Israel publica fotografias inéditas da operação de captura do nazi Adolf Eichmann, o arquiteto do Holocausto

Os serviços secretos de inteligência e segurança de Israel, Shabak, divulgou fotografias inéditas captadas durante a operação que se realizou em 1960 em Buenos Aires para capturar o nazi Adolf Eichmann, considerado o “arquiteto” do Holocausto durante a II Guerra Mundial.

Para marcar 60 anos desde que o líder nazi e criminoso de guerra Adolf Eichmann foi capturado na Argentina, o Shabak divulgou fotografias de equipamentos utilizados na operação e cartas enviadas e recebidas após a operação.

Nas fotografias, disponibilizadas pelo jornal alemão Bild, é possível ver Adolf Eichmann, a câmara secreta com a qual as fotografias foram captadas durante a operação, bem como uma carta de agradecimento que o Shabak recebeu após concluir a missão e a sua resposta.

“Este foi o fim de uma complexa operação de Mossad e Shabak, longe do território israelita, num ambiente estrangeiro e desconhecido, baseado num planeamento operacional rigoroso e preciso”, disse Nadav Argaman, chefe do Shabak, em comunicado citado pelo The Jerusalem Post. “A execução [da missão] exigia ousadia, planeamento exaustivo, profissionalismo, determinação, adesão ao propósito e fé na correção do caminho”.

O mesmo jornal cita as declarações de Isser Harel, então chefe do Mossad, que descreveu Eichmann como “um dos maiores criminosos de toda a Hstória”.

Numa conferência de imprensa sobre a operação para capturar o fugitivo nazi, Harel disse: “Naquela noite, fiz um esforço para esclarecer às pessoas da equipa a singularidade moral e histórica do ato que estavam prestes a executar”.

“Vão garantir que um dos maiores criminosos de toda a História, que, durante anos, conseguiu escapar das mãos da lei e da justiça, seja julgado em Jerusalém, capital do país da qual seis milhões de pessoas foram massacrada pela máquina de assassinatos que administrava”, disse.

Adolf Eichmann, um dos principais responsáveis do Holocausto, escapou de um campo de prisioneiros de guerra após a II Guerra Mundial e fugiu para a Argentina em 1950, onde viveu sob uma identidade falsa, a de Ricardo Klement. No entanto, em 1960, os agentes do Mossad e Shabak capturaram-no e levaram-no para Israel para julgamento. Eichmann foi condenado à morte e enforcado em 31 de maio de 1962.

ZAP ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Covid-19: Portugal com uma morte e 324 novos casos nas últimas 24 horas

Portugal registou hoje uma morte atribuída à covid-19, 324 novos casos de infeção pelo novo coronavírus e uma ligeira subida no número de internamentos em enfermaria, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o …

Roma já tem uma máquina de venda automática de pizza

A capital italiana tem agora uma máquina de venda automática que faz pizzas em apenas três minutos. Os preços variam de 4,50 aos seis euros (e as opiniões sobre esta ideia também). Raffaele Esposito, o napolitano …

Morreu Bo, o cão de água português de Barack Obama

Bo, o cão de água português que o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, adotou em 2009 morreu este domingo com 13 anos, em consequência de um cancro, anunciou o político nas redes sociais. O cão …

Futuro pós-vacinação entre reforço de dose, controlo de variantes e medicamentos

A incerteza sobre a duração da imunidade das vacinas contra a covid-19 deixa o futuro do combate à doença entre o reforço da vacinação, a monitorização de novas variantes e o desenvolvimento de terapêuticas alternativas, …

Presidente da República promulga Carta de Direitos Humanos na Era Digital

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou este sábado a Carta de Direitos Humanos na Era Digital, aprovada em abril na Assembleia da República, segundo uma nota divulgada no site da Presidência. A lei, …

Depois de 17 anos no subsolo, biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos

Biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos. O aviso é de um grupo de cientistas que alerta que, dentro de alguns dias ou semanas, as cigarras da Ninhada X vão surgir depois de 17 …

Foguetão chinês regressou à Terra (e a maior parte desintegrou-se)

Um importante segmento do foguetão chinês desintegrou-se este domingo ao reentrar na atmosfera terrestre e caiu no oceano Índico, perto das Maldivas, anunciou a agência espacial da China. "De acordo com o percurso e análise, pelas …

"Se eu encaixar, eu sento-me." Os gatos adoram caixas ilusórias

Qualquer amante de gatos sabe que estes animais têm uma predileção inata por se sentarem em espaços fechados, mesmo que o espaço seja apenas um contorno bidimensional de um quadrado no chão.  Os cientistas analisaram esta …

Jet pack da Marinha britânica. Fuzileiros navais testam macacão Gravity em exercício de embarque

Quem melhor do que as organizações militares para testar e usufruir dos jet packs? A Marinha Real Britânica e os Fuzileiros Navais reais testaram um macacão a jato, desenvolvido pela empresa Gravity Industries. Esta semana, a …

Marés de Júpiter podem ajudar a perceber a história do Sistema Solar

Uma equipa de investigadores detetou uma pequena perturbação gravitacional em Júpiter. A descoberta pode ajudar a investigar o interior do planeta e perceber melhor a história do Sistema Solar. "Se você tentasse mergulhar em Júpiter, nunca …