanitário ao Porto. Esta hipótese foi avançada pela directora-geral da Saúde, Graça Freitas, e foi fortemente criticada por …

Novo máximo diário. Covid-19 mata mais 849 pessoas em Espanha

Espanha registou, nas últimas 24 horas, 849 mortos com o novo coronavírus, um novo recorde de falecidos num só dia, elevando o balanço total para 8189. Os números do Ministério da Saúde espanhol revelam ainda um …