Israel admite: o famigerado F-35 já se estreou em combate

A força aérea israelita admitiu ter usado, pela primeira vez, o poderoso caça bombardeiro numa ação de combate contra dois tanques, numa missão recente.

Um dos aviões de combate mais avançados do mundo, o novo caça-bombardeiro F-35, foi usado, pela primeira vez, numa ação real de combate. Esta terça-feira, a força aérea israelita admitiu que usou o poder de fogo destes caças, de fabrico norte-americano, em dois ataques.

“Estamos a usar o F-35 em todo o Médio Oriente e já realizamos dois ataques em duas frentes diferentes”, revelou o major-general isarelita Amikam Norkin, citado pela BBC.

Norkin afirmou que acredita que esta foi a primeira vez que o caça foi utilizado no Médio Oriente e que a Força Aérea ainda está a tentar perceber “todo o enorme potencial” da nova aeronave.

Num vídeo divulgado pelo Exército, Amikam Norkin aponta para uma foto que diz ser do F-35 “sobre Beirute”, mas não especificou quando ocorreu a missão e qual o seu alvo, apesar de a Síria e o Irão acusarem Israel de vários ataques aéreos em solo sírio.

No dia 10 de maio, Israel admitiu ter atacado uma série de alvos iranianos na Síria, em resposta a um ataque com mísseis do Irão, efetuado a partir do país vizinho.

Israel tem afirmado que não permitirá que o Irão estabeleça uma presença militar permanente na Síria, salientando que teme que seja utilizado território sírio para lançar ataques contra Israel.

Israel foi um dos primeiros países a adquirir o avião de guerra fabricado nos EUA em 2016. A tecnologia avançada stealth do caça F-35 permite escapar aos sistemas antiaéreos sofisticados, de acordo com o fabricante de armas Lockheed Martin. O país adquiriu 50 caças F-35, tendo já recebido nove. Segundo a BBC, a força aérea poderá obter até 75.

O general israelita referiu, numa reunião com 20 líderes das forças aéreas estrangeiras, que Israel ganhou a Eurovisão “com a canção ‘Toy’, mas o F-35 não é um brinquedo“.

De acordo com o Diário de Notícias, o programa F-35 é um dos mais caros da história militar dos Estados Unidos e foi bastante criticado pelo dinheiro que custou ao erário público norte-americano.

A BBC avança que cada avião terá custado 100 milhões de dólares, cerca de 84 milhões de euros.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. agora já estão a entender porque os Estados unidos são tão amigos deles? enquanto o país da mentira e da falcidade ganhar dinheiro tudo continuara ser igual, só quem não andar debaixo dos americanos terá a vida lixada. enfim

  2. o problema é quem manda no mundo são os americanos, porque haveria se juntar aos russos? se os Russos fosse os estados unidos ai sim seria favoravel se juntar a eles, tudo tem haver com o beneficio que da aos gaijos, se fosse Portugal a ser invadido como a Palestina talvez não acharia seria bem,

  3. A liberdade é coisa linda!!! O melhor que o mundo tem é que faz a justiça quântica proporcional às condutas da matéria. Maravilhoso F-35, que responde com precisão aos destabilizadores do Mundo.

RESPONDER

Bastonária dos Enfermeiros aumentou salários na Ordem à "socapa" (e com retroativos)

A Bastonária dos Enfermeiros, Ana Rita Cavaco, está a ser acusada por antigos responsáveis da Ordem e outros profissionais de saúde de aprovado “à socapa” um subsídio de função, que a beneficia financeiramente, bem como …

Bancos emprestaram 47 milhões por dia às famílias

Os bancos emprestaram, em média, 47 milhões por dia desde janeiro. Os créditos concedidos para compra de casa e bens de consumo continuam a subir. Só no mês de junho, foram emprestados mil milhões para crédito …

Glisofato encontrado em cereais de criança

O herbicida glisofato, que causou cancro a um jardineiro, foi encontrado em 43 dos 45 cereais à base de aveia e barras de snack numa amostra recolhida nos Estados Unidos. O glisofato é um herbicida muito …

Funcionários da Google em protesto contra motor de busca censurado para a China

Mais de mil funcionários do gigante da Internet Google assinaram uma petição em protesto contra o plano secreto da empresa para criar um motor de busca que vai cumprir com as exigências da censura chinesa. O …

Pasteleiro que recusou fazer bolo de casamento homossexual volta a tribunal

Jack Phillips avançou com uma ação em tribunal contra o estado, alegando discriminação religiosa. Em causa está o facto de a Comissão de Direitos Civis do Colorado ter deliberado contra o pasteleiro, depois de este …

Em 2017, só 387 funcionários públicos esperaram pelos 70 anos para se reformar

No ano passado, só 387 funcionários públicos esperaram pelos 70 anos para se aposentarem. Este valor representa 3.1% de todas as novas pensões concedidas em 2017 pela Caixa Geral de Aposentações. As categorias profissionais mais altas …

Costa preocupado com aumento de risco de incêndio no interior norte do país

O primeiro-ministro manifestou-se preocupado com as previsões meteorológicas que indiciam um aumento do risco de incêndio a partir de sexta-feira. António Costa relembrou ainda os comportamentos que devem ser evitado no fim-de-semana. “As previsões podem implicar …

Pode ter sido encontrada a solução para comer sem engordar

Uma equipa de investigadores pode ter descoberto como resolver o problema da obesidade, e como comer sem engordar. Eles conseguiram bloquear a absorção de gordura por parte do corpo, mas, para já, só em ratos. Esta …

Nova moeda na Venezuela obriga banca a paralisar serviços eletrónicos por 24 horas

A reconversão monetária vai obrigar a banca venezuelana a paralisar o serviço eletrónico durante 24 horas, a partir das 18h00 horas locais de domingo (22h30 horas em Lisboa), anunciou o ministro venezuelano do Interior, Justiça …

Governo italiano admite ser "inevitável" que número de mortos em Génova aumente

O Governo de Itália admitiu nesta quinta-feira que será "inevitável" que o número de mortos na sequência da queda de uma ponte na terça-feira em Génova aumente à medida que os trabalhos de resgate prosseguem …