Japão 0-1 Costa Rica | Japão sem ambição comete “hara-kiri”

1

Surpresa no jogo matinal. O Japão, que espantou ao bater a poderosa Alemanha na jornada de abertura deste Mundial 2022, defrontou a Costa Rica, goleada pela Espanha por 7-0, e perdeu.

Num jogo que valeu sobretudo pela segunda parte, os nipónicos foram mais atacantes e criaram mais perigo, mas deixaram a ambição para a etapa complementar, dando o flanco a uma formação costa-riquenha que aproveitou um erro de Morita para marcar perto do fim, por Fuller. Uma estratégia arriscada, de espera inicial em vez de tentar derrubar um adversário claramente inferior desde o início, e que correu mal. Grupo E completamente baralhado.

Japão acorda tarde e a más horas

Má demais a primeira parte. Costa Rica a tentar ter a iniciativa e um Japão mais na expectativa, a tapar todos os caminhos para a sua baliza, e o resultado foi um jogo mastigado, sem rasgos colectivos ou individuais, nenhuma ocasião de golo ou sequer remates enquadrados e muito poucas acções nas áreas. O menos mau ao descanso era Kendall Waston, central costa-riquenho, com um GoalPoint Rating de 5.9, competente no passe (91%) e com sete acções defensivas.

O Japão alterou a sua atitude na segunda parte, assumiu a posse de bola e a iniciativa atacante e o jogo melhorou de qualidade. Os nipónicos remataram muito, nem sempre bem, mas ficou patente que a ideia era desgastar o seu adversário na primeira parte e “matar” o jogo na segunda. Só que o tiro saiu-lhe pela culatra.

Aos 81 minutos, Keysher Fuller aproveitou um erro do sportinguista Hidemasa Morita para rematar em jeito. A bola sofreu um desvio e aninhou-se no fundo das malhas de Shūichi Gonda. Primeiro remate enquadrado da Costa Rica no Mundial (primeiro disparo nesta primeira parte), golo… Castigo pesado para os japoneses, que se pouparam (a pensar na Espanha?) no início, tentaram o empate até final, mas sem sucesso.

MVP GoalPoint: Keysher Fuller

O golo de Fuller até apanhou o estagiário responsável pelas votações desprevenido, já que nem aparece nas opções. O costa-riquenho contrariou as odds ao marcar já nos últimos dez minutos do tempo regulamentar, numa altura em que praticamente só dava Japão, e decidiu a contenda. O ala-direito terminou com um GoalPoint Rating de 6.4, pelo golo, mas também pelos três desarmes e quatro alívios. Tinha estado discreto até então, com três dribles consentidos, todos no primeiro terço.

Outros Ratings

Japão

Miki Yamane 6.1

O melhor dos japoneses também foi o lateral-direito. Yamame destacou-se com três conduções progressivas e duas intercepções.

Kou Itakura 6.0

Jogo interessante do central, bem no passe (94% de eficácia) e autor de cinco desarmes, um dos máximos desta partida.

Costa Rica

Kendall Waston 6.1

Foi o melhor do primeiro tempo e manteve o nível na segunda parte, terminando com seis passes longos certos em nove, três desarmes e duas intercepções.

Óscar Duarte 6.0

Outro central em bom plano. Duarte fez seis recuperações de posse, três desarmes e duas intercepções.

1 Comment

  1. O Japão perdeu com a Costa Rica porque pensou que “ eram favas contadas”. A Fórmula de sucesso para ganhar jogos de futebol é: a rapidez do jogo, Verticalidade do jogo, Olhos na baliza, remates de longe, e a grande vontade de ganhar até o último apito final do árbitro. Um exemplo, vejam o estilo de jogo do Marrocos contra a Bélgica.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.