Israel admite: o famigerado F-35 já se estreou em combate

A força aérea israelita admitiu ter usado, pela primeira vez, o poderoso caça bombardeiro numa ação de combate contra dois tanques, numa missão recente.

Um dos aviões de combate mais avançados do mundo, o novo caça-bombardeiro F-35, foi usado, pela primeira vez, numa ação real de combate. Esta terça-feira, a força aérea israelita admitiu que usou o poder de fogo destes caças, de fabrico norte-americano, em dois ataques.

“Estamos a usar o F-35 em todo o Médio Oriente e já realizamos dois ataques em duas frentes diferentes”, revelou o major-general isarelita Amikam Norkin, citado pela BBC.

Norkin afirmou que acredita que esta foi a primeira vez que o caça foi utilizado no Médio Oriente e que a Força Aérea ainda está a tentar perceber “todo o enorme potencial” da nova aeronave.

Num vídeo divulgado pelo Exército, Amikam Norkin aponta para uma foto que diz ser do F-35 “sobre Beirute”, mas não especificou quando ocorreu a missão e qual o seu alvo, apesar de a Síria e o Irão acusarem Israel de vários ataques aéreos em solo sírio.

No dia 10 de maio, Israel admitiu ter atacado uma série de alvos iranianos na Síria, em resposta a um ataque com mísseis do Irão, efetuado a partir do país vizinho.

Israel tem afirmado que não permitirá que o Irão estabeleça uma presença militar permanente na Síria, salientando que teme que seja utilizado território sírio para lançar ataques contra Israel.

Israel foi um dos primeiros países a adquirir o avião de guerra fabricado nos EUA em 2016. A tecnologia avançada stealth do caça F-35 permite escapar aos sistemas antiaéreos sofisticados, de acordo com o fabricante de armas Lockheed Martin. O país adquiriu 50 caças F-35, tendo já recebido nove. Segundo a BBC, a força aérea poderá obter até 75.

O general israelita referiu, numa reunião com 20 líderes das forças aéreas estrangeiras, que Israel ganhou a Eurovisão “com a canção ‘Toy’, mas o F-35 não é um brinquedo“.

De acordo com o Diário de Notícias, o programa F-35 é um dos mais caros da história militar dos Estados Unidos e foi bastante criticado pelo dinheiro que custou ao erário público norte-americano.

A BBC avança que cada avião terá custado 100 milhões de dólares, cerca de 84 milhões de euros.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. agora já estão a entender porque os Estados unidos são tão amigos deles? enquanto o país da mentira e da falcidade ganhar dinheiro tudo continuara ser igual, só quem não andar debaixo dos americanos terá a vida lixada. enfim

  2. o problema é quem manda no mundo são os americanos, porque haveria se juntar aos russos? se os Russos fosse os estados unidos ai sim seria favoravel se juntar a eles, tudo tem haver com o beneficio que da aos gaijos, se fosse Portugal a ser invadido como a Palestina talvez não acharia seria bem,

  3. A liberdade é coisa linda!!! O melhor que o mundo tem é que faz a justiça quântica proporcional às condutas da matéria. Maravilhoso F-35, que responde com precisão aos destabilizadores do Mundo.

RESPONDER

Afinal comer um ovo por dia é mau outra vez

Afinal, comer um ovo por dia não é assim tão bom para a saúde como estudos recentes sugeriam. O maior consumo de ovos e colesterol pode aumentar o risco de doenças cardíacas e de morte …

Na Colômbia, há um "arco-íris líquido" que é descrito como a 8ª maravilha do mundo

Escondido nos confins da Serra da Macarena, na Colômbia, está o rio Caño Cristales. De dezembro a maio, o curso de água é como outro qualquer, apesar de estar rodeado de um dos ecossistemas mais …

Com uma nova interface neural, a telepatia já é possível

Uma equipa internacional de cientistas deu um passo adiante no desenvolvimento de interfaces neuronais para propor uma interface que envolve a transferência de informação entre as pessoas diretamente. As interfaces cérebro-computador podem melhorar as habilidades individuais …

Bombeiros profissionais ameaçam deixar de prestar serviço voluntário nas corporações

Os bombeiros voluntários das associações humanitárias admitem deixar de prestar serviço voluntário nas corporações, caso a Liga dos Bombeiros Portugueses continue por concluir o acordo coletivo de trabalho, que está em negociação há mais de …

Baleia encontrada morta nas Filipinas com 40 quilos de plástico no estômago

Uma baleia foi encontrada morta na sexta-feira, na costa sudeste das Filipinas, com 40 quilos de plástico no estômago, informou a imprensa local. O cetáceo, uma baleia-bicuda-de-cuvier, apareceu na sexta-feira à beira-mar no município de Mabini, …

Macron convoca reforços após novos confrontos de coletes amarelos

A nova manifestação de "coletes amarelos", no sábado, registou distúrbios violentos na capital francesa. Como resposta, o presidente francês Emmanuel Macron convocou um reforço das forças de segurança. O dia de sábado marcou mais um protesto …

Pedidos de nacionalidade portuguesa aumentaram 50% em dois anos

Nos últimos dois anos, o número de pedidos de nacionalidade portuguesa aumentou cerca de 50%, avança o jornal Público esta segunda-feira. Se em 2016 foram 117.629 os cidadãos estrangeiros que pediram a nacionalidade portuguesa, em 2018 …

Não há democracia na Coreia do Norte? "É uma opinião", diz Jerónimo

Jerónimo de Sousa evitou classificar o regime de Kim Jong-un em termos "de ser ou não ser" uma democracia. A Coreia do Norte é ou não uma democracia? "É uma opinião", respondeu Jerónimo de Sousa. Numa …

Afinal, o esparguete à bolonhesa não existe

Quando se trata de refeições italianas clássicas, a maioria das pessoas pensa em pratos simples como uma pizza Margherita, lasanha e esparguete à bolonhesa. Contudo, segundo Virginio Merola, presidente de Bolonha, em Itália, o esparguete à bolonhesa …

Javalis tomaram o lugar dos coelhos. "Muitos animais estão doentes"

Para já, não há perigo de saúde pública, mas os javalis carregam doenças que podem passar a outros animais. Se antes se matavam mil coelhos, abatem-se agora 10 javalis. Jacinto Amaro, presidente da Fencaça - Federação …