/

Ivanka Trump recusou oferta do pai para liderar Banco Mundial

1

Jim Lo Scalzo / EPA

Ivanka Trump, filha do presidente dos EUA, anunciou esta quarta-feira que recusou uma oferta de emprego do pai para chefiar o Banco Mundial.

“Ele perguntou-me, sim. Mas eu adoro o trabalho que estou a fazer”, afirmou Ivanka em entrevista à Associated Press. A filha de Donald Trump tem 37 anos e trabalha como conselheira na administração da Casa Branca.

A filha do presidente norte-americano supervisionou, no entanto, a escolha do novo líder do Banco Mundial. “David Malpass foi escolhido unanimemente e fará um trabalho fantástico”, declarou. “Ele sabe que a missão do Banco Mundial é erradicar a pobreza e preocupa-se com isso”, continuou.

O presidente terá oferecido o cargo à filha por considerar que Ivanka é “boa com números”. O subsecretário do Tesouro para Assuntos Internacionais norte-americano David Malpass, a ex-embaixadora nas Nações Unidas Nikki Haley e o presidente da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional Mark Green também constavam na lista dos sugeridos para substituir Jim Yong Kim.

Apesar dos rumores, havia quem considerasse a ideia “ridícula”. É o caso de Tom Steyer, o multimilionário que gere um fundo de investimentos de risco. “Isto está entre as propostas mais ridículas que alguma vez ouvi. O nepotismo é só mais uma forma de corrupção, por isso não estou surpreendido, mas o nível de absurdo é de cortar a respiração”.

Ted Lieu, congressista californiano, também comentou o rumor. “De todas as pessoas nos EUA que podiam ser presidentes do Banco Mundial, a mais qualificada é Ivanka Trump, que perdeu a empresa de moda e por acaso é filha do Presidente dos EUA. Estou a ver.”

Ainda assim, quem foi escolhido foi David Malpass, norte-americano de 63 anos. Só os EUA apresentaram candidato, e nenhum outro país ofereceu uma alternativa para presidir à principal instituição financeira dedicada ao desenvolvimento global. David Malpass era até agora subsecretário de Estado para os Assuntos Internacionais no Departamento do Tesouro dos EUA.

ZAP //

 

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.