Israel avança com demolição de casas palestinianas perto de Jerusalém

Abed Al Hashlamoun / EPA

Forças israelitas começaram hoje a demolir dezenas de casas palestinianas num bairro localizado em Jerusalém Oriental, noticiaram agências de notícias internacionais.

Estas demolições põem fim a uma batalha legal de vários anos sobre aqueles edifícios residenciais, que abrangem a cidade e a Cisjordânia. Para Israel, os edifícios em causa foram construídos ilegalmente, muito perto da barreira de separação da Cisjordânia.

Por seu lado, moradores palestinianos alegaram não terem espaços para construção e que é impossível obter licenças para construir casas legalmente.

As demolições, que começaram rapidamente, já destruíram vários dos mais de 20 apartamentos localizados naqueles edifícios, segundo a agência Associated Press (AP). “Quero morrer aqui“, gritou um homem cuja casa estava a ser demolida, citado pela Agência France-Presse (AFP).

A 18 de junho, as autoridades israelitas informaram alguns residentes do bairro de Sur Baher que iam demolir as residências, dando-lhes então 30 dias para se deixarem o local.

De acordo com a agência da ONU para Coordenação dos Assuntos Humanitários (OCHA), esta decisão abrangeu dez edifícios, a maioria dos quais ainda em construção. Cerca de 350 residentes e proprietários serão afetados, de acordo com a OCHA.

A 16 de julho, cerca de 20 diplomatas, representando 20 países predominantemente europeus, visitaram a zona de Jerusalém, onde funcionários palestinianos lhes pediram que impedissem Israel de demolir estas residências.

// Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Ai se fosse Trump a demolir casas na fronteira com o México..

    Mas como são estes os reais Donos dos EUA, ninguém sequer vê (ou vai ver) problema (ou sequer tem consciência) com as acções xenófobas e totalitárias de Israel..
    Só se ganha pontos de “politicamente correcto” e é noticia se for para dizer mal do homem heterossexual bem sucedido branco.

RESPONDER

Cientista americana diz estar certa de que a Terra será atingida por asteroide

https://vimeo.com/355132338 Uma cientista americana de uma ONG dedicada a proteger a Terra diz que é 100% certo que um asteroide atingirá o nosso planeta. A cientista é Danica Remy, presidente da Fundação B612. Após um asteroide não …

NASA vai mesmo explorar Europa, a lua de Júpiter que pode ter vida extraterrestre

A NASA deu luz verde a uma missão para explorar uma lua de Júpiter que é considerada um dos melhores candidatos para a vida extraterrestre. A Europa - que é um pouco mais pequena do que …

País de Gales cancela plano controverso de criar "casas de banho robô"

O objetivo da construção era impedir atividade sexual, vandalismo e dormidas nas casas de banho públicas. O projeto ia recorrer às tecnologias de piso sensível ao peso, jatos de água, sensores anti-movimento e alarmes. O conselho …

Sem saber, uma mulher viveu durante 17 anos com a sua "gémea" dentro dela

Uma jovem na Índia, sem saber, viveu com uma das condições médicas mais raras e perturbadoras durante quase duas décadas. De acordo com um relatório de caso desta semana, a mulher tinha um saco que continha …

Novo filme da saga 007 já tem nome e data de estreia marcada

O novo filme da saga 007, realizado por Cary Fukunaga chama-se "No time to die" e estreia-se no Reino Unido e nos Estados Unidos em abril de 2020. "Daniel Craig regressa como James Bond, 007 em... …

Comporta pode tornar-se na nova Ibiza (e tudo começou com a queda do BES)

Após anos de um quase esquecimento, em termos de desenvolvimento imobiliário, a Comporta está a atrair investidores internacionais que encaram a pequena vila de Setúbal como uma "nova Ibiza". Um cenário que está a preocupar …

Família de Aretha Franklin cria fundo para a investigação de cancro raro

Um ano após a morte da cantora, a família de Aretha Franklin criou um fundo de apoio à investigação na área dos tumores neuroendócrinos, a doença rara que se revelou fatal para a celebridade, a …

Sporting vai monitorizar tudo o que se diz e escreve sobre jogadores

A empresa Noisefeed tem uma enorme base de dados relativa à atividade nas redes sociais de milhares de jogadores a nível global. Os jogadores de futebol de todo o mundo usam, cada vez mais, as redes …

Boris janta hoje com Merkel para mudar acordo. Maioria quer novo referendo

A pouco mais de dois meses da data marcada para a saída do Reino Unido da União Europeia, uma nova sondagem mostra que a maioria dos britânico quer que qualquer novo acordo vá a referendo. Um …

Oficial: Pardal Henriques candidato a deputado pelo partido de Marinho Pinto

O advogado Pedro Pardal Henriques anunciou esta quarta-feira que aceitou o convite para encabeçar a lista do PDR a Lisboa, deixando de ser porta-voz do Sindicato Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas para "não misturar …