James Horner, compositor em “Titanic” e “Avatar”, morre em acidente de avião

Georg Hochmuth / EPA

O compositor norte-americano James Horner, galardoado com um Óscar pelo seu trabalho em "Titanic"

O compositor norte-americano James Horner, galardoado com Óscares pelo seu trabalho em filmes como “Titanic” e “Avatar”

James Horner, o compositor da música de grandes sucessos de Hollywood como “Titanic” ou “Avatar”, morreu esta segunda-feira aos 61 anos num acidente de avião.

Segundo a revista Variety, o compositor morreu quando o seu avião pessoal caiu em Santa Barbara, na Califórnia.

“Compositor brilhante, James Horner, meu amigo e colaborador em sete filmes, morreu tragicamente num acidente de avião. Sinto o coração partido pela sua família”, escreveu o realizador Ron Howard (“Apollo 13”, “Uma mente brilhante”, “O Código Da Vinci”) no Twitter.

James Horner ganhou um Oscar pela banda sonora original de “Titanic”, assim como a melhor canção “My Heart Will Go On”, e foi nomeado seis vezes para os prémios da Academia pela música de filmes como “Apollo 13”, “Braveheart” e “Campo de sonhos”.

A música do filme “Avatar”, em 2009, valeu a última nomeação do compositor para os Óscares, além de um Globo de Ouro, o prémio para cinema e televisão atribuídos pela Associação da Imprensa Estrangeira de Hollywood.

O ator e argumentista Seth MacFarlane (“Family Guy”, “Ted”) declarou-se “terrivelmente triste” com o desaparecimento de James Horner. “Sempre gostei do seu trabalho. Deixa um legado musical impressionante”, escreveu no Twitter.

Na rede social, o ator Rob Lowe (“Sex Tape – O nosso vídeo proibido”, série “Californication”) disse: “Nada moldou mais a minha experiência de ir ao cinema que o génio musical de James Horner. Ele ficará na história”.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Maioria dos cuidadores informais desconhecem que podem aceder a um estatuto

A maioria dos cuidadores informais inquiridos num estudo do movimento que lhes quer "dar voz" revela desconhecer o estatuto em vigor há um ano e queixa-se da falta de apoios para prestar cuidados, mas também …

Novo Banco avança com ação contra empresas de Berardo para cobrar 3,5 milhões de euros

O Novo Banco avançou com uma nova ação de execução contra duas empresas de José Berardo, no valor de 3,5 milhões de euros. O Novo Banco interpôs uma ação de execução ordinária contra a Metalgest e …

Fauci prevê que seja retomado o uso da vacina da Johnson & Johnson nos EUA

Anthony Fauci prevê que o regulador norte-americano ponha fim à pausa temporária do uso da vacina da Johnson & Johnson (J&J) contra a covid-19. Acrescentou ainda que acredita que a decisão será tomada até sexta-feira. "A …

Relatório secreto aponta o dedo à CMVM, auditoras e Angola na queda do BES

O Banco de Portugal não será o único culpado pela queda do BES. O Relatório Costa Pinto aponta o dedo à CMVM, à KPMG e PwC, e ao Banco Nacional de Angola. O Relatório Costa Pinto …

Avança 3.ª fase do desconfinamento. Shoppings, lojas, restaurantes e espetáculos de volta

Esta segunda-feira, a generalidade do país avança para a terceira fase do processo de desconfinamento. A última fase acontece daqui a duas semanas, a 3 de maio. Na generalidade do território nacional vai ser possível, a …

José Mourinho despedido do Tottenham

José Mourinho foi despedido do comando técnico do Tottenham. Os maus resultados da equipa ditaram a saída do treinador. A notícia é avançada esta segunda-feira pelo portal britânico The Athletic. O lugar do português já há …

Ventura vai "atrás" de Costa (e espera um milhão de votos nas legislativas)

O Chega organizou, este domingo, uma manifestação contra a ilegalização do partido. André Ventura sublinhou que o partido não tem medo e que "só o povo" pode fazê-lo. O presidente do Chega afirmou, este domingo, que …

Juiz-Anti-Confinamento

"Pelos castelos de Portugal" em protestos ilegais, juiz anti-confinamento não pode ser detido

O juiz Rui Fonseca e Castro, que se tornou conhecido pela postura anti-confinamento tem reunido vários apoiantes em protestos sem máscaras e sem distanciamento social. Mas, apesar da detenção de alguns desses apoiantes, o magistrado …

Navalny. Ministros europeus analisam situação de opositor russo

Os ministros dos Negócios Estrangeiros europeus vão analisar a situação de Alexei Navalny, opositor à Presidência russa cujo estado de saúde se agravou devido à greve de fome que iniciou na prisão, anunciou este domingo …

Espanha aprova lei para proteger as crianças contra a violência. Decisão é pioneira a nível mundial

Espanha está a pouco mais de um mês de dar um passo importante em prol da defesa dos direitos sociais dos cidadãos. O Congresso dos Deputados aprovou na passada quinta-feira o projeto de lei de …