Israel publica fotografias inéditas da operação de captura do nazi Adolf Eichmann, o arquiteto do Holocausto

Os serviços secretos de inteligência e segurança de Israel, Shabak, divulgou fotografias inéditas captadas durante a operação que se realizou em 1960 em Buenos Aires para capturar o nazi Adolf Eichmann, considerado o “arquiteto” do Holocausto durante a II Guerra Mundial.

Para marcar 60 anos desde que o líder nazi e criminoso de guerra Adolf Eichmann foi capturado na Argentina, o Shabak divulgou fotografias de equipamentos utilizados na operação e cartas enviadas e recebidas após a operação.

Nas fotografias, disponibilizadas pelo jornal alemão Bild, é possível ver Adolf Eichmann, a câmara secreta com a qual as fotografias foram captadas durante a operação, bem como uma carta de agradecimento que o Shabak recebeu após concluir a missão e a sua resposta.

“Este foi o fim de uma complexa operação de Mossad e Shabak, longe do território israelita, num ambiente estrangeiro e desconhecido, baseado num planeamento operacional rigoroso e preciso”, disse Nadav Argaman, chefe do Shabak, em comunicado citado pelo The Jerusalem Post. “A execução [da missão] exigia ousadia, planeamento exaustivo, profissionalismo, determinação, adesão ao propósito e fé na correção do caminho”.

O mesmo jornal cita as declarações de Isser Harel, então chefe do Mossad, que descreveu Eichmann como “um dos maiores criminosos de toda a Hstória”.

Numa conferência de imprensa sobre a operação para capturar o fugitivo nazi, Harel disse: “Naquela noite, fiz um esforço para esclarecer às pessoas da equipa a singularidade moral e histórica do ato que estavam prestes a executar”.

“Vão garantir que um dos maiores criminosos de toda a História, que, durante anos, conseguiu escapar das mãos da lei e da justiça, seja julgado em Jerusalém, capital do país da qual seis milhões de pessoas foram massacrada pela máquina de assassinatos que administrava”, disse.

Adolf Eichmann, um dos principais responsáveis do Holocausto, escapou de um campo de prisioneiros de guerra após a II Guerra Mundial e fugiu para a Argentina em 1950, onde viveu sob uma identidade falsa, a de Ricardo Klement. No entanto, em 1960, os agentes do Mossad e Shabak capturaram-no e levaram-no para Israel para julgamento. Eichmann foi condenado à morte e enforcado em 31 de maio de 1962.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas criam tinta ultra-branca que ajuda a arrefecer as superfícies

Cientistas criaram uma nova tinta ultra-branca que pode refletir 95,5% da luz solar que chega à sua superfície. De acordo com o site IFLScience, esta propriedade permite que algo revestido com esta tinta ultra-branca, como, por …

Morreu Sindika Dokolo, marido de Isabel dos Santos

O empresário Sindika Dokolo faleceu, nesta quinta-feira, no Dubai, aos 48 anos de idade, durante a prática de mergulho. A morte do empresário de origem congolesa já foi confirmada à Lusa por uma fonte ligada à …

Lagostins autoclonados invadiram (e conquistaram) um cemitério na Bélgica

Um cemitério na Bélgica foi completamente invadido por lagostins marmoreado. De acordo com o Instituto Flamengo para Pesquisa da Natureza e da Floresta (INBO), a espécie representa uma grande ameaça para a biodiversidade local. Segundo o …

Benfica 3-0 Standard Liège | “Águia” voa de forma imperial

A noite foi de festa no Estádio da Luz para os cerca de 4875 espectadores – 7,5% por cento da lotação – que se deslocaram ao reduto dos “encarnados” esta quinta-feira. O Benfica venceu por 3-0 …

Urnas abertas no Minecraft. Servem para ensinar os jovens a votar nas eleições

A organização não partidária e sem fins lucrativos Rock the Vote e a empresa criativa Sid Lee uniram-se para criar um servidor de "casa de votação" no popular jogo Minecraft antes das eleições presidenciais de …

Zorya Luhansk 0-2 Braga | “Nota artística” em triunfo minhoto

Dois jogos, duas vitórias para o Sporting de Braga no Grupo G da Liga Europa. Uma entrada de rompante em jogo, com dois golos espectaculares nos primeiros 11 minutos, permitiram aos “arsenalistas” controlar e lidar …

Amostra de ADN desvenda homicídio cometido há quatro décadas

Uma amostra de ADN, colhida de um norte-americano da Carolina do Sul após este ser detido por apontar uma arma, permitiu às autoridades desvendar um caso antigo, identificando-o como principal suspeito do homicídio de uma …

Investigadores portugueses criam simuladores para treinar médicos à distância

Investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) desenvolveram, durante o confinamento, um método para os estudantes treinarem para cenários de emergência sem saírem de casa. Em declarações à Lusa, Carla Sá Couto, do …

Restam apenas dois rinocerontes brancos do norte (mas há uma esperança para salvar a espécie)

Com a morte do último macho em 2018, o rinoceronte branco do norte chegou ao ponto em que não pode ser salvo naturalmente. Com apenas duas fêmeas restantes, a subespécie é agora tida como oficialmente …

Há uma região na América do Norte sem qualquer caso de covid-19. Tem a dimensão do México

Nunavut, uma região localizada no norte do Canadá, continua sem registar nenhum caso de covid-19. A receita para o sucesso tem vários ingredientes, mas as caraterísticas especiais da região e as medidas rígidas tomadas logo …