“Janela” para controlar covid-19 nos EUA está a fechar, alerta secretário da Saúde

Justin Lane / EPA

Nova Iorque é o epicentro da pandemia de covid-19 nos EUA

O secretário de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos (EUA), Alex Azar, alertou que a janela para o país controlar a pandemia de coronavírus “se está a fechar”, ao mesmo tempo que aumenta o número de casos no país.

Em entrevista à CNN, citada na segunda-feira pelo Independent, Azar disse que, com os casos a aumentar no país – após um abrandamento nas medidas de contenção -, a pandemia ainda precisa ser tratada com seriedade.

“As coisas estão muito diferentes de há dois meses, é uma situação muito diferente, mas muito, muito séria”, afirmou, acrescentando: “A janela para que possamos agir e controlar isso [a pandemia] está a fechar”.

Após a retoma e a reabertura das empresas, pelo menos 36 estados norte-americanos registaram a um aumento nos casos de covid-19 nas últimas semanas, após dois meses de descida constante. A Flórida, a Califórnia e o Texas registaram os mais altos números de casos diários nas últimas semanas.

Apesar desse aumento, o vice-Presidente Mike Pence indicou, na sexta-feira, que os EUA “achataram a curva”. “Quando vemos novos casos a surgir, e os acompanhamos com muito cuidado, pode haver uma tendência entre o povo americano de pensar que estamos de volta àquele lugar em que estávamos há dois meses”.

“Estamos num momento de grandes perdas e grandes dificuldades para o povo americano. Mas realidade é que estamos num lugar muito melhor”, sublinhou.

Contrariando os comentários de Pence, Azar reiterou que a população norte-americana precisa continuar a tomar precauções para evitar uma maior disseminação. “Temos que agir e as pessoas, como indivíduos, precisam agir com responsabilidade. Precisamos de distanciamento social”, frisou.

Azar, nomeado para o cargo pelo Presidente, apelou ainda a que as pessoas usem máscara, apesar de Donald Trump se recusar a fazê-lo. “Precisamos usar os revestimentos faciais se estivermos em locais onde não nos podemos distanciar socialmente, principalmente em zonas quentes”, apontou.

No início de abril, Trump deixou claro que não usaria máscara em público e só foi visto a usar uma vez. Esta decisão foi adotada por alguns apoiantes, que sentem que, se não usarem máscara, estão a mostrar o seu apoio ao Presidente.

Em entrevista à CNN, o senador republicano Lamar Alexander disse que os EUA estariam numa posição melhor para lidar com a crise se o Presidente liderasse pelo exemplo e usasse regularmente uma máscara. “Gostaria que o Presidente usasse máscara, porque milhões de americanos o admiram e seguiriam a sua liderança”, rematou.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Cientistas investigam estranho gelo cor-de-rosa num glaciar dos Alpes italianos

Uma equipa de cientistas anunciou esta segunda-feira estar a tentar averiguar a origem de gelo cor-de-rosa num glaciar nos Alpes italianos. O fenómeno deverá ser provocada por algas que aceleram os efeitos das mudanças climáticas. A origem …

Especialistas de 32 países alertam OMS: covid-19 também se transmite pelo ar

Numa carta aberta à Organização Mundial de Saúde, 239 cientistas pedem que a organização reveja as recomendações que tem emitido, alertando para o facto de a covid-19 poder transmitir-se pelo ar. Numa carta dirigida à Organização …

Moreirense 0-0 Sporting | Nulo em jogo de pólvora seca

A 30ª jornada fechou no Minho com um nulo entre Moreirense e Sporting, que continua sem derrotas sob o comando de Rúben Amorim. A formação leonina poderia muito bem ter vencido em Moreira de Cónegos, pois …

Armazém flutuante. A China está a guardar petróleo no mar (e já se sabe porquê)

A China está a guardar uma quantidade épica de petróleo no mar. De acordo com a CNN, o país comprou tanto petróleo estrangeiro a preços baratos que formou um congestionamento maciço de navios-tanque no mar, …

Peregrinos em Meca proibidos de tocar ou beijar a Caaba por causa da covid-19

Os muçulmanos que vão participar na peregrinação a Meca não poderão tocar ou beijar a Caaba nem a "pedra negra", presentes na Grande Mesquita, local considerado como um dos mais sagrados pelo Islão, informaram as …

Países Baixos continuam a abater milhares de martas. 20 quintas afetadas pela pandemia

Esta segunda-feira, as autoridades holandesas abateram milhares de martas em mais duas fazendas onde foram detetados surtos de covid-19. Esta segunda-feira, as autoridades abateram milhares de martas em mais duas fazendas, sendo agora 20 as quintas …

Cientistas criam robô para fazer testes à covid-19 (e proteger os profissionais de saúde)

O Korea Institute of Machinery & Materials (KIMM) desenvolveu um novo robô de coleta remota de amostras que elimina o contacto direto entre os profissionais de saúde e os pacientes, potencialmente infetados com o novo …

"Não use desodorizante". A peculiar estratégia de Berlim para promover o uso de máscaras nos transportes públicos

"Não use desodorizante". Esta é a peculiar campanha adotada pela empresa que controla os transportes públicos em Berlim, na Alemanha, para promover o uso correto de máscaras, evitando assim novos casos de covid-19.  Tal como escreve …

Vírus pode ter estado adormecido antes de surgir na China, diz investigador de Oxford

O novo coronavírus pode ter estado adormecido algures no mundo antes de ter surgido na China, defendeu o investigador da Universidade de Oxford, Tom Jefferson, apontando para várias descobertas de amostras do vírus em Espanha, …

Federer sente falta de Wimbledon. "Deu-me tudo"

Roger Federer admitiu sentir a falta de Wimbledon, o torneio do "Grand Slam" que, se não tivesse sido cancelado devido à pandemia de covid-19, estaria a decorrer em Londres. O tenista suíço Roger Federer admitiu, esta …