Israel avisa que “Teerão vai arder”. Irão ameaça Ocidente

3

EPA / YAHYA ARHAB

Soldados Houthi montam num veículo enquanto patrulham durante um protesto anti-EUA e anti-Israel, no Iémen

Israel advertiu o Irão que “Teerão vai arder” caso as forças iranianas continuem a disparar mísseis. Ao mesmo tempo, os israelitas anunciaram estar prontos para retomar os ataques à capital iraniana. O conflito pode estender-se a bases dos EUA da região. Irão também ameaça França e Reino Unido.

Israel e o Irão estão em guerra desde a madrugada de sexta-feira quando Telavive bombardeou instalações militares e nucleares iranianas causando pelo menos 78 mortos, incluindo lideranças militares e cientistas, e centenas de feridos.

Os ataques israelitas, efetuados por 200 aviões contra uma centena de alvos, atingiram sobretudo Teerão (norte) e a central de enriquecimento de urânio de Natanz (centro).

O Irão retaliou lançando centenas de mísseis contra território israelita, com explosões registadas sobre as cidades de Telavive e Jerusalém, que mataram pelo menos três pessoas e deixaram dezenas de feridos.

Israel não gostou e avisou que “Teerão vai arder”, se as forças iranianas continuarem os ataques.

“O ditador iraniano mantém os cidadãos iranianos reféns e demonstra que eles, e particularmente os residentes de Teerão, pagarão um preço elevado pelos danos criminais causados aos cidadãos de Israel. Se [o líder supremo do Irão, ayatollah Ali] Khamenei continuar a disparar mísseis contra a retaguarda israelita, Teerão vai arder”, ameaçou Israel Katz em comunicado.

Israel prepara novos ataques

Entretanto, o exército israelita anunciou que os seus caças estavam prontos para retomar os ataques a alvos em Teerão, depois de terem afirmado ter atingido as defesas aéreas na região da capital iraniana durante a noite.

A imprensa iraniana relatou novos ataques israelitas contra cidades no oeste e noroeste do Irão que abrigam bases militares importantes.

Os ataques atingiram a cidade de Tabriz, no noroeste, bem como partes das províncias ocidentais de Lorestão, Hamedan e Kermanshah, segundo as agências de notícias Fars e Mehr.

Irão ameaçam EUA, França e Reino Unido

O Irão tem repetido ameaças ao Ocidente. Se Israel for ajudado nos ataques, sofrerá consequências. Nomeadamente aos EUA, França e Reino Unido.

Donald Trump afirmou, esta sexta-feira, que gostou de ver os ataques de Israel; e gabou-se de os israelitas terem usado equipamento norte-americano.

“Foi excelente”, disse Trump à ABC News. “E mais, muito mais, ainda está por vir”.

“Foi um grande dia” e Israel usou “ótimo equipamento americano” durante o ataque. “Tentei poupar o Irão da humilhação e da morte”, vangloriou-se, adiantando que não está preocupado com a possibilidade de guerra regional.

Emmanuel Macron, por seu turno, disse que França também ajudaria Israel a defender-se de represálias iranianas.

Keir Starmer foi mais contido. Segundo o The Guardian, o país o Reino Unido não vai dar apoio militar a Israel. O primeiro-ministro israelita considerou que o conflito precisa de uma solução diplomática, apesar de ter mostrado preocupação com o programa nuclear iraniano.

ZAP // Lusa

3 Comments

  1. Continuem assim e entretanto veremos como fica o planeta Terra.
    As “lideranças” ou como quisermos designar esta gente, quando perceberem que não existe nenhum país do globo terrestre, que se dê ao luxo de fazer o que bem entende, atacar e achar que não pode ser atacado, que acha que pode dizer quem é que pode ou não ter bombas nucleares, em vez de exigirem que nenhum as tenha e trabalharem para isso, terão subido uns bons patamares em bom senso e liderança, até lá não passam de fracos terroristas, iguais a qualquer um que mate só porque lhe apetece.
    Esperamos que nenhum tenha a ousadia de utilizar euipamento nuclear destrutivo, porque começando meus caros, nada fica, lembrem-se sempre que são mortais como qualquer um.

  2. O Negocio do armamento tem o vento en popa , tudo o que se está a passar no Mundo en termos de hostilidades , não passa de Business of War ! ……. Os Magnatas do armamento , fartan-se de se lavarem com o Sangue de Inocentes !

  3. Israel diz que Teerão vai arder? Não acredito! Quem faz arder cidades são os terroristas, não são os israelitas! Os israelitas são bons, eles são vítimas dos outros, dos maus! Os maus é que fazem arder cidades…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.