Novo dispositivo promete refrescar a sua casa sem ar condicionado

1

worak / Flickr

Uma equipa de investigadores criou um dispositivo de refrigeração que arrefece ambientes com 50% da energia utilizada pelo ar condicionado convencional.

O dispositivos tradicionais de ar condicionado funcionam soprando ar quente sobre serpentinas de arrefecimento para o interior de uma divisão (as serpentinas são arrefecidas por um líquido refrigerante que é novamente arrefecido ao ser bombeado através de uma série de câmaras no exterior).

Segundo a Cosmos Magazine, os atuais sistemas de ar condicionado em edifícios podem facilitar a propagação de vírus e causar ruído.

Num novo estudo, publicado esta terça-feira na Cell Reports Physical Science, os investigadores desenvolveram um protótipo de dispositivo de arrefecimento que pode ultrapassar estes problemas.

O novo dispositivo utiliza um módulo de arrefecimento termoelétrico ligado a 4 tubos e a uma ventoinha de um lado, e a um painel de alumínio do outro. Enquanto os tubos e a ventoinha funcionam como um dissipador de calor, o painel de alumínio é utilizado para tornar uma superfície extremamente fria.

Os cientistas testaram o novo método num simulador de pele humana e observaram que é capaz de arrefecer o simulador em 7,3ºC. Além disso, é ainda capaz de poupar até 50,4% da energia utilizada para arrefecer um ambiente, dependendo das diferentes condições em que foi testado.

Zheng et al / Cell Reports Physical Science

“É de salientar que o nosso dispositivo pode atingir tanto o arrefecimento radiante puro como o aquecimento apenas mudando a direção da corrente. No entanto, demonstrámos a função de arrefecimento porque o mesmo é frequentemente considerado o processo mais difícil nos sistemas de ar condicionado radiante devido à condensação do ar“, explicam os investigadores.

Os autores do estudo afirmam que o dispositivo pode ser combinado com um desumidificador em ambientes húmidos, uma vez que não consegue remover a humidade do ar.

Assim, a criação de novos e melhores dispositivos termoelétricos pode vir a reduzir o custo da energia e que outros materiais, como o aerogel, podem servir como melhores superfícies de arrefecimento.

Soraia Ferreira, ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.