/

Novas janelas com cancelamento de ruído funcionam até quando estão abertas

Uma equipa de cientistas desenvolveu uma janela equipada com tecnologia de cancelamento de ruído para ambientes citadinos. A inovação funciona até quando a janela está aberta.

Viver numa cidade com o clima quente pode ser problemático durante o verão. Por um lado, quer-se as janelas abertas para poder refrescar a casa; por outro, o barulho citadino obriga a manter as janelas fechadas.

Face a este problema, investigadores da Universidade Tecnológica de Nanyang, na Singapura, criaram janelas com tecnologia de cancelamento de ruído.

Como o próprio nome indica, esta tecnologia, muito comum nos auscultadores, anula grande parte do ruído do exterior. Neste caso, o engenheiro Bhan Lam garante que as janelas conseguem remover metade do barulho urbano vindo do exterior. Até com a janela aberta esta tecnologia funciona, reduzindo o som em dez decibéis.

Para conseguir este efeito, os investigadores usaram 24 pequenos altifalantes, que fixaram numa grade de segurança de uma janela, estrutura que é bastante comum no sudeste asiático. O processo é explicado num estudo publicado em julho na revista científica Scientific Reports.

De acordo com a New Scientist, o espaçamento entre os altifalantes varia conforme a quantidade de ruído que se quer cancelar. Por norma, estão a 12,5 centímetros de distância e emitem a mesma frequência do barulho detetado no exterior por um sensor.

Barulho de automóveis, aviões e pessoas são algo banal do quotidiano numa cidade, pelo que esta tecnologia pode ser importante neste tipo de ambientes. Principalmente em cidades cujo clima seja mais quente e obrigue a que as janelas fiquem abertas.

O dispositivo tem mais eficácia no cancelamento de ruído com frequências entre 300 e 1000 Hz, com uma redução de até 50% no volume dos sons dentro desse intervalo. No entanto, não é otimizado para o ruído de vozes humanas, que têm frequências mais altas, mas que acabam por ser os menos perturbadores.

Usar altifalantes maiores é uma possibilidade, mas há o risco de uma grande parte da vista da janela ser tapada. A equipa de engenheiros liderada por Bhan Lam está agora a desenvolver um protótipo para experimentar no mundo real.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.