“Janela” para controlar covid-19 nos EUA está a fechar, alerta secretário da Saúde

Justin Lane / EPA

Nova Iorque é o epicentro da pandemia de covid-19 nos EUA

O secretário de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos (EUA), Alex Azar, alertou que a janela para o país controlar a pandemia de coronavírus “se está a fechar”, ao mesmo tempo que aumenta o número de casos no país.

Em entrevista à CNN, citada na segunda-feira pelo Independent, Azar disse que, com os casos a aumentar no país – após um abrandamento nas medidas de contenção -, a pandemia ainda precisa ser tratada com seriedade.

“As coisas estão muito diferentes de há dois meses, é uma situação muito diferente, mas muito, muito séria”, afirmou, acrescentando: “A janela para que possamos agir e controlar isso [a pandemia] está a fechar”.

Após a retoma e a reabertura das empresas, pelo menos 36 estados norte-americanos registaram a um aumento nos casos de covid-19 nas últimas semanas, após dois meses de descida constante. A Flórida, a Califórnia e o Texas registaram os mais altos números de casos diários nas últimas semanas.

Apesar desse aumento, o vice-Presidente Mike Pence indicou, na sexta-feira, que os EUA “achataram a curva”. “Quando vemos novos casos a surgir, e os acompanhamos com muito cuidado, pode haver uma tendência entre o povo americano de pensar que estamos de volta àquele lugar em que estávamos há dois meses”.

“Estamos num momento de grandes perdas e grandes dificuldades para o povo americano. Mas realidade é que estamos num lugar muito melhor”, sublinhou.

Contrariando os comentários de Pence, Azar reiterou que a população norte-americana precisa continuar a tomar precauções para evitar uma maior disseminação. “Temos que agir e as pessoas, como indivíduos, precisam agir com responsabilidade. Precisamos de distanciamento social”, frisou.

Azar, nomeado para o cargo pelo Presidente, apelou ainda a que as pessoas usem máscara, apesar de Donald Trump se recusar a fazê-lo. “Precisamos usar os revestimentos faciais se estivermos em locais onde não nos podemos distanciar socialmente, principalmente em zonas quentes”, apontou.

No início de abril, Trump deixou claro que não usaria máscara em público e só foi visto a usar uma vez. Esta decisão foi adotada por alguns apoiantes, que sentem que, se não usarem máscara, estão a mostrar o seu apoio ao Presidente.

Em entrevista à CNN, o senador republicano Lamar Alexander disse que os EUA estariam numa posição melhor para lidar com a crise se o Presidente liderasse pelo exemplo e usasse regularmente uma máscara. “Gostaria que o Presidente usasse máscara, porque milhões de americanos o admiram e seguiriam a sua liderança”, rematou.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

"Tão lentamente quanto humanamente possível". Site simula como era usar a Internet nos anos 90

Se é jovem e gostaria de experimentar as velocidades lentas da Internet dos anos 90, está com sorte. Um novo site simula a experiência dolorosa à qual já não estamos habituados com as redes atuais. Nos …

Novembro vai ser “muito duro e muito exigente” (e fechar escolas seria uma "grande falta de respeito")

O primeiro-ministro, António Costa, avisou hoje que “convém não criar falsas expectativas”, porque novembro vai ser “muito duro e muito exigente”, sendo maior a probabilidade de, daqui a 15 dias, acrescentar mais concelhos à lista …

O Torsus Praetorian é o autocarro mais radical de sempre (e não permite faltas à escola)

Cheias, árvores caídas ou tempestades. Há muitas razões para faltar à escola ou, neste caso, haviam. É que a Torsus lançou um novo autocarro capaz de enfrentar todos os obstáculos e transportar as crianças até …

Spot, o cão-robô, visitou Chernobyl (e analisou os seus níveis de radiação)

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Bristol visitou a Central Nuclear de Chernobyl na semana passada para testar Spot, um robô de quatro patas feito pela empresa norte-americana Boston Dynamics. O Spot é o robô …

Sangue de porco é mais proteico do que qualquer proteína do mercado (e pode ser consumido em smoothies)

Uma equipa de investigadores do departamento de ciência alimentar da Universidade de Copenhaga desenvolveu um método para extrair proteínas do sangue de porco. O resultado é um pó fino, branco, com sabor neutro e com …

Costa anuncia cinco medidas restritivas para 121 concelhos "de elevado risco" e reforços da capacidade de resposta

Após um Conselho de Ministros extraordinário que durou mais de 8 horas, o primeiro-ministro anunciou este sábado novas "medidas imediatas" de combate à pandemia de covid-19. Concelhos "de elevado risco" estão sujeitos a medidas restritivas, …

Escola na China transformou-se num "edifício andante" para evitar a demolição

Os residentes da cidade chinesa de Xangai que, no início deste mês, passaram pelo distrito de Huangpu podem ter encontrado uma visão incomum: um "edifício andante". De acordo com a cadeia de televisão CNN, uma escola primária …

Joke Boon, a chef holandesa que não tem olfato nem paladar

Joke Boon perdeu o paladar e o olfato quando ainda era criança, mas isso não a impediu de viver da culinária, área na qual estes requisitos são, à partida, essenciais.  "Como seria a minha vida se …

Portugal com mais 39 mortos, mais 4007 casos e recorde de internamentos graves

Portugal registou hoje 39 mortos e mais 4.007 casos de novas infeções pelo novo coronavírus, tendo alcançado um novo recorde de 286 doentes internados nos cuidados intensivos por covid-19, segundo a Direção-Geral da Saúde. Registou-se este …

Leiloada carta de Nobel antissemita a desprezar Einstein e os judeus

Uma carta escrita em 1927 pelo Prémio Nobel Philipp Lenard a um colega a reclamar das conquistas de Einstein e do suposto domínio judaico da ciência foi a leilão no Nate D. Sanders Auctions, em …