Os ratos são inocentes: foram os humanos que espalharam a peste negra

Afinal, os ratos não foram os culpados pela propagação da peste bubónica, que matou milhares de pessoas na Europa no século XIV.

Até agora, acreditava-se que os roedores e as suas pulgas tinham sido os culpados pela propagação da doença. No entanto, uma equipa de investigadores das universidades de Oslo, na Noruega, e de Ferrara, em Itália, concluiu que a Peste Negra pode ter sido propagada por “pulgas e piolhos humanos”.

Estima-se que a peste negra, o primeiro dos diversos surtos de peste bubónica, tenha matado 25 milhões de pessoas, mais de um terço da população europeia, entre 1347 e 1351.

O estudo, publicado na Proceedings of the National Academy of Science, baseou-se nos registos sobre os padrões de disseminação da peste, permitindo aos cientistas construir modelos da dinâmica da doença em nove cidades da Europa, explicou Nils Stenseth, da Universidade de Oslo, à BBC.

Katharine Dean, da mesma universidade, disse que “a praga transformou a história humana”, saí ser tão importante perceber como se alastrou e por que se alastrou tão rapidamente.

Através das simulações de surtos da doença, a equipa de investigadores criaram três modelos nos quais a praga era disseminada por ratos, transmissão aérea e pulgas e piolhos que vivem em seres humanos (ou nas suas roupas).

O “modelo do parasita humano”, como lhe chamaram, provou ser a explicação mais adequada em sete das nove cidades. “A conclusão foi muito clara. O modelo dos piolhos encaixa-se melhor”, diz Stenseth, explicando que “seria improvável que se tivesse espalhado tão rapidamente com a transmissão por ratos”.

Além disso, uma das evidências que sustenta o estudo é que, se fosse espalhada por ratos, ter-se-ia assistido a uma enorme mortalidade de roedores, algo que não se verifica.

Esta praga ainda é endémica em alguns países da Ásia, África e Américas, pelo que este novo estudo tem um especial interesse dado que é importante entender o que se passou com a epidemia no passado, para poder reduzir a mortalidade no futuro.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), entre 2010 e 2015 houve 3.248 casos da doença registados em todo o mundo, incluindo 584 mortes.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Joan Laporta eleito presidente do Barcelona (e já falou sobre o futuro de Messi)

Joan Laporta foi eleito presidente do FC Barcelona, este domingo, sucedendo ao contestado Josep Maria Bartomeu, ao recolher 30.184 votos (54,28% do total), nas eleições para os órgãos sociais do clube espanhol. Joan Laporta, que já presidiu …

Há cargos de supervisão há anos por preencher. João Leão assume atrasos

O Ministério das Finanças assume atrasos na procura por supervisores. Não podem vir do setor bancário e é preciso encontrar mulheres. O gabinete do ministro das Finanças, João Leão, assume atrasos na procura por administradores para …

"Temos de nos preparar". Benfica vai pôr travão no investimento

Após ter gasto mais de 100 milhões de euros em transferências, Jorge Jesus antecipa que o SL Benfica, assim como as outras equipas, vai ter de pôr um travão no investimento. O Benfica foi um dos …

Áustria retira por precaução lote da vacina AstraZeneca após morte de vacinada

As autoridades austríacas suspenderam por precaução as inoculações com um lote da vacina da AstraZeneca. O lote retirado não é usado em Portugal. A Áustria anunciou, este domingo, a retirada por precaução de um lote da …

Amorim não quer surpresas e prepara nuances na estratégia da equipa

Rúben Amorim vai promover alterações na estratégia da equipa para evitar que a equipa se torne previsível na fase final do campeonato. A segunda volta do campeonato está em andamento e o Sporting CP lidera categoricamente …

Medina sondou BE e PCP para coligação. Levou uma nega, mas o futuro depende do sucesso de Moedas

Fernando Medina quis uma coligação pré-eleitoral com Bloco de Esquerda e o PCP, mas os partidos não aceitaram. No entanto, a hipótese poderá voltar a estar em cima da mesa de Carlos Moedas começar a …

"Não é descabido”. Candidato liberal a Lisboa admitiu que nacionalização da TAP podia ser "excelente opção"

Miguel Quintas, o recém-anunciado candidato da Iniciativa Liberal à Câmara Municipal de Lisboa, defendeu, no ano passado, que pensar numa nacionalização da TAP “não é de todo descabido” e que “tudo indica que poderá ser uma …

Mais de 3.500 túmulos descobertos em Xian, a "casa" do mítico exército de terracota

Uma equipa de arqueólogos encontrou milhares de túmulos e objetos de valor arqueológico na cidade chinesa de Xian, a capital da província de Shaanxi e a "casa" do mítico exército de terracota, descoberto no mausoléu …

Bruno Fernandes marca e Manchester United trava líder e rival City

O médio português Bruno Fernandes, de penálti, abriu caminho à vitória por 2-0 do Manchester United no dérbi com o City, na Liga inglesa de futebol, na primeira derrota dos 'citizens' após uma longa série …

Com Pizarro e Carneiro na calha para o Porto, Costa pode ter de desempatar

O primeiro-ministro e secretário-geral do PS, António Costa, pode-se ver obrigado a escolher o candidato do PS à Câmara Municipal do Porto. As estruturas locais parecem alinhadas no apoio a Manuel Pizarro, mas o secretário-geral adjunto …