/

Itália vai construir um túnel submarino para unir Sicília ao continente

Itália está a planear construir um túnel para ligar a região insular da Sicília ao continente italiano. O projeto de cinco mil milhões de euros vai ser pago com a parte do Fundo de Recuperação da União Europeia (UE) destinado ao país.

O Governo italiano divulgou na terça-feira os primeiros detalhes sobre o projeto, que, segundo o Ministério da Infraestrutura e Transporte, demorará pelo menos cinco anos a ser desenvolvido. A iniciativa é baseada num plano de 2017 desenvolvido pelo engenheiro Giovanni Sacca.

O túnel facilitará o tráfego de automóveis entre a Calábria e a Sicília, ao mesmo tempo que permitirá que a rede de comboios de alta velocidade do país seja estendida a sul até Palermo, a quinta maior cidade da Itália e a maior cidade do país sem serviço de comboio de alta velocidade.

A rede de alta velocidade em Salerno, uma cidade costeira a cerca de 50 quilómetros a sudeste de Nápoles, e os veículos e vagões de comboio que fazem a travessia para a Sicília devem ser carregados em barcaças e depois descarregados do outro lado.

No seu ponto mais estreito, o Estreito de Messina, que se estende entre o ponto mais meridional do continente italiano, na região da Calábria, e as costas da Sicília tem apenas 3,1 quilómetros de largura. Engenheiros que datam desde os antigos romanos até os tempos modernos foram tentados a construir uma ponte entre os dois lados.

No entanto, desde o início, os projetos enfrentaram problemas devido ao fluxo de água a uma profundidade de 250 metros, correntes rápidas e, mais recentemente, devido aos impactos ambientais e às preocupações de que os benefícios económicos do projeto não justificariam o alto custo.

O vice-ministro dos Transportes, Giancarlo Cancelleri, chamou a situação atual de “oportunidade única na vida” porque a Itália poderia usar o dinheiro do pagamento de quase 210 mil milhões de euros do Fundo de Recuperação anunciado no mês passado.

A participação da Itália no fundo de 750 mil milhões de euros é maior do que a de qualquer outro país da União Europeia.

O ministro da Infraestrutura e Transportes, Paolo De Micheli, disse que o país está em processo de elaboração de uma proposta de plano que será apresentada à Comissão Europeia, que deve dar o seu selo de aprovação a projetos que utilizem dinheiro do Fundo de Recuperação.

ZAP //

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.