Os jardins do Palácio de Buckingham, residência oficial da Rainha Isabel II, estão abertos ao público pela primeira vez na História.
É a primeira vez que os jardins do Palácio de Buckingham abrem ao público. Entre 9 de julho e 19 de setembro poderá desfrutar de um piquenique no relvado traseiro da Rainha e deambular desde o jardim que recebe as festas familiares até ao lago.
O percurso de 156 metros de trilhos herbáceos conta com a passagem pelos plátanos plantados pela rainha Vitória e pelo príncipe Alberto e vistas para a ilha implantada no lago de 3,5 hectares alimentado pelo lago Serpentine, no Hyde Park.
Para o piquenique, os visitantes podem levar petiscos, cadeiras e mantas. Só não podem beber álcool, fazer churrascos ou jogar à bola.
Citado pelo Manchester Evening News, o diretor dos serviços de visitantes da Coleção Real disse que esta é uma oportunidade inédita.
“É uma perspetiva excitante permitir que as pessoas entrem e façam piqueniques nos jardins e explorem o seu próprio lazer. Estamos numa espécie de oásis no centro de Londres, pelo que poucas pessoas se apercebem de como é grande. É o maior jardim privado de Londres, por isso sinto que temos muitos segredos para contar”, acrescentou.
Apesar da sua localização urbana, o jardim é a casa de raras plantas nativas, mais de 1.000 árvores, 320 flores e gramíneas selvagens diferentes, e da Coleção Nacional de Árvores de Amora.
O famoso Jardim das Rosas contém 25 canteiros, cada um plantado com 60 roseiras de uma variedade diferente.
A ilha do lago alberga, desde 2008, cinco colmeias, que produzem cerca de 160 frascos de mel por ano para utilização nas cozinhas reais.