Japoneses criam robô humanoide que transpira

A mais nova engenhoca robótica desenvolvida no Japão é Kengoro, o robô humanoide que transpira.

Quando falamos em progressos da robótica, o Japão continua na vanguarda da indústria, com os robôs mais avançados do setor industrial.

A criação da equipa de investigadores do JSK Lab da Universidade de Tóquio foi projetada para solucionar, de uma forma mais barata, um dos maiores desafios com os robôs: o calor, que começa a afetar a performance se não for dissipado corretamente.

Existem diversos sistemas de arrefecimento ativo que podem resolver esse problema ao bombear um líquido frio através de veias e artérias artificiais, mas costumam ser muito caros, além de bastante pesados.

JSK Lab / Universidade de Tóquio

-

A transpiração (água desionizada) escorre pelos 108 motores do Kengoro, arrefecendo-os através da evaporação.

Embora não seja tão eficaz como os sistemas de arrefecimento ativos, o suor permite que o robô faça flexões duarnte 11 minutos sem superaquecer – e consegue funcionar durante metade de um dia apenas com um copo de água.

O Kengoro, é claro, não tem pele – e por isso sua através dos ossos. O robô tem um “esqueleto” feito por sinterização a laser, um processo similar à impressão 3D que permite moldar metais de várias densidades em formas complexas.

Os canais feitos de um alumínio menos denso são colocados na estrutura do robô e agem como uma esponja, retendo a água e certificando que o “suor” caia nos motores, em vez de cair ao chão.

JSK Lab / Universidade de Tóquio

-

O Kengoro foi apresentado esta semana na IEEE/RSJ International Conference on Intelligent Robots and Systems (IROS), em Daejeon, na Coreia do Sul.

Canal Tech

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Temperaturas sobem até oito graus e trazem "noites tropicais"

A partir de terça-feira, os termómetros sobem entre 4ºC e 8ºC em algumas regiões do continente e na quarta-feira prevê-se um aumento das mínimas com noites tropicais, segundo o Instituto Português do Mar e da …

Governo é o "grande vencedor da greve" e Pardal Henriques "o rosto da derrota"

O comentador da SIC e ex-líder do PSD Luís Marques Mendes aproveitou o espaço no seu comentário semanal para elogiar a ação do Governo de António Costa nesta greve: "O grande vencedor é o Governo, …

"Medidas urgentes" para a Saúde. PCP quer medicamentos gratuitos para doentes crónicos

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, anunciou este domingo que o partido vai apresentar "medidas urgentes" na área da saúde, destacando-se a dispensa gratuita de medicamentos para doentes crónicos e a criação do Laboratório …

Dinamarca responde a Trump: A Gronelândia não está à venda

O Presidente dos Estados Unidos quer comprar a Gronelândia "por razões estratégicas". A primeira-ministra dinamarquesa já fez questão de relembrar Donald Trump que o território não está à venda. Segundo o Expresso, as declarações do Presidente …

Bacalhau do Mar do Norte está em risco (e pode deixar de chegar às mesas portuguesas)

O bacalhau do Mar do Norte está a desaparecer e poderá mesmo deixar de chegar aos pratos dos portugueses. O alarme chegou com um relatório publicado em julho pelo Conselho Internacional para a Exploração do …

Estado poderá recorrer a contratos a termo mais longos do que o privado

O Estado vai poder recorrer a contratos a prazo mais longos do que o privado. O diploma, aprovado no mês passado no Parlamento, prevê para o setor privado a redução da duração máxima dos contratos …

Bruno Fernandes critica horário tardio dos jogos do campeonato

No final da partida com o SC Braga, Bruno Fernandes falou aos jornalistas e aproveitou para criticar o horário tardio de alguns jogos do campeonato. A partida começou às 21h. Este domingo, 12 jogos depois, o …

Protesto em Hong Kong juntou mais de 1,7 milhões de manifestantes

Mais de 1,7 milhões de pessoas manifestaram-se no domingo, em Hong Kong, informou o movimento pró-democracia que tem liderado os grandes protestos contra a lei da extradição, desde o início de junho. Em conferência de imprensa, …

Medvedev entra no top 5 mundial do ténis. Pedro Sousa sobe 23 lugares

Medvedev, de 23 anos, que nunca tinha vencido um torneio de categoria Masters 1000, subiu três posições e figura pela primeira vez entre os cinco primeiros da tabela. O russo Daniil Medvedev, vencedor do torneio Masters …

Só 2% das escolas em Portugal têm desfibrilhadores

Apenas 129 dos 5.909 estabelecimentos de ensino em Portugal têm desfibrilhadores automáticos externos (DAE), o que representa 2,1%. Os dados recolhidos pelo Jornal de Notícias são do INEM, que assegura ainda que nas comunidades escolares existem …