“Janela” para controlar covid-19 nos EUA está a fechar, alerta secretário da Saúde

Justin Lane / EPA

Nova Iorque é o epicentro da pandemia de covid-19 nos EUA

O secretário de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos (EUA), Alex Azar, alertou que a janela para o país controlar a pandemia de coronavírus “se está a fechar”, ao mesmo tempo que aumenta o número de casos no país.

Em entrevista à CNN, citada na segunda-feira pelo Independent, Azar disse que, com os casos a aumentar no país – após um abrandamento nas medidas de contenção -, a pandemia ainda precisa ser tratada com seriedade.

“As coisas estão muito diferentes de há dois meses, é uma situação muito diferente, mas muito, muito séria”, afirmou, acrescentando: “A janela para que possamos agir e controlar isso [a pandemia] está a fechar”.

Após a retoma e a reabertura das empresas, pelo menos 36 estados norte-americanos registaram a um aumento nos casos de covid-19 nas últimas semanas, após dois meses de descida constante. A Flórida, a Califórnia e o Texas registaram os mais altos números de casos diários nas últimas semanas.

Apesar desse aumento, o vice-Presidente Mike Pence indicou, na sexta-feira, que os EUA “achataram a curva”. “Quando vemos novos casos a surgir, e os acompanhamos com muito cuidado, pode haver uma tendência entre o povo americano de pensar que estamos de volta àquele lugar em que estávamos há dois meses”.

“Estamos num momento de grandes perdas e grandes dificuldades para o povo americano. Mas realidade é que estamos num lugar muito melhor”, sublinhou.

Contrariando os comentários de Pence, Azar reiterou que a população norte-americana precisa continuar a tomar precauções para evitar uma maior disseminação. “Temos que agir e as pessoas, como indivíduos, precisam agir com responsabilidade. Precisamos de distanciamento social”, frisou.

Azar, nomeado para o cargo pelo Presidente, apelou ainda a que as pessoas usem máscara, apesar de Donald Trump se recusar a fazê-lo. “Precisamos usar os revestimentos faciais se estivermos em locais onde não nos podemos distanciar socialmente, principalmente em zonas quentes”, apontou.

No início de abril, Trump deixou claro que não usaria máscara em público e só foi visto a usar uma vez. Esta decisão foi adotada por alguns apoiantes, que sentem que, se não usarem máscara, estão a mostrar o seu apoio ao Presidente.

Em entrevista à CNN, o senador republicano Lamar Alexander disse que os EUA estariam numa posição melhor para lidar com a crise se o Presidente liderasse pelo exemplo e usasse regularmente uma máscara. “Gostaria que o Presidente usasse máscara, porque milhões de americanos o admiram e seguiriam a sua liderança”, rematou.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

China vai encerrar gradualmente todos os mercados de aves vivas

A China vai fechar gradualmente todos os mercados onde aves vivas são vendidas, visando reduzir os riscos para a saúde pública, informou hoje a imprensa oficial. Chen Xu, alto funcionário da Administração Estatal de Regulação do …

Em 33 anos, Amazónia perdeu 72,4 milhões de hectares de floresta. O equivalente ao território do Chile

A floresta amazónica, presente em nove países da América do Sul, perdeu 72,4 milhões de hectares de cobertura vegetal entre 1985 e 2018, uma área equivalente ao território do Chile, segundo dados divulgados na quinta-feira …

Decisão do Reino Unido é "absurda", "errada" e "desapontante"

O chefe da diplomacia portuguesa considerou hoje a decisão do Reino Unido de excluir Portugal dos “corredores de viagem internacionais” como um “absurdo”, “errada” e que causa “muito desapontamento”, trazendo ainda graves consequências económicas e …

"Peixe racista". Estátua da Pequena Sereia novamente vandalizada

A icónica estátua da "Pequena Sereia" em Copenhaga, um dos monumentos mais famosos da Dinamarca, foi novamente vandalizada, ao ter sido pintada com uma frase antirracismo, divulgou hoje a polícia dinamarquesa. “A Pequena Sereia foi vandalizada …

Itália admite segunda vaga e defende restrições a viagens

Itália abriu esta terça-feira fronteiras aos viajantes de países que não integram o espaço europeu de livre circulação Schengen, mas com restrições. O ministro da Saúde de Itália afirmou, esta quinta-feira, não poder afastar uma segunda …

Menos férias e mais dias de aulas para quem não tem exames no próximo ano letivo

O próximo ano letivo vai ter menos dias de férias e mais dias de aulas para os alunos que não tenham exames. Os alunos terão aulas presenciais e aulas à distância. O ministro da Educação, Tiago …

FC Porto revela camisola para a próxima época (e as opiniões dividem-se)

O FC Porto revelou a camisola oficial do clube para a próxima temporada. Pelas redes sociais, as opiniões dividem-se, havendo quem não esteja satisfeito com a mudança. Os adeptos portistas acordaram esta sexta-feira com a imagem …

Veto da Índia ao TikTok pode custar mais de 5 mil milhões de euros à ByteDance

O executivo indiano anunciou o bloqueio de 59 aplicações móveis chinesas, assegurando que as aplicações roubam dados dos utilizadores e partilham informações com o governo chinês. O grupo chinês de tecnologia ByteDance, que desenvolveu o TikTok, …

Covid-19. “Exemplo de Portugal mostra muito claramente como a situação é frágil”

A comissária europeia da Saúde, Stella Kyriakides, considerou que a situação pandémica é ainda "frágil", dando o exemplo da evolução da covid-19 em Portugal para sustentar que é necessário continuarmos vigilantes. “Penso que o exemplo de …

Catarina Martins diz que há neste momento um acordo entre PS e PSD

A líder do BE, Catarina Martins, considerou hoje que "o Orçamento Suplementar não é uma primeira parte do Orçamento do Estado", mas avisou que o que está a acontecer neste momento no país "é um …