Japão quer colocar homem na Lua antes da China

Estamos prestes a assistir a uma nova corrida espacial para a ida à Lua, mas desta vez os intervenientes são a China e o Japão, em vez dos EUA e Rússia.

Durante a década de 60, a Guerra Fria despoletou o desejo de mostrar a superioridade tecnológica entre as duas super-potências mundiais, culminando com a concretização da famosa promessa de Kennedy, de colocar um homem na Lua antes do final da década – e, claro, de o trazer de regresso à Terra.

Meio século depois, o panorama espacial é bem diferente…

Actualmente, temos empresas privadas a liderar em termos de chegar ao espaço a custo reduzido, e em termos governamentais, são países como a China, Índia e Japão que parecem estar contagiados com o desejo das aventuras espaciais.

Segundo o Engadget, em resposta à proposta da China de nos fazer regressar à Lua em 2036, a agência espacial japonesa JAXA avança com uma data mais ambiciosa, de o fazer já em 2030.

No entanto, poderemos não vir a assistir a uma verdadeira competição, uma vez que aparentemente o Japão está mais interessado em se tornar parceiro do projecto Chinês, contribuindo para acelerar o desenvolvimento da missão – razão pela qual estará a apresentar uma data mais ambiciosa do que a inicialmente indicada pela China.

Além disso, em declarações à CNN, um porta-voz da JAXA disse esta sexta-feira que uma missão exclusivamente japonesa à Lua poderia ser incomportável para o país, e que o plano seria “fazer parte de uma missão multinacional”.

Também a Índia seria um forte candidato a fazer parte deste esforço, pois já testou com sucesso um space shuttle reutilizável o ano passado, e este ano bateu um recorde ao enviar 104 satélites para o espaço num único foguete.

Mesmo se deste lado do mundo temos a SpaceX a manter a actividade espacial nas páginas das notícias com regularidade, estes projectos mostram que o resto do mundo não anda a dormir… muito pelo contrário.

PARTILHAR

RESPONDER

PSD junta-se ao Bloco e PCP e pede apreciação parlamentar do decreto das PPP na Saúde

O PSD pediu a apreciação parlamentar do decreto-lei que regulamenta a criação de parcerias público-privadas (PPP) na Saúde. O maior partido da oposição junta-se assim ao Bloco de Esquerda e PCP, embora com motivos diferentes. Os sociais-democratas …

Reembolsos de IRS estão a ser "indevidamente retidos", denuncia Provedora de Justiça

Maria Lúcia Amaral escreveu ao secretário de Estado dos Assuntos Fiscais para pedir a correção de erros, lembrando que o reembolso é uma ajuda preciosa para muitas famílias, nomeadamente nesta altura. A Provedora de Justiça, Maria …

Rússia quer exportar antiviral que diz ser eficaz em 90% dos casos

O antiviral Afivavir mostrou ser eficaz no combate ao novo coronavírus em 90% dos casos, mas não estará à venda em farmácias. A Rússia planeia exportar para vários países do mundo um medicamento para a …

Exigência "irracional e insultuosa". Precários acusam Governo de os forçar a "mentir"

O formulário de apoio aos trabalhadores independentes obriga-os a garantir que retomarão a atividade dentro de oito dias. No último sábado, a Segurança Social disponibilizou o formulário de apoio aos trabalhadores independentes que deveria ter ficado …

Salário de licenciados que entrem na EDP sobe para 1500 por mês

A EDP - Energias de Portugal chegou a um acordo com os sindicatos para aumetar o salário base de entrada na empresa para licenciados e não licenciados, avança esta segunda-feira o Jornal Económico. No caso …

BCE pode vir a sugerir criação de "banco mau" para absorver malparado, revela Moody's

A Moody's avançou, esta segunda-feira, que o Banco Central Europeu está a equacionar a criação de um "banco mau" para acomodar o crédito malparado. A Moody’s considera que o Banco Central Europeu (BCE) pode vir a …

Comissário da UE defende "taxa de acesso" às multinacionais para financiar recuperação

O responsável pelo Orçamento da União Europeia (UE), Johannes Hahn, defendeu que deve ser aplicada uma "taxa de acesso" ao mercado único às multinacionais, ajudando assim a financiar a recuperação do bloco comunitário. Ao Financial Times, citado …

Kremlin intrigado com convite de Trump para próxima reunião do G7

Donald Trump anunciou que vai adiar a cimeira do G7 para o outono devido à pandemia da covid-19, e convidar outros países a participar na reunião. O Kremlin ficou intrigado com o convite. O Kremlin admitiu, …

Companhia aérea Emirates também vai despedir

A companhia aérea Emirates anunciou este domingo a intenção de suprimir postos de trabalho, em consequência da pandemia da covid-19, sem especificar quantos trabalhadores deverão ser despedidos. “Examinámos todos os cenários possíveis para manter as nossas …

Ana Gomes. "Estou à espera de ver o Presidente ir ao bairro da Jamaica"

A ex-eurodeputada socialista afirmou, este domingo, que espera ver o Presidente ir ao bairro da Jamaica, que, na semana passada, registou um surto de covid-19. No habitual espaço de comentário na SIC Notícias, Ana Gomes abordou …