Japão. Erupção surpresa no vulcão adormecido de Asama

O monte Asama, perto de Tóquio, entrou em erupção pela primeira vez em quatro anos. Após a propagação de cinzas e fumo, as autoridades alertam para que moradores e turistas não se aproximem da montanha.

A erupção de quarta-feira, por volta das 10 horas locais, expeliu fumo e cinzas a uma altitude de cerca de mil e 800 metros, durante 20 minutos, avança o The Japan Times.

A erupção fez com que o nível de alerta vulcânico subisse de 1 para 3, numa escala de 5. Ainda assim, não foram reportados feridos nem danos materiais desde a manhã de quinta-feira.

A agência de meteorologia japonesa alertou que grandes rochas e fluxos de gás quente podiam afetar num raio de quatro quilómetros da cratera. A agência avisou ainda que as cidades próximas podiam ser atingidas por pequenas rochas e cinzas, conforme os ventos predominantes.

Na quinta-feira o gás ainda estava presente no ar, mas a um nível “normal”, disse um oficial da agência à Agence France-Press, citada pela Raw Story. “Não vemos a atividade (do vulcão) a aumentar”, referiu.

O governo de Nagano — localidade perto do vulcão —, disse que duas trilhas no topo do monte Asama foram fechadas. Também impediram temporariamente que carros entrassem na Rodovia Onioshi, até que o fim do alarme fosse dado.

Numa conferência de imprensa esta quinta-feira, a agência meteorológica japonesa disse que não houve fluxos piroclásticos — que contêm gases quentes e letais —, apenas cinzas a cair até uma distância de 200 metros da cratera.

O monte Asama está localizado numa área popular para turistas, a 140 quilómetros a noroeste da capital japonesa, no interior do país. O Japão faz parte do Anel de Fogo do Pacífico, um arco de linhas de falhas na Bacia do Pacífico com mais de 400 vulcões, dos quais pelo menos 129 continuam ativos.

A região, com grande atividade sísmica e vulcânica, regista cerca de sete mil terramotos por ano – na sua grande maioria moderados.

Gringer / wikimedia

Anel de Fogo do Pacífico

A última erupção do vulcão de 2 mil e 568 metros foi em junho de 2015.

DR, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Boris Johnson comparou o Reino Unido ao Hulk (e ele não gostou)

Há 12 anos que o ator Mark Ruffalo encarna Hulk, uma das mais célebres personagens da Marvel, no cinema. Agora, decidiu pronunciar-se sobre o Brexit, depois de Boris Johnson ter evocado Hulk. Para o primeiro-ministro, o …

Família encontrou mais de 2.200 fetos preservados em casa de médico norte-americano

Uma família encontrou mais de 2.200 fetos preservados na casa de um médico norte-americano que morreu no início deste mês. O The Guardian avançou este domingo que uma família encontrou 2.246 fetos preservados em casa de …

Mais plástico e menos peixe. Explorador britânico teme pelo mar português

Farto de ver cada vez mais plástico e menos peixe no oceano, o veterano explorador e documentarista britânico Paul Rose defende que Portugal deve criar mais áreas marinhas protegidas. Paul Rose, que mergulha desde os anos …

Há 10 anos, Banksy pintou chimpanzés no Parlamento inglês. Agora, o quadro vai a leilão

Em 2009, o artista de rua conhecido como Banksy pintou uma enorme tela a óleo do parlamento inglês, mas em vez de deputados os tribunos eram chimpanzés. Banksy pintou o quadro, com quatro metros de comprimento, …

Tempestade em Espanha derrubou palmeira que era Património da Humanidade

A queda de "La Centinela", a árvore mais alta do conjunto que a Unesco classificou como Património da Humanidade desde 2000, está entre os danos materiais causados pela passagem da "gota fria" - um fenómeno …

Dador de esperma teve 12 filhos com autismo (e foi processado)

Danielle Rizzo tem dois filhos autistas, um com seis anos e outro com sete. Ambos foram concebidos com recurso a um dador anónimo. Há três anos, Rizzo descobriu que estes fazem parte de uma "família" …

Em Hollywood, os homens ganham mais 1 milhão de dólares do que as mulheres

Uma equipa de economistas analisou o salário de 246 atores e atrizes e concluiu que as mulheres ganham em média menos 56% do que os homens na indústria cinematográfica, pelos mesmos papéis. A diferença média entre …

"O primeiro passo para salvar o planeta é eleger outro presidente dos EUA"

John Kerry esteve em Lisboa para o encerramento da conferência "O Futuro do Planeta". O ex-secretário de Estado de Barack Obama lembrou que na luta para salvar a Terra, "não estamos a ganhar". John Kerry começou …

Gibraltar dissolve o parlamento e convoca eleições antes da data do Brexit

O chefe do governo de Gibraltar dissolveu esta segunda-feira o parlamento e convocou eleições para 17 de outubro, com o objetivo de preparar este território britânico situado no extremo sul de Espanha para o Brexit, …

Aumento do turismo nos Açores provoca mais acidentes de viação (mas menos graves)

O aumento de viaturas de aluguer que circulam nas estradas açorianas tem levado a um aumento da sinistralidade, ainda que muitos deles não sejam registados. Ainda assim, os acidentes são, no geral, menos graves. Quem o …