Israel vai a votos e a batalha é entre Netanyahu e Gantz

Abir Sultan / EPA

Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro de Israel

As eleições em Israel desta terça-feira estão a ser encaradas como uma luta entre o primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, e Benny Gantz, um antigo chefe do Exército que fundou um partido há poucos meses.

Apesar de haver muitos partidos, vários candidatos e tendências políticas muito diferentes, as eleições em Israel estão a ser vistas como uma corrida entre Benjamin Netanyahu, o primeiro-ministro que venceu três eleições consecutivas e está no Governo há dez anos seguidos, e Benny Gantz, um antigo chefe do Exército que fundou um partido há poucos meses.

Se for novamente eleito esta terça-feira, Netanyahu ficará na História como o primeiro-ministro que mais tempo ficou no cargo. Mas, pelo contrário, poderá também ficar na História como o primeiro chefe de Governo a ser acusado enquanto está em funções.

Segundo o Público, o procurador-geral já disse que está a preparar a acusação e que está apenas dependente de ouvir o primeiro-ministro, um mero procedimento formal.

Benjamin Netanyahu é suspeito em três casos: o possível favorecimento de um grupo de telecomunicações detentor de um site que lhe terá dado cobertura noticiosa positiva; suspeito de ter prejudicado a concorrência de um jornal que lhe deu cobertura noticiosa favorável, e ainda de ter aceite presentes de empresários em troca de favores políticos.

Contudo, o quadro legal de Israel permite que, mesmo acusado, se possa manter no cargo enquanto se defende em tribunal. O que é certo é que nem as acusações fizeram com que o povo israelita perdesse a confiança em Netanyahu.

Ainda assim, o primeiro-ministro está tão e há tanto tempo presente na política do país que há também quem já esteja cansado. Aliás, o modo como desacreditou jornalistas e organizações não-governamentais que criticam a política do Governo valeu-lhe o epíteto de arrogante.

Sem qualquer experiência política, o novato Benny Gantz traz a imagem de segurança e, sobretudo, de alguém que não é corruptível, uma vez que os chefes militares são vistos em Israel como pessoas de valores morais sólidos.

Todavia, Netanyahu espera esta terça-feira ser eleito para um quinto mandato, na sequência das eleições que decorrem hoje e servirão para eleger o 21º Knesset (Parlamento) do país. Além de Netanyahu, concorrem ao cargo mais 12 candidatos.

As primeiras projeções deverão ser apenas conhecidas perto das 22h e os primeiros resultados oficiais só começam a ser divulgados no início de quarta-feira. No entanto, o resultado final poderá só ser conhecido dentro de alguns dias.

Netanyahu, do Likud (centro-direita), é o favorito à vitória, apesar de a lista de Gantz se encontrar bem posicionada. A campanha eleitoral foi caracterizada por frequentes acusações entre os dois principais candidatos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Parlamento tem dois deputados infetados, um inconclusivo e quatro isolados

O parlamento informou esta terça-feira ter sido notificado da existência de dois deputados com teste positivo ao novo coronavírus, um com teste inconclusivo, que será repetido, e ainda outros quatro em isolamento profilático por determinação …

Proibição de circulação. Governo rejeita ter "vários pesos e várias medidas"

O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, rejeitou esta terça-feira que o Governo tenha “vários pesos e várias medidas” tendo em conta as exceções à circulação dos cidadãos entre concelhos entre 30 de outubro e …

Pfizer pode ter vacina ainda neste ano. Guterres exige que esteja “disponível e acessível” para todos

A farmacêutica Pfizer está otimista em relação à perspetiva de fornecer uma vacina contra a covid-19 ainda em 2020. O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, exigiu que esteja “disponível” e “acessível” para todos. Albert Bourla, …

Nem um carro consegue esmagar este besouro indestrutível

O diabólico besouro de ferro tem um dos mais resistentes exoesqueletos naturais. A forma como este animal consegue sobreviver pode inspirar o desenvolvimento de novos materiais com a mesma dureza. Engenheiros da Universidade da Califórnia e …

OSIRIS-REx recolheu demasiadas amostras do Bennu (e está a perder parte delas)

A NASA revelou que a sonda OSIRIS-REx conseguiu recolher uma grande amostra de partículas do asteróide Bennu - tanto material que fez com que a tampa do compartimento não fechasse corretamente. Na semana passada, a sonda …

Cientistas captam atmosfera de um extraordinário exoplaneta que não deveria existir

Uma equipa de cientistas da Universidade do Kansas, nos Estados Unidos, captou a atmosfera de um exoplaneta "que não deveria existir" ao analisar dados do telescópio TESS da agência espacial norte-americana (NASA). O planeta em causa …

Refrigerantes light causam o mesmo risco de doenças cardíacas que bebidas normais

Um novo estudo da Universidade Sorbonne, em Paris, descobriu que bebidas adoçadas artificialmente - como as light, diet e zero - podem ser tão prejudiciais para o coração quanto os refrigerantes normais. Os investigadores, que acompanharam …

“Monstro patológico”. Documento revela que Henrique VIII planeou decapitação de Ana Bolena

Uma equipa de investigadores encontrou um livro que contém instruções específicas do rei Henrique VIII que mostram que o monarca queria que a sua segunda esposa, Ana Bolena, fosse executada. Neste documento, o rei Henrique VIII …

Robô humanóide sem cabeça empilha e carrega caixas (e já está à venda)

A fabricante de robôs Agility construiu um robô humanóide bípede chamado Digit, que consegue carregar caixas e que está a ser vendido por 250 mil dólares. De acordo com o TechXplore, o robô Digit foi projetado …

Porto 2-0 Olympiacos | Chama do “dragão” trava gregos

O FC Porto venceu na noite desta terça-feira o Olympiacos por 2-0, numa partida relativa à segunda jornada do Grupo C da Liga dos Campeões, sob o olhar dos cerca de 3750 adeptos que se …