/

Já pode criar online uma empresa em 10 minutos

A partir desta sexta-feira já é possível criar uma empresa em apenas 10 minutos com a nova plataforma Empresa Online 2.0. Medida é financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Os formulários, em inglês, surgem pré-preenchidos e o tempo médio de registo de uma empresa online — com as novas funcionalidades da Empresa Online — é reduzido substancialmente.

A medida, que assim permite a constituição de sociedades anónimas através da Internet, enquadra-se num projeto de modernização de justiça económica financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que reserva 267 milhões de euros para investimentos na modernização da Justiça Económica e Ambiente de Negócios.

A criação de empresas através da Internet já se encontra vulgarizada, com 65% das 47 mil novas sociedades a serem registadas na Empresa Online em 2022.  Segundo o Expresso, apenas 3,4% das empresas seguiram o método tradicional.

A nova plataforma atualizada da Empresa Online avança, para além do pré-preenchimento, com a “ficha da empresa”, onde fica registada a atividade da empresa e disponíveis todos os seus dados no mesmo local.

O principal objetivo das atualizações é, claro está, reduzir o fluxo burocrático do processo, que opera com outros sistemas de informação do Estado. Aprofundar a interligação entre os registos do Instituto de Registos e Notariado, da Autoridade Tributária e da Segurança Social é uma das metas.

Este é “um salto qualitativo muito grande” face ao modelo existente”, diz Pedro Tavares, secretário de Estado da Justiça, ao Expresso.

“É uma grande diferença face à situação atual” – hoje em dia o registo de uma empresa consome entre 30 minutos e uma hora – é “mesmo uma grande diferença a nível internacional”, sublinha.

A criação de empresas anónimas online encontrava-se suspensa desde 2017, ano em que passaram a ser proibidas as as ações ao portador.

ZAP //

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.