Japão acusa China de ter atingido a sua zona económica exclusiva

2

(dr) H I Sutton

Bombardeiro Xian H-6N da Força Aérea Chinesa lança míssil balístico CH-AS-X-13

China terá lançado cinco mísseis.

O ministro da Defesa do Japão acusou a China de ter disparado cinco mísseis que atingiram a zona económica exclusiva do país. Os disparos, adiantou o responsável, terão acontecido no âmbito dos exercícios militares que a China tem vindo a executar desde quinta-feira, como resposta à visita de Nancy Pelosi a Taiwan.

De acordo com o jornal Público, que cita a agência Reuters, os exercícios começaram esta manhã ao meio-dia, tendo as águas águas na costa Norte, Sul e Leste de Taiwan como alvo. “Ter cinco mísseis chineses a cair na zona económica exclusiva do Japão é uma novidade”, explicou o responsável japonês. “Já nos manifestamos firmemente através dos canais diplomáticos.”

Do lado chinês, as altas instâncias garantem “todos os mísseis atingiram o alvo com precisão“: zonas marítimas e aéreas em redor da ilha de Taiwan. “Este é a nossa mensagem firme para os dirigentes mal-intencionados e as forças separatistas que querem a independência de Taiwan“, justificou Gu Zhong, responsável do Exército de Libertação Popular.

As autoridades de Taiwan não especificaram os locais onde os mísseis caíram, mas reconheceram que “o Partido Comunista Chinês disparou vários mísseis balísticos Dongfeng nas águas do nordoeste e sudoeste de Taiwan às 13h56.

ZAP //

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.