Israel publica fotografias inéditas da operação de captura do nazi Adolf Eichmann, o arquiteto do Holocausto

Os serviços secretos de inteligência e segurança de Israel, Shabak, divulgou fotografias inéditas captadas durante a operação que se realizou em 1960 em Buenos Aires para capturar o nazi Adolf Eichmann, considerado o “arquiteto” do Holocausto durante a II Guerra Mundial.

Para marcar 60 anos desde que o líder nazi e criminoso de guerra Adolf Eichmann foi capturado na Argentina, o Shabak divulgou fotografias de equipamentos utilizados na operação e cartas enviadas e recebidas após a operação.

Nas fotografias, disponibilizadas pelo jornal alemão Bild, é possível ver Adolf Eichmann, a câmara secreta com a qual as fotografias foram captadas durante a operação, bem como uma carta de agradecimento que o Shabak recebeu após concluir a missão e a sua resposta.

“Este foi o fim de uma complexa operação de Mossad e Shabak, longe do território israelita, num ambiente estrangeiro e desconhecido, baseado num planeamento operacional rigoroso e preciso”, disse Nadav Argaman, chefe do Shabak, em comunicado citado pelo The Jerusalem Post. “A execução [da missão] exigia ousadia, planeamento exaustivo, profissionalismo, determinação, adesão ao propósito e fé na correção do caminho”.

O mesmo jornal cita as declarações de Isser Harel, então chefe do Mossad, que descreveu Eichmann como “um dos maiores criminosos de toda a Hstória”.

Numa conferência de imprensa sobre a operação para capturar o fugitivo nazi, Harel disse: “Naquela noite, fiz um esforço para esclarecer às pessoas da equipa a singularidade moral e histórica do ato que estavam prestes a executar”.

“Vão garantir que um dos maiores criminosos de toda a História, que, durante anos, conseguiu escapar das mãos da lei e da justiça, seja julgado em Jerusalém, capital do país da qual seis milhões de pessoas foram massacrada pela máquina de assassinatos que administrava”, disse.

Adolf Eichmann, um dos principais responsáveis do Holocausto, escapou de um campo de prisioneiros de guerra após a II Guerra Mundial e fugiu para a Argentina em 1950, onde viveu sob uma identidade falsa, a de Ricardo Klement. No entanto, em 1960, os agentes do Mossad e Shabak capturaram-no e levaram-no para Israel para julgamento. Eichmann foi condenado à morte e enforcado em 31 de maio de 1962.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Moderna contradiz Trump. Não haverá vacina até às eleições

O diretor-executivo da farmacêutica Moderna Therapeutics, que está a desenvolver uma das mais avançadas vacinas para a covid-19, disse que esta não estará pronta até às eleições presidenciais dos Estados Unidos. Em declarações ao jornal Financial …

Brigadas dos lares arrancam com menos profissionais do que o previsto

As Brigadas de intervenção Rápida para os lares atingidos por surtos de covid-19 arrancam esta quinta-feira - mas há menos enfermeiros e cuidadores do que o previsto. Em declarações à Renascença, o presidente do Instituto da …

PS segue PSD e propõe voto antecipado para eleitores em confinamento

O Partido Socialista (PS) decidiu juntar-se ao Partido Social Democrata (PSD) na ideia de alargar o direito de voto antecipado aos eleitores que estejam em confinamento à data das próximas eleições presidenciais. De acordo com o …

Santos Silva assume "contactos" para reforço dos EUA da base das Lajes (e desdramatiza eventual crise política)

Augusto Santos Silva, ministro dos Negócios Estrangeiros, disse, em entrevista ao Público e à Renascença, que há "contactos" com os Estados Unidos para reforço norte-americano da base das Lajes e desdramatizou a aprovação do Orçamento …

3.800 euros por mês. Genebra aprova o primeiro salário mínimo (e é o mais alto do mundo)

Os habitantes de Genebra, na Suíça, aprovaram, este domingo, a proposta de um salário mínimo de 23 francos suíços por hora (equivalente a cerca de 21,30 euros) para todos os que trabalham na cidade. De acordo …

No day after do debate caótico, Biden pede regras rígidas e Trump queixa-se do moderador

O debate caótico entre Donald Trump e Joe Biden motivou críticas generalizadas que suscitam dúvidas sobre se será de manter os outros dois debates ou se, mantendo-os, será necessário alterar as regras. Um dia após a …

OE2021. Pontas soltas, alguns avanços e uma certeza: se houver entendimento, há acordo por escrito

Se houver entendimento em algumas matérias com o Bloco de Esquerda e o PCP, haverá um "compromisso escrito", adiantou Duarte Cordeiro, secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares. Em entrevista ao podcast Política com Palavra, do PS, …

Covid-19. Hospitais da região de Lisboa pedem camas uns aos outros

Os hospitais da região de Lisboa e Vale do Tejo continuam a bater à porta uns dos outros a pedir camas para internar doentes com covid-19. Segundo a edição desta quinta-feira do jornal Público, os …

Vinícius perto do Tottenham de Mourinho

O avançado brasileiro deverá ser confirmado como reforço do Tottenham ainda esta quinta-feira, saindo do Benfica por empréstimo e com opção de compra que ronda os 40 milhões de euros. De acordo com o jornal Record, …

Navalny acusa Putin de estar por trás do seu envenenamento

O líder da oposição russa, que já deixou o hospital alemão onde estava a ser tratado, acusou o Presidente do país de ser a pessoa responsável pelo seu envenenamento. "Afirmo que Vladimir Putin está por trás …