Já há turmas inteiras em casa devido a casos positivos de covid-19

Paulo Novais / Lusa

As aulas da maioria das escolas arrancaram esta semana e já há turmas inteiras em casa, devido a casos positivos de covid-19. Tema será discutido na reunião do Infarmed, que acontece esta quinta-feira.

Com o início do ano letivo nas escolas públicas, é expectável que aumentem as turmas colocadas preventivamente em casa. E, apesar de serem casos esporádicos, essa situação já se verifica em Portugal.

De acordo com o Jornal de Notícias, há uma escola privada no Porto em que uma turma do primeiro ano foi enviada para casa, na segunda-feira, após um dos alunos ter testado positivo.

O diretor-executivo da Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular e Cooperativo (AEEP) admite ter sido contactado por duas associadas que relataram casos de covid no Pré-Escolar, com consequente isolamento do grupo.

Rodrigo Queiroz e Melo entende que ainda é cedo para perceber se estará a haver excesso de zelo por parte das autoridades de saúde e reconhece que o equilíbrio vai ser difícil.

“Não vale a pena disfarçar, a preocupação dos alunos já não é a mesma de há um ano e, portanto, os comportamentos são diferentes”, refere.

O referencial para as escolas 2021-2022, publicado pela Direção-Geral da Saúde, pouco difere do anterior no que respeita ao isolamento dos contactos — todos os contactos de alto risco são sujeitos a medidas de isolamento profilático (14 dias) e testagem, com exceção dos recuperados de covid-19 há menos de três meses; quanto aos contactos de baixo risco ou contactos de contactos, a indicação é para, após teste negativo, interromperem o isolamento e retomarem as aulas.

Assim, estar numa sala de aula, mais de 15 minutos, com um caso positivo de covid-19 continua a ser motivo para isolamento profilático, independentemente do uso de máscara ou do estado vacinal.

Peritos e governantes reúnem esta quinta-feira no Infarmed, em Lisboa, para discutir e analisar os próximos passos no controlo da pandemia.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, já pediu que os participantes da reunião tenham um “discurso claro” para que os portugueses saibam exatamente como será a condução da pandemia.

  ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

    • A vacina não pode nem deve ser obrigatória, ninguém se responsabiliza, logo tem que ser uma opção individual, além do mais, ser vacinado não é estar imune! A única vantagem é à partida se infetado, poder ter sintomas mais leves, mas, agora por ter o certificado e poder circular livremente e em muitas situações, sem estar sujeito a teste, pode vir a tornar-se um problema, maior que os não vacinados, já que agora são uma minoria mesmo!

  1. “Portugal em situação única no mundo”. Peritos defendem o fim de todas as restrições (só há duas dúvidas)

    Next….

RESPONDER

Universidade no Reino Unido tem arquivo de "casas assombradas"

A Universidade de Sheffield, no Reino Unido, tem um arquivo aberto ao público com quase 80 mil fotografias de "casas assombradas" de várias feiras populares. Para muitos, o medo é parte integrante da experiência de uma …

J&J acusada de usar manobra para impedir processos judiciais relativos à venda de pó de talco com propriedades cancerígenas

A Johnson & Johnson está a ser criticada por usar uma manobra para impedir cerca de 38 mil processos judiciais que alegam que o famoso baby powder da marca causa cancro. De acordo com a NPR, …

Tondela 1-3 FC Porto | Hat-trick de Taremi castiga insolência beirã

O iraniano Mehdi Taremi foi a grande figura da vitória do FC Porto em casa do Tondela, por 3-1. Os homens da casa marcaram primeiro, mas cedo se viram reduzidos a dez elementos e tiveram …

Chamam-lhe "Lady Trump". A candidata a governadora do Nevada que está a gerar polémica

Conhecida como "Lady Trump", Michele Fiore anunciou a sua candidatura a governadora do estado do Nevada em estilo, gerando polémica nos Estados Unidos. Michele Fiore, vereadora de Las Vegas, anunciou esta terça-feira a sua candidatura a …

Benfica abre inquérito a envolvimento de colaboradores em negócio de ações da SAD

O Benfica abriu um inquérito interno para averiguar o possível envolvimento de dois colaboradores num eventual negócio de transação de ações da SAD ‘encarnada’, informou hoje o clube, em comunicado. “Tendo em conta as recentes notícias …

Um hipopótamo na água

Tribunal norte-americano reconhece hipopótamos de Pablo Escobar como pessoas jurídicas

O grupo de hipopótamos, mais uma parte do legado deixado na Colômbia por Pablo Escobar, recebeu o estatuto de "pessoas jurídicas". Um tribunal federal dos Estados Unidos defendeu que os descendentes dos hipopótamos do barão da …

Mais rapidez e menos ruído. E-bikes permitem que militares em ação passem despercebidos

Os soldados do Regimento de Cavalaria da Infantaria Montada de Queensland, na Austrália, estão a testar e-bikes para perceber se o veículo poderá ser uma opção válida para operações no terreno. Passar despercebido no terreno é …

Oposição critica Governo de El Salvador por usar a covid-19 para limitar manifestações

Na quarta-feira, a Assembleia Legislativa de El Salvador aprovou um decreto que proíbe reuniões públicas e privadas que não estejam relacionadas com as artes, cultura ou desporto até 8 de dezembro. Segundo a Vice, apesar de …

Portugal com mais 883 casos confirmados e quatro mortes

Portugal regista hoje mais 883 casos confirmados de covid-19 e quatro óbitos pela doença, assim como 729 pessoas recuperadas e menos internamentos em enfermaria e unidades de cuidados intensivos, de acordo com o boletim diário. Segundo …

Um boneco do Super-Homem a voar

Indianos declaram "guerra" ao Super-Homem e à Mulher-Maravilha

Injustice, o último filme de animação da DC Comics, deixou alguns indianos muito perto de um ataque de fúria. Cenas em que o Super-Homem e a Mulher-Maravilha surgem a lutar contra militares indianos e a …