Já é possível minerar criptomoedas usando o calor do corpo humano

Institute of Human Obsolescence

Para minerar criptomoedas, é preciso gastar uma quantidade imensa de energia. Mas, na Holanda, já existe um local onde as pessoas podem doar o calor corporal para que seja transformado em energia elétrica com a finalidade de minerar moedas virtuais.

O local chama-se Institute of Human Obsolescence, e a ideia surgiu com o objetivo de tentar juntar o útil ao agradável: combater as previsões que apontam para ondas de desemprego futuras causadas pelo avanço da tecnologia ,especialmente num cenário em que as criptomoedas estão se popularizando imensamente.

Então, por que não permitir que as pessoas usem os próprios corpos para colaborar para com a mineração das moedas virtuais, enquanto ganham dinheiro com o serviço?

Apesar de a ideia de humanos a servir de baterias orgânicas a favor da tecnologia seja algo que remeta a guiões de ficção científica, a ideia é louvável caso realmente permita que a atividade se torne um trabalho remunerado e voluntário.

Um corpo adulto pode gerar cerca de 100 watts sob repouso, e 80% dessa energia é desperdiçada.

Portanto, o Instituto deseja precisamente armazenar esse excesso de energia que produzimos enquanto inertes, com o objetivo de minerar criptomoedas.

O pessoal do instituto explica que “os humanos estão se a tornar seres obsoletos para realizar trabalhos mecânicos, por isso, os avanços na inteligência artificial também vão afetar as possibilidades de sermos trabalho útil ao realizar tarefas intelectuais”.

Sendo assim, em vez de bater de frente com um futuro inevitável, melhor é abrir as portas para novas atividades para os seres humanos na sociedade tecnológica.

Ainda de acordo com a equipa, cerca de 1.700 KW de eletricidade podem ser gerados apenas com o calor humano da população holandesa, e o calor é recolhido através de um fato especial que conta com geradores termoelétricos, que, por sua vez, convertem o calor em energia utilizável.

Com essa energia, um computador ligado ao fato faz a mineração das criptomoedas. De momento, já 37 pessoas doam a energia para o projeto, sendo responsáveis pela geração de 17 mil moedas, incluindo Vertcoin, Starcoin e Ethereum.

PARTILHAR

RESPONDER

Covid-19: Brasil supera as 100.000 mortes

O Brasil ultrapassou hoje a barreira das 100.000 mortes associadas à covid-19, quase cinco meses depois da confirmação do primeiro óbito no país, indicam dados oficiais divulgados pelas secretarias regionais de Saúde. Segundo os mais recentes …

As vacas leiteiras têm relações complexas (que se alteram quando mudam de grupo)

Uma nova investigação levada a cabo por cientistas do Chile e dos Estados Unidos concluiu que as vacas leiteiras vivem em redes sociais complexas que se alteram quando estes animais são movidos para outros grupos.  Para …

Virgin Galactic quer desenvolver avião comercial supersónico (que promete superar a velocidade do som)

A Virgin Galactic vai aliar-se à Rolls-Royce para criar um avião comercial supersónico, ainda mais rápido do que o mítico Concorde. A empresa de turismo espacial Virgin Galactic anunciou uma parceria com a Rolls-Royce para desenvolver …

PayPal resiste à pandemia. Volume de pagamentos cresce 30% no segundo trimestre

O volume de pagamentos através do PayPal cresceu 30% no segundo trimestre. A empresa parece resistir à pandemia de covid-19, que abalou o setor das viagens, cujos pagamentos estão muitas vezes associados a meios eletrónicos. …

Quatro pessoas morreram nos Estados Unidos depois de beberem desinfetante para as mãos

Quatro pessoas morreram nos Estados Unidos depois de ingerirem desinfetante para as mãos à base de álcool, revelou um relatório do Centros de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) do país esta quarta-feira publicado. De …

Jim Hackett deixa a Ford após três anos de liderança

Ao fim de três anos como CEO da Ford, Jim Hackett será substituído por Jim Farley. Um mandato que fica marcado por problemas financeiros, de produção e pela morte dos três volumes e utilitários. O mandato …

Covid-19: Portugal tem mais 186 casos e quatro pessoas morreram desde sexta-feira

Portugal regista hoje mais quatro mortos e 186 novos casos de infeção por covid-19 em relação a sexta-feira, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde. De acordo com o relatório da DGS sobre a situação …

Versão americana da Eurovisão chega em 2021

O Festival Eurovisão da Canção — o maior espetáculo de entretenimento televisivo do mundo — vai chegar aos Estados Unidos no final do próximo ano. A novidade foi divulgada, esta sexta-feira (7), em comunicado oficial. A …

Contratações na TVI após apoios financeiros "suscitam preocupação"

O professor universitário e ex-ministro Miguel Poiares Maduro manifestou "preocupação" relativamente às contratações na TVI, da Media Capital, grupo que beneficia do apoio do Estado, através da compra antecipada de publicidade institucional. Em entrevista à Lusa, …

Invocando Sá Carneiro, Miguel Albuquerque também defende diálogo entre PSD e Chega

O Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, defendeu que o PSD deve dialogar com vários partidos, incluindo o Chega de André Ventura. Depois de Rui Rio admitir em entrevista à RTP que poderá vir …