Já é possível minerar criptomoedas usando o calor do corpo humano

Institute of Human Obsolescence

Para minerar criptomoedas, é preciso gastar uma quantidade imensa de energia. Mas, na Holanda, já existe um local onde as pessoas podem doar o calor corporal para que seja transformado em energia elétrica com a finalidade de minerar moedas virtuais.

O local chama-se Institute of Human Obsolescence, e a ideia surgiu com o objetivo de tentar juntar o útil ao agradável: combater as previsões que apontam para ondas de desemprego futuras causadas pelo avanço da tecnologia ,especialmente num cenário em que as criptomoedas estão se popularizando imensamente.

Então, por que não permitir que as pessoas usem os próprios corpos para colaborar para com a mineração das moedas virtuais, enquanto ganham dinheiro com o serviço?

Apesar de a ideia de humanos a servir de baterias orgânicas a favor da tecnologia seja algo que remeta a guiões de ficção científica, a ideia é louvável caso realmente permita que a atividade se torne um trabalho remunerado e voluntário.

Um corpo adulto pode gerar cerca de 100 watts sob repouso, e 80% dessa energia é desperdiçada.

Portanto, o Instituto deseja precisamente armazenar esse excesso de energia que produzimos enquanto inertes, com o objetivo de minerar criptomoedas.

O pessoal do instituto explica que “os humanos estão se a tornar seres obsoletos para realizar trabalhos mecânicos, por isso, os avanços na inteligência artificial também vão afetar as possibilidades de sermos trabalho útil ao realizar tarefas intelectuais”.

Sendo assim, em vez de bater de frente com um futuro inevitável, melhor é abrir as portas para novas atividades para os seres humanos na sociedade tecnológica.

Ainda de acordo com a equipa, cerca de 1.700 KW de eletricidade podem ser gerados apenas com o calor humano da população holandesa, e o calor é recolhido através de um fato especial que conta com geradores termoelétricos, que, por sua vez, convertem o calor em energia utilizável.

Com essa energia, um computador ligado ao fato faz a mineração das criptomoedas. De momento, já 37 pessoas doam a energia para o projeto, sendo responsáveis pela geração de 17 mil moedas, incluindo Vertcoin, Starcoin e Ethereum.

PARTILHAR

RESPONDER

Kim Jong-un reconhece que país enfrenta "situação de tensão alimentar"

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, reconheceu que o país está a enfrentar uma "situação de tensão alimentar", informaram hoje os meios de comunicação oficiais. O país, cuja economia é alvo de múltiplas sanções internacionais impostas em …

Iniciativa Liberal apoia recandidatura de Rui Moreira à Câmara do Porto

A Iniciativa Liberal vai apoiar a recandidatura de Rui Moreira à Câmara do Porto nas próximas eleições autárquicas, considerando “inquestionável a mudança e o desenvolvimento” da cidade desde que o independente assumiu a presidência do …

Comissária europeia diz que variante Delta “diminui” proteção da vacina

A comissária europeia para a Saúde disse esta terça-feira que estão a surgir provas que demonstram que a variante Delta do coronavírus SARS-CoV-2 “diminui a força do escudo protetor” criado pelas vacinas, instando à aceleração …

DGS diz que demora de conclusões sobre eventos-piloto não é por erro técnico

A Direção-Geral da Saúde (DGS) rejeitou, esta terça-feira, que tenha havido erro técnico no tratamento de dados dos eventos-piloto da Cultura, ocorridos em abril e maio, mas admitiu que o processo está demorado. Numa declaração enviada …

Governo quer fazer alterações na duração de cargos de dirigentes

As mudanças que estão a ser preparadas passam por reduzir a duração dos cargos em substituição e, por outro lado, pelo ajustamento do período das comissões do serviço em função da avaliação. Segundo o Jornal de …

Responsável pelas manifestações em Lisboa é coordenador no Gabinete de Apoio à Presidência da CML

O responsável pelas manifestações na cidade de Lisboa é coordenador técnico no Gabinete de Apoio à Presidência da Câmara liderada por Fernando Medina. De acordo com o semanário Expresso, António Santos tem sido, nos últimos …

Sporting e Braga jogam Supertaça em Aveiro no dia 31 de julho

A Supertaça Cândido Oliveira, que vai ser disputada entre Sporting e Sporting de Braga, vai ser disputada em Aveiro, a 31 de julho, anunciou a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). "A decisão da Supertaça Cândido de …

Um quarto da população portuguesa já tem a vacinação completa

Em Portugal, 42% das pessoas já receberam a primeira dose de uma vacina contra a Covid-19 e 25% — cerca de um quarto da população — estão completamente vacinados. De acordo com o mais recente relatório …

Cardiologista do Tottenham admite ponto final na carreira de Eriksen

O cardiologista do Tottenham, Sanjay Sharma, admite um ponto final na carreira de Christian Eriksen, que caiu inanimado no jogo entre a Dinamarca e a Finlândia. O encontro entre Dinamarca e Finlândia, da primeira jornada do …

ARS Norte conta avançar com recuperação de consultas em atraso ainda este mês

A Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte conta avançar durante este mês com o programa especial de incentivos financeiros para recuperação de consultas presenciais nos cuidados de saúde primários (CSP), propondo-se recuperar metade da …