Italianos já podem disparar contra intrusos em casa

Os italianos vão poder disparar contra um eventual intruso nas suas casas, depois de ter sido aprovada uma lei que aumenta o direito à legítima defesa.

Segundo o jornal espanhol El Mundo, a Câmara dos Deputados italiana aprovou um projeto de lei que alarga o direito à defesa que já existia na Itália, considerando como lícito o uso de arma de fogo para se defender contra um intruso, desde que haja indícios das intenções do suposto ladrão.

Trata-se de uma proposta eleitoral da Liga, partido extremista de Matteo Salvini que invocou um alegado aumento de insegurança em Itália, apesar de as estatísticas indicarem o contrário, para avançar com a iniciativa legislativa.

Com a modificação do artigo 52.º do Código Penal, promovida pela Liga, a defesa será considerada “sempre legítima” e os cidadãos poderão atuar perante a perceção de uma ameaça.

O Código Penal passa a definir que será suficiente que um ladrão ameace usar uma arma, mesmo que não a mostre, para que um cidadão possa justificar o uso da “legítima defesa”. Da mesma forma, aqueles que se defenderem num “estado de agitação grave devido à situação perigosa” não poderão ser processados.

Outro ponto alterado foi a das sentenças, que no caso das até seis anos de prisão, serão aumentadas para aqueles que entrarem para roubar em propriedades privadas, e a sua libertação só será possível após a pessoa que cometeu a ofensa indemnizar a vítima pelos danos causados.

A proposta foi aprovada com 373 deputados a favor, 104 contra e duas abstenções. Falta ainda o Senado votar o texto, mas a sua aprovação está garantida pela maioria parlamentar do Movimento 5 Estrelas e da Liga.

A Lei da Legítima Defesa, como é conhecida, era uma das promessas eleitorais da Liga, que o Movimento 5 Estrelas teve de engolir para assinar o acordo da aliança entre os dois partidos populistas. De acordo com o jornal italiano La Repubblica, 25 deputados do Movimento faltaram propositadamente à votação.

Outros dois partidos do centro-direita, a Forza Italia, do antigo primeiro-ministro Silvio Berlusconi, e os Fratelli d’Italia aplaudiram a legislação e votaram a favor, apesar de defenderem uma lei mais severa que reconhecesse o “direito à defesa”.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Ora cá está uma lei bem pensada (para portugal) e com pernas para andar, toda a pessoa livre em pleno poder dos seus direitos cívicos deve ter o direito à legitima defesa, pelo menos dentro da sua casa a fim de defender a sua vida, dos seus familiares e do seu património.

    • “toda a pessoa livre em pleno poder dos seus direitos cívicos deve ter o direito à legitima defesa, pelo menos dentro da sua casa a fim de defender a sua vida, dos seus familiares e do seu património”
      Isso já está na lei portuguesa!!
      Mas, tenho que concordar que, principalmente dentro de propriedade privada, as pessoas tem todo o direito a disparar contra intrusos!…

RESPONDER

"Turbulência política", desvalorização do "vírus da China" e geopolítica. China, Irão e Rússia destroem Trump

As eleições presidenciais que se vão realizar no próximo dia 3 de novembro nos EUA têm despertado o interesse dos eleitores, mas não só. São vários os países do mundo que estão de olhos postos …

OE2021. Bloco prepara voto contra. PSD só salva proposta se Costa pedir desculpa

O Bloco de Esquerda prepara-se para votar contra o Orçamento do Estado para 2021 na generalidade, avança este sábado o semanário Expresso. Governo e Bloco de Esquerda tem negociado nos últimos dias a proposta de …

Inscrição perdida contém a chave para o enigma dos esqueletos de Almaçã

Uma inscrição de pedra desaparecida esconde a chave para o mistério dos esqueletos de Almaçã, enterrados debaixo de uma muralha medieval. Em Almaçã, Espanha, onze corpos foram enterrados debaixo de uma enorme muralha de uma vila …

Espanha prepara-se para decretar estado de alerta

O Governo espanhol prepara-se para decretar estado de alerta em todo o território, depois de ter colocado a região de Madrid neste nível de alerta. A notícia é avançada este sábado pelo jornal espanhol El País, …

Jerónimo de Sousa deve ser reconduzido na liderança do PCP

O atual secretário-geral do PCP deve ser reconduzido no cargo no congresso que está agendado para o final de novembro, avança este sábado o jornal Público. De acordo com o matutino, as atuais regras sanitárias …

Elixir oral (e outros produtos domésticos) poderá ajudar a neutralizar o SARS-CoV–2

Alguns produtos domésticos, como é o caso do elixir oral e produtos para a descongestionar as vias nasais, mostraram-se eficazes em neutralizar um tipo coronavírus num estudo científico levado a cabo com células humanas. A …

Presidente da Polónia com teste positivo de covid-19

O Presidente da Polónia, Andrzej Duda, testou positivo para o novo coronavírus, anunciou este sábado o porta-voz do chefe de Estado. "Como se esperava, o Presidente @AndrzejDuda foi ontem [sexta-feira] submetido a um teste para detetar …

"Com o futebol acabei com a Guerra do Iraque". Jorvan Vieira, o treinador português que é Deus no mundo árabe

Jorvan Vieira é um nome que pouco deve dizer à maioria dos adeptos de futebol. Filho de portugueses emigrados no Brasil, fez grande parte da sua carreira no Médio Oriente, onde é acarinhado por milhões. …

Capacidade de cuidados intensivos na Europa vai chegar ao limite, alerta OMS

A Organização Mundial de Saúde (OMS) alertou esta sexta-feira que muitas unidades de cuidados intensivos na Europa vão chegar ao limite da sua capacidade nas próximas semanas. "Há uma situação muito preocupante a acontecer na Europa. …

Geólogos "ressuscitam" placa tectónica desaparecida

A existência da placa tectónica Ressurreição nunca foi consensual: alguns geólogos argumentam que nunca foi real e outros alegam que a placa sofreu um processo de subducção no manto da Terra, em algum lugar da …