Israel publica fotografias inéditas da operação de captura do nazi Adolf Eichmann, o arquiteto do Holocausto

Os serviços secretos de inteligência e segurança de Israel, Shabak, divulgou fotografias inéditas captadas durante a operação que se realizou em 1960 em Buenos Aires para capturar o nazi Adolf Eichmann, considerado o “arquiteto” do Holocausto durante a II Guerra Mundial.

Para marcar 60 anos desde que o líder nazi e criminoso de guerra Adolf Eichmann foi capturado na Argentina, o Shabak divulgou fotografias de equipamentos utilizados na operação e cartas enviadas e recebidas após a operação.

Nas fotografias, disponibilizadas pelo jornal alemão Bild, é possível ver Adolf Eichmann, a câmara secreta com a qual as fotografias foram captadas durante a operação, bem como uma carta de agradecimento que o Shabak recebeu após concluir a missão e a sua resposta.

“Este foi o fim de uma complexa operação de Mossad e Shabak, longe do território israelita, num ambiente estrangeiro e desconhecido, baseado num planeamento operacional rigoroso e preciso”, disse Nadav Argaman, chefe do Shabak, em comunicado citado pelo The Jerusalem Post. “A execução [da missão] exigia ousadia, planeamento exaustivo, profissionalismo, determinação, adesão ao propósito e fé na correção do caminho”.

O mesmo jornal cita as declarações de Isser Harel, então chefe do Mossad, que descreveu Eichmann como “um dos maiores criminosos de toda a Hstória”.

Numa conferência de imprensa sobre a operação para capturar o fugitivo nazi, Harel disse: “Naquela noite, fiz um esforço para esclarecer às pessoas da equipa a singularidade moral e histórica do ato que estavam prestes a executar”.

“Vão garantir que um dos maiores criminosos de toda a História, que, durante anos, conseguiu escapar das mãos da lei e da justiça, seja julgado em Jerusalém, capital do país da qual seis milhões de pessoas foram massacrada pela máquina de assassinatos que administrava”, disse.

Adolf Eichmann, um dos principais responsáveis do Holocausto, escapou de um campo de prisioneiros de guerra após a II Guerra Mundial e fugiu para a Argentina em 1950, onde viveu sob uma identidade falsa, a de Ricardo Klement. No entanto, em 1960, os agentes do Mossad e Shabak capturaram-no e levaram-no para Israel para julgamento. Eichmann foi condenado à morte e enforcado em 31 de maio de 1962.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Antártida tem quase mais 20% de colónias de pinguins-imperador do que se pensava

Imagens de satélite revelam que há quase mais 20% de colónias de pinguins-imperador na Antártida do que se pensava anteriormente, totalizando 61, divulgou esta quarta-feira a Agência Espacial Europeia (ESA). Dados obtidos por dois satélites europeus …

De taxista a bombeiro. EHang lança drone para combater incêndios em arranha-céus

A chinesa EHang tem concentrado os seus esforços em serviços de táxi ou turismo aéreo. Agora, a empresa de mobilidade quer provar a versatilidade da sua plataforma de veículos autónomos com o lançamento de uma …

Netflix lidera mercado de streaming em Portugal e ranking do IMDb

A Netflix junta, neste momento, o melhor de dois mundos. Tem um catálogo maior, e por isso com mais produções bem cotadas no IMDb, e é também o serviço de streaming com maior número de …

"Estou cansada de ter medo". Candidata da oposição faz tremer presidenciais na Bielorrússia

Na Bielorrússia, Svetlana Tikhanovskaya, candidata da oposição de apenas 37 anos, está a fazer frente ao mais antigo líder da europa, na corrida as eleições presidenciais. Tikhanovskaya mantém-se firme na luta pelo poder contra o presidente …

Fauci revela que recebeu ameaças de morte e que as suas filhas foram assediadas

Anthony Fauci, um dos principais peritos em doenças infecciosas da Casa Branca, revelou esta quarta-feira que recebeu ameaças de morte e que as suas filhas foram assediadas por causa das suas declarações sobre a covid-19. "Receber …

Califórnia já tem uma estrada pavimentada com plástico

O que parece uma estrada comum é agora a mais recente novidade na cidade de Oroville, na Califórnia. A nova construção junta uma tecnologia que mistura garrafas de plástico com asfalto. Por cada quilómetro de …

Mais de mil operacionais combatem cinco grandes fogos em Portugal

Mais de 1100 operacionais e 16 meios aéreos estão a combater, esta quinta-feira, os cinco maiores incêndios rurais em território continental, concentrados sobretudo na região Centro, de acordo com dados da Proteção Civil. Segundo o site …

Coca-Cola financiou estudos científicos que minimizaram o papel das bebidas açucaradas na obesidade, revela investigação

A Coca-Cola terá financiado com milhões de dólares vários estudos científicos que minimizaram o impacto das bebidas açucaradas na obesidade. A conclusão é de uma investigação publicada na revista médica Public Health Nutrition, que conta …

André Ventura vai pedir suspensão temporária do mandato no Parlamento

O deputado do Chega vai pedir, em setembro, a suspensão do mandato parlamentar até fevereiro do próximo ano para se dedicar às campanhas eleitorais da região dos Açores e das Presidenciais. Em declarações à agência Lusa, …

Governo abre concursos para 800 novos técnicos especializados nas escolas

As escolas vão poder contratar mais de 800 novos técnicos especializados, um reforço de recursos humanos "englobado nas medidas excecionais de organização e funcionamento das escolas para o próximo ano letivo". "As escolas vão poder contratar …