Japão. Erupção surpresa no vulcão adormecido de Asama

O monte Asama, perto de Tóquio, entrou em erupção pela primeira vez em quatro anos. Após a propagação de cinzas e fumo, as autoridades alertam para que moradores e turistas não se aproximem da montanha.

A erupção de quarta-feira, por volta das 10 horas locais, expeliu fumo e cinzas a uma altitude de cerca de mil e 800 metros, durante 20 minutos, avança o The Japan Times.

A erupção fez com que o nível de alerta vulcânico subisse de 1 para 3, numa escala de 5. Ainda assim, não foram reportados feridos nem danos materiais desde a manhã de quinta-feira.

A agência de meteorologia japonesa alertou que grandes rochas e fluxos de gás quente podiam afetar num raio de quatro quilómetros da cratera. A agência avisou ainda que as cidades próximas podiam ser atingidas por pequenas rochas e cinzas, conforme os ventos predominantes.

Na quinta-feira o gás ainda estava presente no ar, mas a um nível “normal”, disse um oficial da agência à Agence France-Press, citada pela Raw Story. “Não vemos a atividade (do vulcão) a aumentar”, referiu.

O governo de Nagano — localidade perto do vulcão —, disse que duas trilhas no topo do monte Asama foram fechadas. Também impediram temporariamente que carros entrassem na Rodovia Onioshi, até que o fim do alarme fosse dado.

Numa conferência de imprensa esta quinta-feira, a agência meteorológica japonesa disse que não houve fluxos piroclásticos — que contêm gases quentes e letais —, apenas cinzas a cair até uma distância de 200 metros da cratera.

O monte Asama está localizado numa área popular para turistas, a 140 quilómetros a noroeste da capital japonesa, no interior do país. O Japão faz parte do Anel de Fogo do Pacífico, um arco de linhas de falhas na Bacia do Pacífico com mais de 400 vulcões, dos quais pelo menos 129 continuam ativos.

A região, com grande atividade sísmica e vulcânica, regista cerca de sete mil terramotos por ano – na sua grande maioria moderados.

Gringer / wikimedia

Anel de Fogo do Pacífico

A última erupção do vulcão de 2 mil e 568 metros foi em junho de 2015.

DR, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Descoberta nova quasipartícula: o π-ton

Foi descoberta uma nova quasipartícula no Instituto de Tecnologia de Viena. Os cientistas batizaram-na de π-ton, uma quasipartícula que contém dois eletrões e duas lacunas. Existem diferentes tipos de partículas. Um deles, as quasipartículas, são excitações …

É oficial. Friends está de volta para um episódio especial

As preces dos fãs foram finalmente ouvidas. O elenco de Friends vai reunir-se para um episódio especial exclusivo na HBO Max. Jennifer Aniston, Courteney Cox, Lisa Kudrow, Matt LeBlanc, Matthew Perry e David Schwimmer voltarão ao …

Dieta ocidental está a deixar as pessoas menos inteligentes

Uma dieta pouco saudável, à base de hambúrgueres e doces está literalmente a deixar as pessoas menos inteligentes apenas no espaço de uma semana. Esta foi a conclusão de um estudo de investigadores da Universidade …

Pedro Proença: Sociedade deve atuar no combate ao racismo

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) disse, esta sexta-feira, que a sociedade portuguesa deve atuar no combate ao racismo, violência, xenofobia e intolerância. A Liga vai lançar, durante este fim-de-semana, uma campanha com …

Na última década, Coreia do Norte gastou mais de meio milhão de dólares em cavalos russos

A Coreia do Norte gastou recentemente dezenas de milhares de dólares na aquisição de 12 cavalos provenientes da Rússia, de acordo com os dados alfandegários. A Coreia do Norte gastou quase meio milhão de dólares (584.302 …

O caranguejo "supervilão" do Canadá vai ser transformado em plástico biodegradável

Uma equipa de cientistas no Canadá desenvolveu um plano para transformar uma espécie invasora de crustáceo - conhecida como como caranguejo supervilão - em copos e talheres  de "plástico", usando as suas carapaças para criar …

Covid-19. Tripulante de navio japonês pode ser o primeiro português infetado

Um português que é tripulante do navio Princess Cruises, atracado no porto de Yokohama, no Japão, pode ter sido diagnosticado "positivo" com o novo coronavírus. Contactada pela agência Lusa, a diretora-geral de Saúde, Graça Freitas, afirma …

Harry e Meghan vão deixar de poder usar a marca Sussex Royal

O duque e a duquesa de Sussex vão deixar de poder usar a marca Sussex Royal, anunciou, esta sexta-feira, um porta-voz da casa real. "Estando o duque e a duquesa focados nos seus planos de estabelecer …

Messi marca quatro e embala Barcelona para o topo da La Liga

Um póquer de Lionel Messi embalou o FC Barcelona, este sábado, para a liderança da Liga espanhola, com uma "mão cheia" de golos na receção ao Eibar (5-0). Os catalães subiram ao topo de La Liga …

Fátima esperava pela mãe à porta da escola. Foi torturada e assassinada

A menina de sete anos desapareceu, no dia 11, quando esperava pela mãe à porta da escola, num bairro da capital mexicana. O seu corpo foi encontrado alguns dias depois, com sinais de tortura. Fátima Anton, …