Cientistas descobriram a origem da Peste Negra

quadro de Pieter Brughel des Älteren / Wikimedia

Cientistas descobriram de onde veio epidemia da Peste Negra, que entre os séculos XIV e XVIII matou mais de metade da população da Europa.

Investigadores alemães do Instituto Max Planck realizaram um estudo em que analisaram os restos mortais em dez valas comuns na Rússia, Reino Unido, França, Alemanha e Suíça. As suas conclusões, publicadas este mês na revista especializada Nature Communications, mostram que a doença veio do Este da Europa.

Além disso, os cientistas descobriram que as estirpes da peste se modificavam e se tornaram cada vez mais mortais. Também se descobriu que o gene mudou com o tempo: dois genes responsáveis pela capacidade de infetar outros organismos desapareceram.

Os microbiólogos recolheram amostras genéticas de várias sepulturas e concluíram que a epidemia da Peste Negra foi causada por algumas espécies intimamente relacionadas (Yersinia pestis). Também foi descoberto que os micróbios começaram a sofrer mutações após a penetração na Europa, formando várias estirpes diferentes.

A estirpe mais antiga foi encontrada numa sepultura perto da cidade de Laishevo, no rio Kama, no moderno Tartaristão, na Rússia. A estirpe encontrada perto de Laishevo acabou por ser a que criou outras subespécies europeias da praga. Assim, os cientistas concluíram que a doença começou a sua marcha mortal pela Europa a partir das áreas orientais da Rússia moderna.

No entanto, os investigadores argumentam que o tempo e o método específicos de propagação da doença ainda não foram estabelecidos. “É possível que, após o processamento de amostras da Eurásia Ocidental que ainda não foram estudadas, outras interpretações sejam feitas a esse respeito”, concluiu Maria Spyrou, uma das autoras do estudo, em comunicado.

Relatos históricos sugerem que as bactérias responsáveis pela praga, Yersinia pestis, chegaram ao continente por uma dúzia de navios do Mar Negro ancorados na Itália, de acordo com o History. Quando os navios chegaram, a maioria dos marinheiros estava morta e os que ainda estavam vivos tinham furúnculos negros de onde escorria sangue e pus. Em apenas cinco anos, 20 milhões de pessoas morreriam de Y. pestis – quase um terço da população.

Y. pestis é espalhado de pessoa para pessoa através do ar, bem como mordidas de pulgas ou ratos. Sintomas graves incluem febre, dores de cabeça, calafrios e gânglios linfáticos dolorosos, de acordo com os Centros de Controlo e Prevenção de Doenças. Hoje, a estirpe é tratável com antibióticos.

Nos últimos anos, Y. pestis foi observador em Colorado Prairie Dogs, numa pequena cidade chinesa, na Mongólia, depois de um casal comer marmota crua e matou dezenas em Madagáscar.

ZAP //

PARTILHAR

13 COMENTÁRIOS

  1. Eu queria mesmo é saber de onde a Peste veio, no sentido de qual organismo a transmitiu… Foram os ratos??? Os macacos???

  2. A pulga do rato – Xenopsylla Cheopis – era o agente transmissor da bactéria (Yersinia OU Pasteurella pestis) causadora da doença nos climas temperados e quentes. Nos climas frios, a peste transmitia-se também, mas apenas pelas pulgas, entre os seres humanos.
    A vitória da medicina sanitária sobre a doença foi demonstrada em Portugal no ano de 1898 quando o médico Professor Ricardo Jorge detetou um foco de peste, alertou as autoridades do país e estes cumpriram com rigor as medidas de quarentena e isolamento que ele prescreveu… Essa vitória impediu que morressem no mínimo 4 a 5 mil pessoas, mas o impacto que o cumprimento desses cuidados teve sobre a vida comercial e industrial (o «prejuízo financeiro»!) proporcionou um dos mais infames e vergonhosos episódios políticos da história moderna de Portugal: o ataque ao governo «progressista» de então, à autarquia da cidade do Porto e ao rei D. Carlos, por políticos republicanos [os DEPUTADOS DA PESTE*] porque «PARA EVITAR QUE MORRESSEM 4 ou 5 MIL HABITANTE DESSA CIDADE DO PORTO, CAUSARAM UM PREJUÍZO À ECONOMIA de ???? REAIS»…
    O anátema sobre o professor Ricardo Jorge foi tão violento que teve de «fugir» da cidade do Porto e transferir-se para a Escola Médico-Cirúrgica de Lisboa…
    * Um desses 3 deputados (eleitos pelo partido REPUBLICANO, quando nessa data o regímen do país era uma [tolerante]monarquia…) foi o Dr. Afonso Costa, que tem um imponente monumento no Campo 24 de Agosto, no Porto e apartir de então iniciou uma carreira política fulgurante…

    • Caro Ramiro Araújo!
      É tão raro ler comentários de qualidade, que, comparando com quem cumpre a lei, é merecedor de parabéns.
      O não estar de acordo com a sua posição pró-monarquica e anti-republicana é aqui um pormenor irrelevante.

