Ivanka Trump, filha do presidente dos EUA, anunciou esta quarta-feira que recusou uma oferta de emprego do pai para chefiar o Banco Mundial.
“Ele perguntou-me, sim. Mas eu adoro o trabalho que estou a fazer”, afirmou Ivanka em entrevista à Associated Press. A filha de Donald Trump tem 37 anos e trabalha como conselheira na administração da Casa Branca.
A filha do presidente norte-americano supervisionou, no entanto, a escolha do novo líder do Banco Mundial. “David Malpass foi escolhido unanimemente e fará um trabalho fantástico”, declarou. “Ele sabe que a missão do Banco Mundial é erradicar a pobreza e preocupa-se com isso”, continuou.
O presidente terá oferecido o cargo à filha por considerar que Ivanka é “boa com números”. O subsecretário do Tesouro para Assuntos Internacionais norte-americano David Malpass, a ex-embaixadora nas Nações Unidas Nikki Haley e o presidente da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional Mark Green também constavam na lista dos sugeridos para substituir Jim Yong Kim.
Apesar dos rumores, havia quem considerasse a ideia “ridícula”. É o caso de Tom Steyer, o multimilionário que gere um fundo de investimentos de risco. “Isto está entre as propostas mais ridículas que alguma vez ouvi. O nepotismo é só mais uma forma de corrupção, por isso não estou surpreendido, mas o nível de absurdo é de cortar a respiração”.
Ted Lieu, congressista californiano, também comentou o rumor. “De todas as pessoas nos EUA que podiam ser presidentes do Banco Mundial, a mais qualificada é Ivanka Trump, que perdeu a empresa de moda e por acaso é filha do Presidente dos EUA. Estou a ver.”
Ainda assim, quem foi escolhido foi David Malpass, norte-americano de 63 anos. Só os EUA apresentaram candidato, e nenhum outro país ofereceu uma alternativa para presidir à principal instituição financeira dedicada ao desenvolvimento global. David Malpass era até agora subsecretário de Estado para os Assuntos Internacionais no Departamento do Tesouro dos EUA.
Deve ser dos ares do Atlântico… o outro artista dos Açores também pós a família em tudo que era tacho!…