Isla tem dois anos e é um caso único da doença de “Benjamin Button”

Isla Kilpatrick-Screaton tem dois anos e é um caso único de um tipo de distúrbio genético que a faz parecer muito mais velha do que realmente é. A patologia ficou conhecida como “doença de Benjamin Button”.

A menina, natural de Leicester, no Reino Unido, mal consegue falar, segundo escreve o jornal britânico Daily Mail. Para conseguir comunicar, recorre ao Makaton, um programa de idiomas que combina palavras, sinais e pictogramas.

A menina, que pesa cerca de sete quilogramas, sofre ainda de uma doença cardíaca, o formato distorcido dos seus ossos e as suas vias respiratórias são muito estreitas, o que dificulta a respiração. “É extremamente pequenina e frágil. Trato-a, a brincar, por avózinha”, disse a irmã mais velha de Isla, Paige, em declarações ao jornal Metro.

A displasia mandibuloacral (distúrbio genético) é a patologia responsável por todas as outras complicações de saúde. Trata-se de uma condição que começa a formar-se ainda antes do nascimento e faz com que o envelhecimento das células ocorra a um ritmo mais rápido do que é normal.

Esta condição ficou conhecida como “doença de Benjamin Button” por causa do filme “O Curioso Caso de Benjamin Button”, baseado numa obra de 1921 de F. Scott Fitzgerald. Na produção, lançada em 2008 e dirigida por David Fincher, o protagonista nasce com 80 anos e, à medida que envelhece, fica cada vez mais jovem.

De acordo com a Organização Nacional de Doenças raras, apenas 40 casos de displasia mandibuloacral foram registados em todo o mundo. Contudo, nenhum dos casos identificados se assemelha à mutação genética de Isla.

ZAP //

 

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Simone Biles, Jogos Olímpicos de Tóquio 2020

Simone Biles. O ouro olímpico não é sinónimo de paz, muito menos interior

Na sequência do escândalo Nassar, a opinião pública dos EUA concordou que não valia tudo no caminho até ao ouro olímpico — principalmente quando está em causa a dignidade humana. Com a sua principal estrela …

"Sinto que desci ao inferno". Polícias recordam ataque ao Capitólio

"É assim que vou morrer", "sinto que desci ao inferno" e "corri o risco de ser morto" são alguns dos relatos de polícias que estavam na invasão ao Capitólio. Começaram as audiências na comissão da Câmara …

Pandemia aumentou o preço dos carros usados. Venda de veículos novos caiu a pique

A procura por usados aumentou com a pandemia. Com menos carros novos a saírem dos concessionários, também por causa da crise dos chips, a oferta de usados é escassa, levando os preços a subirem. Um choque …

Jogos Olímpicos: três polémicas de arbitragem em 24 horas

Depois da pontuação controversa no surf, uma decisão que quase ninguém entendeu, no basquetebol e no judo. A arbitragem não é, ou não é suposto ser, o foco de qualquer edição dos Jogos Olímpicos. E não …

Rui Vitória quer levar Manafá para o Spartak Moscovo

O Spartak Moscovo, treinado por Rui Vitória, desistiu da contratação de Gabriel e apresentou agora uma proposta por Wilson Manafá. Desde que chegou a Moscovo para treinar o Spartak, Rui Vitória tem sondado alguns jogadores que …

Centro de Migrantes de Caxias seria pago pelo SEF com carros apreendidos e obras eram feitas por presos

As obras feitas para a construção de um Centro de Migrantes no complexo prisional de Caxias terão sido pagas pelo SEF com carros apreendidos. O Centro de Instalação Temporária de migrantes no complexo prisional de Caxias …

Afinal, declaração de pertença à maçonaria ou Opus Dei não será obrigatória

A obrigatoriedade de os políticos e altos cargos públicos declararem a sua pertença e funções em associações como as desportivas, políticas e de carácter secreto foi aprovada no Parlamento este mês. Jorge Lacão esclareceu que a …

Futebol: Alemanha já está fora dos Jogos Olímpicos

Alemães chegaram à final em 2016 mas, desta vez, nem passaram da fase de grupos. Campeão Brasil continua no torneio masculino. Brasil e Alemanha foram as seleções finalistas da edição anterior dos Jogos Olímpicos, em 2016. …

Portugal perto de surpresa no andebol e Ana Catarina Monteiro faz história na natação

No andebol, a equipa olímpica portuguesa esteve muito perto de surpreender a vice-campeã mundial Suécia. Na natação, Ana Catarina Monteiro teve um resultado histórico. A seleção portuguesa de andebol perdeu por 29-28 frente à vice-campeã mundial …

Portugal nunca teve tantos migrantes a obter nacionalidade portuguesa. Maioria são do Brasil e Israel

Em 2020, mais de 149 mil migrantes passaram a ter o cartão cidadão nacional. Só este ano já há registo de 56 mil. O aumento do número de pessoas a pedir nacionalidade portuguesa deve-se à …