      • Obrigado pelo elogio. Não monárquico… Sou médico, formado há 50 anos, militante da causa INTEGRIDADE E TRANSPARÊNCIA, e um dos exemplos de político íntegro e honrado que cito mais frequentemente é a figura histórica do 1° presidente eleito da República Portuguesa, Dr. Manuel de Arriaga…
        Desde 1958 existe nos jardins do Hospital de S. João e Faculdade de Medicina, um monumento à memória do clínico, investigador, e insigne professor, Ricardo Jorge.

    • Estou neste preciso momento a olhar para a estátua que cita, do Dr. Afonso Costa.
      Tão bom ler comentários cultos como o que postou.
      Obrigada por este bocadinho de história da medicina e de Portugal.

  3. Já li, há algum tempo, sobre a Peste Negra, no Arraial de Santo Antonio do Itabapoana, na época distrito de Campos, RJ, hoje distrito de Bom Jesus do Itabapoana, sobre um grande número de mortes ali. Saberia me informar? Obrigada.

RESPONDER

Dados enviados para a Rússia. Medina pediu auditoria a outras manifestações em Lisboa

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, anunciou hoje que pediu uma auditoria sobre a realização de manifestações no município nos últimos anos, no seguimento da partilha indevida de dados de ativistas russos. Em …

Um McDonald's abandonado dá comida a milhares de famílias carenciadas em França

Um antigo McDonald's foi reconvertido num banco alimentar que dá comida a milhares de família carenciadas em Marselha, França. Fati Bouarua, de ascendência argelina, cresceu nos bairros mais negligenciados de Marselha, em França. Agora, ajudou a …

Floresta fóssil no Peru guarda segredos sobre a história da América do Sul

Nas colinas fora da pequena aldeia de Sexi, Peru, uma floresta fóssil guarda segredos sobre os últimos milhões de anos da América do Sul. Quando os investigadores visitaram as árvores petrificadas pela primeira vez, há mais …

Uma famosa ilusão pode ajudar a tratar o transtorno obsessivo-compulsivo

Um famoso truque psicológico chamada "ilusão da mão de borracha" pode ser útil para tratar pacientes com transtorno obsessivo-compulsivo. O que é a "ilusão da mão de borracha"? Nesta experiência, os participantes são colocados com a …

Macron agredido com bofetada. Agressor condenado a 18 meses de prisão

Um tribunal francês condenou esta quinta-feira a uma pena de prisão de 18 meses de prisão o homem que esbofeteou o presidente da França, Emmanuel Macron, na terça-feira, durante uma viagem ao sudeste do país. Segundo …

A nova tendência em Nova Iorque? Mesas separadas para clientes vacinados

Muitos proprietários do setor da restauração estão a criar zonas especiais para pessoas que já foram vacinadas contra a covid-19. O motivo? Os clientes querem sentir que estão novamente a viver no mundo antes da …

Todos os dias, ao meio-dia, uma arma é disparada em Hong Kong

Todos os dias, ao meio-dia, uma grande arma antiga é disparada em Hong Kong. E não, não tem nada a ver com guerra, conflitos ou protestos. Tal como conta a cadeia televisiva CNN, a Jardine Noonday …

Dados de manifestantes em Lisboa enviados para a Rússia. "É muito grave"

O secretário-geral do PCP afirmou hoje, em Santarém, que, a confirmar-se, "tem gravidade" o envio, pela Câmara de Lisboa, de informação à Rússia sobre cidadãos daquele país que organizaram uma manifestação na capital portuguesa. Fernando …

Um petisco vietnamita de porco cru pode ajudar a manter os alimentos frescos

"Nem Chua", um petisco de porco fermentado muito popular no Vietname, está a ajudar os cientistas a desenvolver um conservante de alimentos seguro e totalmente natural. Nem Chua é comido cru, mas não causa intoxicação alimentar …

Três favoritos e dois anfitriões. Portugal no "Grupo da Morte" do Euro

Os campeões mundiais franceses, reforçados com Karim Benzema, vão enfrentar dois gigantes europeus, a Alemanha e Portugal, de Cristiano Ronaldo, num impressionante Grupo F que inclui também a Hungria, um dos onze países que recebem …