Israel admite: o famigerado F-35 já se estreou em combate

A força aérea israelita admitiu ter usado, pela primeira vez, o poderoso caça bombardeiro numa ação de combate contra dois tanques, numa missão recente.

Um dos aviões de combate mais avançados do mundo, o novo caça-bombardeiro F-35, foi usado, pela primeira vez, numa ação real de combate. Esta terça-feira, a força aérea israelita admitiu que usou o poder de fogo destes caças, de fabrico norte-americano, em dois ataques.

“Estamos a usar o F-35 em todo o Médio Oriente e já realizamos dois ataques em duas frentes diferentes”, revelou o major-general isarelita Amikam Norkin, citado pela BBC.

Norkin afirmou que acredita que esta foi a primeira vez que o caça foi utilizado no Médio Oriente e que a Força Aérea ainda está a tentar perceber “todo o enorme potencial” da nova aeronave.

Num vídeo divulgado pelo Exército, Amikam Norkin aponta para uma foto que diz ser do F-35 “sobre Beirute”, mas não especificou quando ocorreu a missão e qual o seu alvo, apesar de a Síria e o Irão acusarem Israel de vários ataques aéreos em solo sírio.

No dia 10 de maio, Israel admitiu ter atacado uma série de alvos iranianos na Síria, em resposta a um ataque com mísseis do Irão, efetuado a partir do país vizinho.

Israel tem afirmado que não permitirá que o Irão estabeleça uma presença militar permanente na Síria, salientando que teme que seja utilizado território sírio para lançar ataques contra Israel.

Israel foi um dos primeiros países a adquirir o avião de guerra fabricado nos EUA em 2016. A tecnologia avançada stealth do caça F-35 permite escapar aos sistemas antiaéreos sofisticados, de acordo com o fabricante de armas Lockheed Martin. O país adquiriu 50 caças F-35, tendo já recebido nove. Segundo a BBC, a força aérea poderá obter até 75.

O general israelita referiu, numa reunião com 20 líderes das forças aéreas estrangeiras, que Israel ganhou a Eurovisão “com a canção ‘Toy’, mas o F-35 não é um brinquedo“.

De acordo com o Diário de Notícias, o programa F-35 é um dos mais caros da história militar dos Estados Unidos e foi bastante criticado pelo dinheiro que custou ao erário público norte-americano.

A BBC avança que cada avião terá custado 100 milhões de dólares, cerca de 84 milhões de euros.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. agora já estão a entender porque os Estados unidos são tão amigos deles? enquanto o país da mentira e da falcidade ganhar dinheiro tudo continuara ser igual, só quem não andar debaixo dos americanos terá a vida lixada. enfim

  2. o problema é quem manda no mundo são os americanos, porque haveria se juntar aos russos? se os Russos fosse os estados unidos ai sim seria favoravel se juntar a eles, tudo tem haver com o beneficio que da aos gaijos, se fosse Portugal a ser invadido como a Palestina talvez não acharia seria bem,

  3. A liberdade é coisa linda!!! O melhor que o mundo tem é que faz a justiça quântica proporcional às condutas da matéria. Maravilhoso F-35, que responde com precisão aos destabilizadores do Mundo.

RESPONDER

Acabou caça ao homem. Suspeito do atentado de Estrasburgo morto pela polícia

A polícia francesa matou na noite desta quinta-feira Chérif Chekatt, identificado como autor do atentado que deixou três mortos e 14 feridos terça-feira na cidade de Estrasburgo, no leste do país. O suspeito estava armado …

Excesso de peso responsável por quase 4% dos cancros no mundo

O excesso de peso é responsável por quase 4% dos cancros no mundo, com a prevalência a aumentar rapidamente na maioria dos países em todos os grupos populacionais, revelou a Sociedade Americana de Cancro (SAC). Políticas, …

Taylor Swift usou reconhecimento facial num concerto para detetar perseguidores

Taylor Swift usou um sistema de reconhecimento facial durante um concerto para evitar a proximidade da cantora com pessoas identificadas como seus perseguidores. Numa altura em que o reconhecimento facial é cada vez mais utilizado pelas …

Sporting vs Vorskla | Leão cumpre serviços máximos

O Sporting fechou a participação no Grupo E da Liga Europa com mais uma vitória, com 3 golos sem resposta, marcados na primeira parte. A formação leonina recebeu e venceu o Vorskla Poltava por 3-0, e …

Esta noite há chuva de estrelas

Olhe para o céu esta noite, terá um presente vindo do Espaço. A noite de hoje, quinta-feira, para amanhã, será a melhor altura para ver a chuva de meteoros das Gemínidas. A chuva de meteoros das …

Jornal finlandês está a dar as "notícias feias" do mundo em sweaters de Natal

A "ugly sweater" é já uma moda na época festiva. Mas um jornal finlandês decidiu mudar um pouco as coisas: pegou nas notícias mais feias do ano para conceber as mais feias camisolas de Natal. Helsingin …

Tribunal condena número três do Vaticano por abusos sexuais

O cardeal australiano George Pell, que dirige a secretaria da Economia do Vaticano, foi esta quinta-feira considerado culpado pela justiça australiana de abuso sexual a duas crianças por um tribunal em Melbourne. De acordo com as …

Padre russo exibia Gucci e Louis Vitton na Internet. Agora tem processo disciplinar

O padre russo Viacheslav Baskakov gostava de roupa e acessórios de luxo e não resistia em mostrá-los no Instagram. Agora, tem um processo disciplinar. Baskakov fazia questão de se exibir na rede social, ostentando os produtos …

Boris, o robô altamente avançado, era afinal um homem disfarçado

Num fórum dedicado à robótica, a estação televisiva Rússia 24 apresentou um robô humanóide altamente avançado. Mas Boris era apenas um disfarce. Tudo aconteceu na Rússia, num fórum de jovens dedicado à robótica. A estação televisiva …

Polícia francesa lança importante operação em Estrasburgo

Uma importante operação policial estava a decorrer esta quinta-feira à tarde no bairro de Neudorf, em Estrasburgo, onde foi perdido o rasto de Chérif Chekatt, autor do tiroteio num mercado de Natal na noite de …