Descoberta bactéria da Peste Negra em pulga com 20 milhões de anos

DR George Poinar / Oregon State University

Esta pulga com 20 milhões de anos, preservada em âmber, carrega uma antiga estirpe da peste bubónica.

Uma pulga com 20 milhões de anos tem alojada uma antiga estirpe da bactéria que terá causado a Peste Negra, a pandemia que matou 30 milhões de pessoas na Europa durante a Idade Média.

A pulga foi encontrada em excelente estado de preservação nas minas de âmbar na República Dominicana, numa zona que há milhões de anos era uma floresta tropical.

De acordo com o estudo publicado no Journal of Medical Entomology, a bactéria que se encontrava abrigada no probóscide (a parte usada para chupar o sangue) e no recto da pulga será uma antiga estirpe da Yersinia pestis que provocou a peste bubónica.

Esta doença matou 30 milhões de pessoas – mais de um terço da população da Europa – no século XIV.

“Além das características físicas do fóssil da bactéria que são semelhantes à bactéria da praga, a sua localização no recto da pulga é conhecida como ocorrendo na bactéria da praga moderna”, explica o entomologista George Poinar, o autor do estudo e investigador do Colégio de Ciência da Universidade do Estado do Oregon, nos EUA, citado pelo Discovery.com.

“A presença de uma bactéria similar numa gota seca no probóscide da pulga é consistente com o método de transmissão por pulgas modernas da bactéria da praga”, acrescenta o investigador.

“Se esta é uma estirpe antiga da Yersinia, seria extraordinário. Mostraria que a praga é, na verdade, uma doença antiga que, sem dúvida, foi infectando e, possivelmente, causando a extinção de animais muito antes de os humanos existirem. A praga pode ter tido um papel muito maior do que imaginávamos no passado”, diz ainda George Poinar.

Esta perspectiva mostra que a extinção dos dinossauros, por exemplo, pode ter ocorrido, não apenas fruto da queda de um meteorito seguido de actividade vulcânica intensa, como se acredita ter acontecido, mas também devido a doença.

Este achado indicia ainda que os surtos de peste bubónica que se verificaram no passado podem ter sido provocados por estirpes diferentes, o que significa que a bactéria pode ter estado em evolução durante milhões de anos.

SV, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Costa pede a Bruxelas que IVA da luz possa variar com consumo

O primeiro-ministro enviou, esta terça-feira, uma carta à presidente da Comissão Europeia solicitando a alteração de critérios do IVA da energia para permitir a variação da taxa "em função dos diferentes escalões de consumo". No debate …

Uma ode aos sem-abrigo. Banksy presenteia Birmingham com uma nova obra de arte

Desta vez, Banksy deixou a sua marca na cidade britânica de Birmingham. A nova obra de arte, composta por duas renas, é uma ode aos sem-abrigo e à solidariedade da cidade britânica. Numa parede da cidade …

Morreu o ator José Lopes. Amigos fazem apelo para pagar o funeral

Morreu o ator José Lopes, aos 61 anos. A notícia está a ser avançada por vários amigos e familiares através das redes sociais. O ator José Lopes, de 61 anos, terá sido encontrado dias depois de …

Governo Regional acusa República de dever à Madeira cerca de 427 milhões

A República detém uma dívida acumulada com a Madeira desde 2015 na ordem dos 427 milhões de euros, declarou o vice-presidente do Governo Regional. “Sobre a ajuda do Governo da República à Madeira temos vindo a …

Governo da Tunísia paga recompensas por denúncias de corrupção

O primeiro-ministro tunisino, Youssef Chahed, ofereceu esta segunda-feira recompensas até 50 mil dinares (16 mil euros) a quem denunciar situações de corrupção e colaborar com a Instância Nacional de Luta Contra a Corrupção (INLUCC). Ao discursar …

Sydney. Qualidade do ar perigosa devido a incêndios no leste da Austrália

A qualidade do ar em Sydney atingiu esta terça-feira um nível perigoso devido à densa camada de fumo proveniente dos incêndios florestais, no leste da Austrália, indicou o Departamento de Meteorologia australiano. "Os ventos fracos e …

Governo prevê superavit de 0,2% e crescimento de 2% em 2020

O líder parlamentar do Partido Ecologista “Os Verdes” revelou esta terça-feira que o Governo prevê para o próximo ano um excedente orçamental de 0,2% e um crescimento de 2%. José Luís Ferreira, líder parlamentar do Partido …

Meo e Nos vão subir preços de alguns serviços em 2020

Escreve o Jornal de Negócios esta terça-feira que a Meo e a Nos vão atualizar o tarifário de alguns dos seus serviços a partir de 1 de janeiro de 2020. A fatura dos clientes deverá …

Maria e Francisco foram os nomes mais populares em 2019

Maria foi, mais uma vez, o nome feminino mais popular em 2019. João foi atirado para segundo lugar, sendo destronado por Francisco. Dados do Ministério da Justiça, divulgados pela TVI24, revela que, este ano, foram registadas …

Tensão nas eleições da JSD-Porto levam à intervenção da PSP

Rodrigo Passos foi eleito, no sábado, como novo líder da JSD-Porto, substituindo Rosina Ribeiro Pereira, que deixou algumas palavras duras para comentar o que se passou no ato eleitoral. Segundo o Público, Rosina Ribeiro Pereira, eleita …