Novos casos sobem, mas nem tanto. Pico terá sido em Março e o índice de contágio caiu para 0,91

Alejandro Garcia / EPA

Portugal regista, neste sábado, 687 mortes associadas à Covid-19, mais 30 do que ontem. O total de infectados confirmados é, agora, de 19.685, mais 663 do que na sexta-feira, o que constitui um aumento de 3,5%. Apesar disso, a curva continua a achatar.

O boletim epidemiológico divulgado, neste sábado, pela Direcção-Geral da Saúde (DGS) revela que já há 19.685 infectados confirmados em Portugal. São mais 663 novos casos do que nas anteriores 24 horas, constituindo um acréscimo de 3,5%, depois de na sexta-feira se ter verificado um acréscimo percentual de apenas 0,96%, com um aumento de apenas 181 casos.

As mortes associadas ao coronavírus subiram para 687, mais 30 óbitos do que na sexta-feira. Trata-se de um aumento de 4,6%.

O número de casos recuperados também subiu de 519 para 610, com mais 91 a ultrapassarem a infecção.

Nesta altura, há 1253 doentes internados, dos quais 228 em Unidades de Cuidados Intensivos, mais 6 do que na sexta-feira.

Há ainda 5166 pessoas a aguardar resultados laboratoriais.

Em termos dos óbitos, nota-se que a mortalidade continua a ser maior entre os pacientes homens, sendo que das 687 mortes, 348 são do género masculino. Mas as mulheres estão em maioria no número de infecções, constituindo 11.655 dos doentes.

Ministra diz que pico terá sido entre 23 e 25 de Março

Na análise aos números do boletim, em conferência de imprensa, a ministra da Saúde, Marta Temido, constata que se podem retirar conclusões positivas e considerar que as medidas de confinamento surtiram efeito.

A introdução das medidas de contenção reduziu o risco de contágio, como salienta a ministra, frisando que o “índice de transmissibilidade” é agora “de 0,91”, ou seja, “cada caso confirmado gerou, em média, face aos resultados dos últimos 5 dias, menos de um caso de transmissão”. Em Fevereiro, a média apontava para que um caso infectado representava um risco de gerar em média mais de 2 casos positivos.

Temido refere, ainda, que os dados apontam para que “o máximo da incidência [do contágio] tenha ficado no passado, entre os dias 23 e 25 de Março”.

“São números que nos encorajam, mas são resultados que nos responsabilizam a todos”, alerta porém Temido, frisando que é preciso manter o “comportamento individual” responsável. “Até ao final de Abril” será essencial “sair só para trabalhar e para pequenos actos essenciais”, frisa a ministra.

O distanciamento social, a lavagem das mãos e o uso das máscara nos casos recomendados continuam a ser comportamentos para manter, constata ainda Temido.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

"Tão lentamente quanto humanamente possível". Site simula como era usar a Internet nos anos 90

Se é jovem e gostaria de experimentar as velocidades lentas da Internet dos anos 90, está com sorte. Um novo site simula a experiência dolorosa à qual já não estamos habituados com as redes atuais. Nos …

Novembro vai ser “muito duro e muito exigente” (e fechar escolas seria uma "grande falta de respeito")

O primeiro-ministro, António Costa, avisou hoje que “convém não criar falsas expectativas”, porque novembro vai ser “muito duro e muito exigente”, sendo maior a probabilidade de, daqui a 15 dias, acrescentar mais concelhos à lista …

O Torsus Praetorian é o autocarro mais radical de sempre (e não permite faltas à escola)

Cheias, árvores caídas ou tempestades. Há muitas razões para faltar à escola ou, neste caso, haviam. É que a Torsus lançou um novo autocarro capaz de enfrentar todos os obstáculos e transportar as crianças até …

Spot, o cão-robô, visitou Chernobyl (e analisou os seus níveis de radiação)

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Bristol visitou a Central Nuclear de Chernobyl na semana passada para testar Spot, um robô de quatro patas feito pela empresa norte-americana Boston Dynamics. O Spot é o robô …

Sangue de porco é mais proteico do que qualquer proteína do mercado (e pode ser consumido em smoothies)

Uma equipa de investigadores do departamento de ciência alimentar da Universidade de Copenhaga desenvolveu um método para extrair proteínas do sangue de porco. O resultado é um pó fino, branco, com sabor neutro e com …

Costa anuncia cinco medidas restritivas para 121 concelhos "de elevado risco" e reforços da capacidade de resposta

Após um Conselho de Ministros extraordinário que durou mais de 8 horas, o primeiro-ministro anunciou este sábado novas "medidas imediatas" de combate à pandemia de covid-19. Concelhos "de elevado risco" estão sujeitos a medidas restritivas, …

Escola na China transformou-se num "edifício andante" para evitar a demolição

Os residentes da cidade chinesa de Xangai que, no início deste mês, passaram pelo distrito de Huangpu podem ter encontrado uma visão incomum: um "edifício andante". De acordo com a cadeia de televisão CNN, uma escola primária …

Joke Boon, a chef holandesa que não tem olfato nem paladar

Joke Boon perdeu o paladar e o olfato quando ainda era criança, mas isso não a impediu de viver da culinária, área na qual estes requisitos são, à partida, essenciais.  "Como seria a minha vida se …

Portugal com mais 39 mortos, mais 4007 casos e recorde de internamentos graves

Portugal registou hoje 39 mortos e mais 4.007 casos de novas infeções pelo novo coronavírus, tendo alcançado um novo recorde de 286 doentes internados nos cuidados intensivos por covid-19, segundo a Direção-Geral da Saúde. Registou-se este …

Leiloada carta de Nobel antissemita a desprezar Einstein e os judeus

Uma carta escrita em 1927 pelo Prémio Nobel Philipp Lenard a um colega a reclamar das conquistas de Einstein e do suposto domínio judaico da ciência foi a leilão no Nate D. Sanders Auctions, em …