Frota portuguesa esgotou quota — e não foi por falta de aviso. Vendedores estão preocupados com o disparo dos preços.
A pesca do carapau, na zona do Golfo da Biscaia Meridional, está proibida a partir desta terça-feira, após a frota portuguesa ter esgotado esta quota.
“Considerando o atual nível de descaras efetuadas pela frota portuguesa de carapaus (“trachurus spp.”), na subzona 8c, verifica-se que a quota de pesca atribuída a Portugal encontra-se esgotada“, lê-se numa nota divulgada, na segunda-feira, pela Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM). A subzona 8C corresponde ao Golfo da Biscaia Meridional.
Face a este cenário, foi decidido interditar a pesca de carapau, na zona em causa, a manutenção a bordo, transbordo e descargas das capturas efetuadas, “a partir das 24h00 do dia 21 de maio”.
No final de abril, a DGRM já tinha avisado para a possibilidade de encerrar esta pescaria, uma vez que 80% da quota já se encontrava utilizada.
Perante a ameaça de disparos de preços, os vendedores estão preocupados.
“Peixe de mar está cada vez mais caro. Há menos quantidade e temos muito grossista a comprar para ir para Itália. O poder económico de outros países é superior, logo eles podem comprar a preços que nós não podemos”, desabafa uma vendedora à SIC Notícias.
ZAP // Lusa